No dia 17 de maio, às 18 horas no Anfiteatro Florestan Fernandes, será exibido o documentário “Vale do Rio da Lama: No Rastro da Destruição” realizado por Bárbara Souza, Erivam de Oliveira e Silvio Henrique V. Barbosa. Essa sessão integra a Programação Cultural da Jornada Internacional GEMInIS 2016 e é uma parceria com o Cine UFSCar.

O filme é fruto de uma viagem de 3mil quilômetros de estrada, 6 dias de viagem, 11 cidade e distritos, 4 rios, 4 estados e décadas de experiências do jornalismo para demonstrar como estão as áreas atingindas. Essa experiência proporcionou também uma série de fotos sobre o desastre ambiental que serão exibidas em uma mostra no saguão da biblioteca.

Além do filme, no 18 de maio, às 18 horas, em frente ao Florestan Fernandes, ocorre a apresentação de dança variadas e temáticas com o professor e dançarino Carlos Eduardo Santa Maria.

No dia 19, também às 18 horas, ocorre uma apresentação do grupo formado por integrantes da graduação em Música na UFSCar, os Navegantes do Lago. O octeto oferece uma leitura camerística não-convencional da música popular brasileira e de trilhas sonoras.

A II Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2016) será realizada entre os dias 17 e 19 de maio de 2016, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o principal objetivo de reunir grupos de pesquisa das áreas da comunicação e do audiovisual, para a apresentação e discussão dos resultados de suas investigações.
O evento é organizado pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som – GEMInIS (www.geminis.ufscar.br), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar).