ColunaSite1

O evento ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Organizado pelo Laboratório de Convergência de Mídia (LABCOM), o I Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais tem como eixo central a compreensão dos paradigmas e processos decorrentes da digitalização e das novas tecnologias. O encontro, que ocorrerá na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos dias 17 e 18 de novembro de 2015, contará também com um espaço para apresentação de projetos relacionados ao empreendedorismo e à inovação.

O evento contará com 12 palestrantes nacionais e 2 palestrantes internacionais, entre eles, o Prof. Dr. Anatoliy Gruzd (Diretor do Social Media Lab e professor na Ryerson University no Canadá) e o Prof. Dr. João Canavilhas (professor da Universidade da Beira Interior UBI em Portugal/ LABCOM). O evento também contará com duas oficinas: “Gestão de Conteúdo Jornalístico com o software livre Saci para redações e Assessorias de Imprensa” e “Conteúdo Digital Interativo para Tablets”.

Mais informações:
http://www.labcomufma.com/sitnd
Data : 17 e 18 de novembro
Local : Auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais – Campus do Bacanga – UFMA
Avenida dos Portugueses – S/N – São Luís – MA
Para dúvidas e informações adicionais utilize o email mcszen@gmail.com usando o assunto SITND .

 

Sobre o LABCOM

O LABCOM Laboratório de Convergência de Mídias, coordenado pelo professor doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, Márcio Carneiro dos Santos, é um laboratório que desenvolve e apoia pesquisas e projetos que tem em comum a conexão entre TECNOLOGIA e COMUNICAÇÃO.

Com quatro anos de existência a equipe já contabiliza um prêmio FAPEMA na área de Inovação, cinco patentes de software e produção de vários artigos acadêmicos. Além disso, realizou a mais recente pesquisa no estado sobre os impactos da tecnologia nos processos de produção jornalística, com financiamento FAPEMA, e ações voltadas para a comunidade como o projeto TV VILA EMBRATEL (www.tvvilaembratel.webs.com), com financiamento do CNPq, a primeira TV Web Comunitária do Maranhão e o SEMENTE DIGITAL (www.projetosementedigital.com.br), um projeto de Educação Patrimonial que usa experimentos interativos para promover a temática da preservação do acervo arquitetônico de São Luís que tem financiamento de dois editais nacionais do CNPq, um deles com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Hoje o LABCOM tem uma equipe multidisciplinar composta por bolsistas de iniciação científica e tecnológica das áreas de Jornalismo, RTV, RP, Design, Geografia e Ciência da Computação. Atualmente os principais projetos do LABCOM estão ligados ao desenvolvimento de sistemas inteligentes aplicados ao jornalismo, como o novo projeto JUMPER, e à TV social e interativa. A produção acadêmica do LABCOM está sendo publicada no novo site www.labcomdata.com.br (em construção) onde poderão ser acessados artigos, códigos, descrição de experimentos, vídeos, apresentações e projetos.