TELAS

O 10º Festival Internacional de Televisão (FITV) e o 2º Festival Internacional de Televisão de São Paulo (TELAS) ocorrem até o dia 15 de novembro

A produção para televisão no Brasil cresce exponencialmente por diversos motivos. Há a produção intensa dos canais abertos, a criação da lei 12.485 (Lei da TV Paga) para a garantia de espaço na programação e estímulo à produção de séries em canais de tv a cabo, a possibilidade de veicular produtos seriados em plataformas de vídeos (Vímeo, You Tube), a utilização de plataformas On Demand (Netflix, Hulu), além das possibilidades de financiamento coletivo (Catarse, Kickstarter e outros) e editais públicos pelas agências de fomento das produções audiovisuais.

O reflexo desse cenário está presente nos dois eventos concomitantes que ocorrem nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, o 2º Festival Internacional de Televisão de São Paulo e 10º edição do Festival Internacional de Televisão.

Festival Internacional de Televisão de São Paulo (TELAS)

O Festival Internacional de Televisão de São Paulo (TELAS) iniciou suas atividades de 2015 no último dia 09 de novembro e segue até o dia 15 de novembro. Concentrado nos  OCA, MAM, MIS, Unibes Cultural e FAAP na cidade de São Paulo, a segunda edição do festival contará com diversas mostras nacionais e internacionais de programas de TV, séries documentais e de ficção, variedades e infanto-juvenil. A curadoria foi realizada com membros de eventos consagrados como FIPA e Sunny Side of the Doc (França) e Hot Docs (Canadá).O TELAS possui um júri para eleger anualmente os melhores programas e talentos nas categorias ficção, documentário (série), documentário (feature), infantojuvenil e webséries.

Entre os dias 09 e 10 dessa semana, ocorreu também o Telas Fórum Mercado de Conteúdos Audiovisuais em São Paulo no World Trade Center (WTC). Nomes como Chris Brancato (criador, roteirista e showrunner, “Narcos”), Pierre Cattan
(Diretor da Smallbang, uma das produtoras mais emblemáticas do transmedia francês) e James Glasscock (Head de desenvolvimento de negócios da Machinima, empresa que tem cerca de 30 mil criadores de conteúdo em sua rede e acumula 3,8 bilhões de vídeos vistos por mês) realizaram palestras, e a programação também contou com uma série de debates, painéis, encontros e pitchings. Além disso, o evento conta com outros  painéis de debate que integram o Telas Fórum Criatividade e Inovação, cuja programação acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro.

FORUM TV

 

Festival Internacional de Televisão

O Rio de Janeiro recebe de hoje (11.11) até o dia 15 de novembro de 2015, a décima edição do Festival Internacional de Televisão (FITV). O festival é calcado  na troca de ideias entre os produtores de conteúdo brasileiro e as redes de televisão que operam no país, além de fomentar a discussão sobre a realização televisiva e o panorama atual do veículo.  Em 2015, o festival irá realizar Mostra Competitiva de Pilotos com cinco categorias: Entretenimento, Ficção, Documentário/Jornalismo, Infantil e Esporte.

O FITV também realiza um Fórum de Estudos Televisivos com quatro atividades nos espaços Oi Futuro Ipanema e na FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) com os seguintes temas “Assistindo ao Tabu”, “Realidade Virtual”, “Desafios do Telejornalismo” e “Novas Medições de Audiência”. Além disso o evento conta com 4 workshops distintos relacionados a projetos, direção, produção e roteiros de produtos audiovisuais televisivos.