GLOBO PLAY

A Globo lança no próximo dia 3 o Globo Play. Mais do que um aplicativo de celular, o produto será a versão da emissora para Netflix e iTunes. Será, igualmente, uma plataforma de OTT (over-the-top), como são chamados os serviços de distribuição de vídeo pela internet, que permitirá ao telespectador assistir a quase toda a programação da emissora _ao vivo, recente ou antiga_ em smartphones (Android e iOS), tablets e computadores. “Quando a gente olha ao longo do tempo, a gente percebe que há uma mudança permanente de hábitos da população. Há o crescimento das cidades, [novos] hábitos de trabalho, há o deslocamento nas cidades que fica cada vez pior. Então, isso faz com que a gente precise se atualizar justamente nessa relação da entrega de conteúdo para o espectador, para o consumidor”, justificou o diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, em apresentação do Globo A Globo diz que não, mas o Globo Play é, sim, uma evolução da Globo.tv, a atual plataforma de vídeos da emissora.

A principal diferença agora é que os conteúdos da emissora estarão disponíveis para todas as telas. E a Globo passará a transmitir via streaming, no começo só para a Grande São Paulo e para o Grande Rio, toda a sua programação ao vivo. Assim, o usuário que se contectar com o Globo Play nessas duas regiões metropolitanas será primeiramente convidado a assistir o programa que estiver sendo transmitido naquele momento. Navegando pelo aplicativo ou site, o usuário terá acesso a trechos de vídeos e íntegras de telejornais, programas, novelas, e séries, além de parte do acervo da emissora. Outra novidade é que a partir de novembro as íntegras de telejornais, programas de variedades (Domingão do Faustão, Mais Você, Vídeo Show) e reality shows (exceto as câmeras exclusivas de BBB) passarão a ter acesso gratuito _hoje, somente assinantes da Globo.com podem, por exemplo, ver o Fantástico de ontem (25). O Globo Play terá três tipos de acesso. Para se ver trechos de programas, por exemplo, basta dar play. Para ver a programação ao vivo em SP ou Rio, é necessário um cadastro, que também serve para as íntegras de telejornais, realities e programas de variedades. Somente as íntegras de novelas, séries e humorísticos exigirão a assinatura mensal de R$ 12,90. A programação ao vivo terá todo o conteúdo da emissora, inclusive filmes, séries americanas e jogos de futebol.

Na versão on-demand do Globo Play, no entanto, esses conteúdos não serão oferecidos. A oferta de programação ao vivo irá crescer aos poucos nas áreas de cada afiliada da rede. Para consumir o Globo Play, é melhor ter internet móvel 4G ou fixa superior a 30 megas. Diretor de mídias digitais da emissora, Erick Brêtas avisa que o conteúdo consome muita banda. Ele recomenda conectar o celular a redes de wi-fi. “Gasta mesmo, gasta muito. Se você assistir a dois jogos em 4G, você pode estourar seu plano mensal de dados”, alerta. A data de estreia do Globo Play nas TVs conectadas ainda não foi marcada, mas será em novembro. O aplicativo estará disponível apenas para televisores das marcas Sony, LG, Samsung, Panasonic e Philips modelos 2013 em diante.

Verdades Secretas

Para Schroder, o televisor na sala de estar vai continuar sendo a principal forma de consumo de TV aberta, haja vista que 99,6% dos lares do país têm o aparelho. Mas o consumo de TV pela internet, com a melhora da qualidade da internet, já é uma realidade relevante e não pode ser ignorada. Segundo ele, a novela Verdades Secretas bateu recorde de consumo digital no país. “Nós tivemos 140 milhões de pessoas assistindo à novela na TV aberta [durante pelo menos um minuto]. Na internet, foram 190 milhões de plays [de trechos ou íntegras de capítulos”, conta. O último capítulo da história trágica de Angel (Camila Queiroz), Alex (Rodrigo Lombardi) e Carolina (Drica Morais) teve 1,5 milhão de acessos na web. Se essa audiência fosse medida em pontos no Ibope, seriam oito pontos, de acordo com Schroder. O episódio, que teve 30 pontos de média nacional, ficaria assim com 60% de share (participação no total de televisores ligados). Com a Globo Play, enfim, a Globo mira no telespectador jovem, no telespectador que está em trânsito e também no telespectador maduro, que, por um motivo ou outro, perdeu o capítulo de seu programa preferido. “A gente acredita na retroalimentação do processo. Isso aqui [conteúdo na web, boa parte grátis] alimenta a grade de programação”, diz o diretor-geral.

Original: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/mercado/globo-lanca-sua-versao-da-netflix-e-se-rende-tv-conectada-a-internet-9555#ixzz3pzRFqSee