Capa frente Jpeg (1)

Na atual ecologia de mídias, alguns jornalistas tornam-se conhecidos para muito além dos veículos os quais trabalham, principalmente, devido a relação que existe entre os conteúdos produzidos por esses profissionais e sua circulação entre os usuários nas redes sociais. Esse fenômeno escapa ao controle das empresas de comunicação e passa ao domínio desses usuários, fazendo com que o noticiador passe a ser também noticiado, o que concede a ele um status de “celebridade” e reconfigura diversas relações dentro da cadeia de produção jornalística.

Esse é o mote principal do livro “Noticiador-Noticiado: Perfis de jornalista numa sociedade em midiatização” (Ed. Insular) escrito pela Prof. Dra. Ana Lúcia Medeiros, jornalista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O lançamento do livro em São Carlos é uma iniciativa do GEMInIS (Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som), coordenado do Prof. Dr. João Massarolo, e do Programa de Pós-graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos. O evento ocorrerá no Auditório 02 da BCo – Biblioteca Comunitária da UFSCar na próxima quinta-feira, dia 26 de novembro, às 14 horas.
O livro se utiliza de análises dos casos dos jornalistas Caco Barcellos, Rachel Sheherazade, Rosana Jatobá, Tadeu Schmidt e Ticiana Villas Boas, além de conter entrevistas com jornalistas como Juca Kfouri, Alexandre Garcia, Beatriz Castro, Francisco José, Giácomo Mancini e Malu Fontes. Esse material coletado na pesquisa assume um importante papel na percepção da autora sobre as singularidades que surgem em cada um dos profissionais entrevistados, assim como demonstra a complexidade desse novo paradigma no campo do jornalismo.

Sobre a autora:
Ana Lúcia Medeiros é jornalista, formada pela Universidade Federal da Paraíba; mestre e doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília. Fez doutorado-sanduiche na Université de Rennes-1 (França). Estudos pós-doutorais na Universidade Federal da Bahia. Autora do livro Sotaques na TV (Editora Annablume, 2006) e de artigos em livros e publicações acadêmicas na área da Comunicação. Foi ombudsman e repórter (Secom/UnB). Durante o período em que foi professora na Universidade Católica de Brasília (1999-2006) e professora substituta na Universidade de Brasília (2006-2008), idealizou e coordenou as agências de comunicação OPN (UCB) e Facto (UnB). Foi repórter colaboradora do Jornal da USP e trainee em televisão.

Informações:
Evento Gratuito
Livro “Noticiador-Noticiado: perfis de jornalista numa sociedade em midiatização” (Editora Insular – Florianópolis/SC)
Autor: Prof. Dra. Ana Lúcia Medeiros
Preço: R$ 39,00
Dia: 26.11.2015
Hora: 14 horas
Local:
Auditório 02 da Biblioteca Comunitária (Bco) da UFSCar
Rodovia Washington Luís, Km 235, s/n
Jardim Guanabara, São Carlos – SP, 13565-905