1 - Qual a carga horária total do curso?
360 horas, com disciplinas ministradas durante 18 meses.
2 - Quando acontecem as aulas?
As aulas são quinzenais, sempre aos sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h.
3 - Qual a duração do curso?
Duração de 18 meses, sendo os dois primeiros semestres de aulas (realizadas online durante a pandemia), e o terceiro semestre destinado ao Trabalho de Conclusão do Curso, que consiste na produção de uma monografia. Conheça a estrutura curricular do curso aqui.
4 - Quem faz parte do corpo docente do curso?
 O corpo docente é formado por docentes da UFSCar e de outras instituições de ensino superior, com atuação em áreas diversas da comunicação. Conheça o corpo docente do curso aqui.
5 - Onde fica a secretaria do curso e como entro em contato para mais informações?
A secretaria do curso fica na sala 13, no primeiro piso do prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar, em São Carlos-SP – como indiciado no mapa abaixo.

Para entrar em contato, você pode mandar uma mensagem de WhatsApp para (16) 3306-6923, ou enviar um e-mail para: eam@ufscar.br.

6 - Como faço para participar do curso?
O ingresso no curso ocorre anualmente através de processo seletivo mediante análise de currículo e envio de carta de interesse.

Documentos necessários (o envio é totalmente online):
– Curriculum Vitae documentado (com cópia dos comprovantes e diplomas em anexo);
– Cópia do diploma de graduação registrado ou declaração de conclusão de curso de graduação;
– Cópia da cédula de identidade e do CPF;
– Carta de Interesse.

Após a matrícula do curso, é requerido a entrega dos seguintes documentos autenticados: Documentos obrigatórios dos alunos: a) Cópia dos Diploma de Graduação – autenticada (não pode ser atestado de conclusão ou declarações); b) Cópias do CPF e RG autenticados. A autenticação deve conter carimbo e adesivo do cartório onde foi realizada.

Não há cobrança de taxa para inscrição no processo seletivo. Mais informações.

7 - Quanto é o investimento para participar do curso?
O curso possui um investimento total de R$ 11.960,00, sendo a taxa de matrícula no valor de R$ 520,00, mais 22 parcelas de  R$ 520,00.

Mas também são ofertados descontos nas parcelas para os primeiros inscritos de cada processo seletivo. Mais conhecer melhor os descontos disponíveis, mande uma mensagem de WhatsApp para (16) 3306-6923, ou envie um e-mail para: eam@ufscar.br.

8 - Como terei acesso ao cronograma de aulas?
O cronograma semestral de aulas é comunicado aos alunos por e-mail antes do início das aulas.
9 - Esse curso me dá direito à carteirinha estudantil? Como solicitá-la?
Sim. Todo aluno da UFSCar tem direito à sua carteirinha estudantil. Ela é solicitada por meio do sistema de online carteirinhas.  Depois de finalizado o processo de matrícula, o aluno receberá uma senha e todas as instruções para a solicitação.
10 - Como é o processo de avaliação nas disciplinas?
Além dos trabalhos avaliativos realizados em sala de aula, ao final será solicitado a entrega de um trabalho em grupo ou individual, a critério do professor responsável pela disciplina.
11 - Qual o prazo de entrega dos trabalhos finais das disciplinas?
Até dois (02) meses. O prazo ser prorrogado mediante negociação com o docente responsável.
12 - Quantas faltas posso ter no curso? Existe uma maneira de compensá-las?
O aluno deverá cumprir 75% de frequência. Como o curso é dividido por disciplinas, deve-se observar a frequência mínima em cada uma delas. Caso ultrapasse o total permitido de faltas (25%), converse com o professor responsável pela disciplina.
13 - Como realizo o pagamento dos boletos de matrícula e das mensalidades?
Siga as instruções abaixo para impressão dos boletos.

