A I Jornada Internacional GEMInIS (JIG/2014) teve como tema central os processos da convergência midiática que transformam o “entretenimento transmídia” na base da economia criativa. O ‘entretenimento transmídia’ ocupa um lugar central na esfera da produção e consumo, porém, é uma noção que permanece relativamente inédita no campo acadêmico. Historicamente, entretenimento é um conceito que aparece associado ao que é ‘alegre, divertido, emocionante e prazeroso’. Na I Jornada Internacional GEMInIS, foram debatidos os processos de compartilhamento da propriedade intelectual e comercial das marcas, visando um maior entendimento sobre o modo como o conteúdo audiovisual é concebido e distribuído nas redes culturais e comunicacionais.

jig1

Dividida entre mesas de debates, colóquios, palestras e conferências, a JIG 2014 conta com a participação de pesquisadores e profissionais do mercado, tais como: Profa. Dra.Lucia Santaella (PUC/SP), Prof. Dr. Bruno Campanella (UFF), Profa. Dra. Maria Immacolata (PPGCOM/ECA/USP), André Lemos (PósCom/UFBA), Prof. Dr. João de Lima Gomes (UFPB), Profa. Dra. Ana Silvia Lopes Davi Médola (TV UNESP), Jaqueline Vagas (roteirista do seriado Sessão de Terapia), Mauro Garcia (ABPITV), Lúcia Araújo (Canal Futura), Prof. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho (UNICAMP), Eva Marta Piwowarski (Programa Polos Audiovisuais da TV Digital Argentina), Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (UNICAMP), Profa. Dra. Ivana Bentes (UFRJ), Lucas Soussumi (ABPITV/RJ),  Eduardo Gomes Hulshof (Ubsoft Toronto) e PhD. Derek Johnson (University of Wisconsin)

A partir da discussão dessa temática foram promovidos intercâmbios entre os produtores de ‘entretenimento transmídia’ e os pesquisadores oriundos da academia, visando estimular um amplo diálogo no campo da cultura midiática, marketing, design e artes. Configurando um ambiente de análise sobre os atuais desdobramentos desse tema nas plataformas de mídias audiovisuais (Cinema, TV, Internet, HQs, Videogames, Smartphones, entre outras), com o objetivo de estimular novas formas de produção de conteúdo para o audiovisual brasileiro.

Deste modo, a I Jornada Internacional GEMInIS (JIG/2014) debateu as relações entre o mainstream e as culturas periféricas; as novas plataformas da produção audiovisual seriada e o caráter lúdico do conteúdo das TVs públicas, a busca de aglutinar e sistematizar os estudos acadêmicos nesta área; estabelecer um amplo diálogo sobre os novos paradigmas do entretenimento; estimular o desenvolvimento de novos formatos de entretenimento para o audiovisual brasileiro, envolvendo alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em cinema e audiovisual, publicidade, design e marketing, além de proporcionar o intercâmbio entre pesquisadores e empresas de conteúdo.

Confira a cobertura fotográfica completa. Para outras informações, acesse o site da I Jornada Interncional GEMInIS.