– Acesse a página de inscrição de seu respectivo ano de ingresso. Exemplo: https://multiplataformas20.faiufscar.com/
– Clique na aba “INSCRIÇÕES” e depois em “ACOMPANHAR INSCRIÇÕES”;
– Entre com o número do seu CPF e com sua Senha (digite sem ponto ou espaço).
– Na mesma tela, rolando-a para baixo você encontrará sua fatura. Clique no botão PAGAR FATURA para gerar o boleto.
– Na tela seguinte clique na figura “Boleto”.
– Clique no botão “OK” para confirmar;
– Se for mostrada a mensagem “Tentar Novamente”, clique sobre ela para abrir seu boleto;
– Se o boleto não abrir, desative o POP UP do seu navegador e tente gerar o boleto novamente.
– Repita este procedimento para gerar o boleto das parcelas.

14 - Terei que fazer uma monografia ao final do curso?
Sim, o Trabalho de Conclusão do Curso consistirá na apresentação de um projeto transmídia, composta pela monografia acompanhada pelo documento técnico, cujo objetivo será a incorporação de conhecimentos específicos num trabalho de pesquisa aplicada, onde é descrito, analisado e avaliado o desenvolvimento de um plano para a criação de conteúdos multiplataformas, visando interferir e promover a inovação em diferentes áreas do mercado profissional. O TCC pode ser feita individualmente ou em grupo de até quatro (04) pessoas, devendo os alunos apresentarem seus trabalhos em defesa pública perante a banca examinadora. Será considerado aprovado o aluno que obtiver o conceito mínimo de 7,0 pontos. As normas para sua elaboração podem acessadas aqui.
15 - Qual o processo de elaboração do TCC?
Ao ingressar no curso, o aluno será estimulado a relacionar os conhecimentos adquiridos nas aulas com a sua experiência individual, por meio de dispositivos de aprendizagens e de avaliação compostos de questionamentos das estruturas, saberes, objetivos e estratégias que nortearão a realização do TCC, uma monografia estrutura como documento do projeto transmídia.

Esse documento específico será atualizado e apresentado como seminário ao final de cada semestre, no formato de um pitching com oito minutos de apresentação, a fim de contemplar o portfólio do aluno. Neste sentido, o portfólio não é somente um instrumento de avaliação, mas de acompanhamento sistemático do processo de aprendizagem, criando assim, uma interface de interação e um ambiente de trocas de informação, a partir de práticas metodológicas horizontais e participativas. O portfólio prioriza a cumulatividade do conhecimento e favorece uma postura reflexiva sobre a elaboração do TCC.

16 - Quanto tempo após o término da pós é emitido o certificado?
O diploma será emitido de seis a doze meses depois de finalizado o curso, desde que o aluno apresente:
– Cópia autenticada do Diploma de Graduação válido em todo Brasil e traduzido para a língua portuguesa, se expedido por Instituição de Ensino Estrangeira;
– Notas iguais ou superiores a 6,0 em todas as Disciplinas com exceção do TCC que será de 7,0;
– Constar frequência mínima às atividades didático-pedagógicas do curso de 75% (setenta por cento) em cada Disciplina.
17 - É possível solicitar o trancamento do curso?
Não é possível realizar a o trancamento do curso, apenas o seu cancelamento, conforme o Regimento geral de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da UFSCar.
18 - Como realizo o cancelamento do curso?
O aluno deve encaminhar ao e-mail da Coordenação <eam@ufscar.com> o “Requerimento de Solicitação de Cancelamento de Matrícula” devidamente preenchido e assinado. Ao solicitar o cancelamento do curso, o aluno terá que pagar multa de 20% (vinte por cento) sobre as parcelas remanescentes (conforme Contrato de Prestação de Serviços do curso emitido pela FAI).
19 - É possível repor aula com atividade extra classe?
O aluno não pode repor disciplina através de trabalhos ou provas. Caso tenha entrado no curso após a oferta de alguma disciplina, ela será reposta quando ofertada novamente.