2022

MY ASIA GUIDE: um projeto de aplicativo de indicação e curadoria de conteúdo audiovisual do leste asiático

Autora: SANTOS, Bruna

Download (PDF)

Orientador: ERTHAL, Cláudia

Resumo: Este trabalho objetiva desenvolver a proposta de uma plataforma em formato de aplicativo (app) que funcione como uma curadoria e indicação de produções audiovisuais produzidas no leste asiático. Com o crescimento das plataformas de streaming o acesso a produções de nicho e de origem fora do eixo ocidental foram facilitadas, porém encontrá-las ainda é um desafio, a plataforma My Asia Guide busca ajudar nessa demanda. Para fundamentação teórica do projeto, busca-se entender o conceito de plataformas digitais apresentados por Jin (2015; 2020) e Rogers (2017), em particular as plataformas no contexto do mercado audiovisual através dos VOD e streamings apresentados por Massarolo e Mesquita (2016). Logo em seguida, analisa-se as principais plataformas de streaming com conteúdos asiáticos disponíveis no Brasil: Netflix, Viki, WeTV e Kocowa. Na sequência dedica-se a conceituar o que são os dramas asiáticos, principal produto audiovisual de exportação do leste asiático. Compreender a cultura de fã e sua importância para difusão dessas sobras no Brasil, e por fim assimilar o conceito de curadoria digital aplicada ao streaming, focando em como a Netflix o utiliza. Para entender quais as lacunas a plataforma My Asia Guide pode suprir, foi realizado uma análise de caso das concorrentes diretas: My Drama List e PEPDKZ. Utilizando-se do conceito de pesquisa de opinião apresentado por Novelli (2005), foi aplicado um questionário on-line com grupos de fãs de dramas asiáticos, que serviu para definir o público alvo e compreender como consomem essas produções. Os resultados obtidos ajudaram na criação e desenvolvimento da proposta do app My Asia Guide.

Palavras-chave: plataforma; streaming; produções audiovisuais do leste asiáticas; curadoria digital; fandom.

SCIENTIA CONNEXA: Projeto de Plataforma para divulgação científica

Autor: ASSUNÇÃO, Pedro Lopes de

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: A monografia expressa e apresenta a criação de uma plataforma voltada a divulgação científica e oferecida a centros produtores de ciências. A base teórica é composta por algumas noções de Jornalismo Cientifico e alguns conceitos de divulgação científica e de infotenimento. São mapeadas algumas iniciativas semelhantes e ao final apresenta-se a estrutura da plataforma.

Palavras-chave: divulgação científica; jornalismo científico; infotenimento.

LETRAMENTO VISUAL E CULTURA MIDIÁTICA: CAPACITAÇÃO DOCENTE E AS RELAÇÕES ENTRE IMAGEM E TEXTO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autora: CANASSA, Rosângela Donizete

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: A pesquisa é voltada para o desenvolvimento de habilidades do docente e sua capacitação para o letramento visual em sala de aula, na perspectiva da representação, da expressão e da interpretação das imagens no âmbito das mídias. O objetivo é de revelar como a diversidade da linguagem viabilizada pelo paradigma digital facilita a exploração de novos mecanismos, que constituem o uso das imagens e textos na perspectiva do letramento visual para auxiliar na capacitação docente. E a imagem midiática é a expressão artística, que se interessa pelos medias. Os professores podem articular múltiplas representações imagéticas ou textuais de forma interativa. Isso ocorre a partir da participação do professor e demais colegas através de recursos digitais a serem utilizados durante o ensino remoto ou híbrido, que fomenta a inserção dos alunos nessa dinâmica produtiva e criativa no mundo do audiovisual. A arte de construir mundos a partir dessas estratégias e processos impulsionam e promovem os deslocamentos das histórias nas múltiplas plataformas de mídia e facilita a caracterizar a narrativa num universo imersivo e participativo. A visualidade como prática educacional necessita de alguns mecanismos para despertar o ato de ver, codificar, compreender, criticar, analisar e interpretar as imagens e textos. Perante uma imagem artística, o visual corresponderia a um momento em que o fruidor desconstrói a representação para além de sua interpretação para estabelecer outra relação com ela, mais imediata.

Palavras-chave: letramento visual; capacitação docente; educação; mídia.

2021

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA: Cheia de Nove Horas

Autora: OLIVEIRA, Nicole Fernandes

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: O “Cheia de Nove Horas” é um formato de podcast que tem como proposta viabilizar conversas e discussões sobre a vida universitária, na qual o público-alvo são os próprios estudantes. Este formato traz o conteúdo em forma de entretenimento nas multiplataformas, resultando informação e troca de experiências entre esse universo universitário, valorizando a cultura participativa e o segmento da transmídia em relação aos conteúdos. São abordadas as estratégias para o desenvolvimento de um podcast, assim como trabalhados recursos para compreensão do público e exploração do seu potencial.

Palavras-chave: Podcast; conteúdo; Universitários; Entretenimento.

ENGAJAMENTO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIPLATAFORMAS NA CIDADE DE BROTAS/SP

Autor: ESTEVES, Neilton Tadeu

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: Apresentação de inciativas de engajamento local, em plataformas e técnicas utilizadas na produção de conteúdo no universo midiático. Relato de Metodologias aplicadas em situações de estímulo para participação do público jovem na discussão de temas cotidianos nas áreas de educação, meio ambiente, agricultura, cultura e social.

Palavras-chave: Engajamento; produção; plataformas digitais.

GRANOLA BOM DIA: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA COMUNICAÇÃO

Autora: LOZANO, Marisa Cubas

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: O projeto Granola Bom dia foi pensado como uma alternativa para aqueles que gostam de granola e/ou querem ter uma alimentação saudável. Diferentes de outras marcas, que escolhe os ingredientes da Granola Bom dia é o cliente, personalizando-a de acordo com seus gostos pessoas e necessidades nutricionais. Para que essa opção esteja acessível a um maior número de pessoas é necessário fazer a divulgação adequada. A comunicação em pequenos negócios é a chave para formar uma comunidade com pessoas que além de clientes são, também, defensores da marca. Para atender como é a dinâmica e estratégias usadas para comunicação para venda de granola, foi realizado um benchmarking de granolas nacionais e internacionais na rede social Instagram. Essas observações contribuíram a desenhar o planejamento da Granola Bom dia, bem como inspiração para o desenvolvimento da identidade visual do produto. Como projeto está em fase inicial, foram realizadas poucas vendas, para testar o modelo, e criada uma página no Instagram, que vêm sendo usada para verificar quais conteúdos são mais adequados para alcançar e engajar o público. Os próximos passos serão a expansão das plataformas de divulgação para Facebook e site própria e divulgação em academias e feiras.

Palavras-chave: granola; Instagram; transmídia.

O projeto transmídia “Unidas Pelas Mulheres” contra a pobreza menstrual

Autora: SALVINI, Mariela Luiza

Download (PDF)

Orientadora: CÂMARA, Naiá Sadi

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mobilizar as noções de narrativa transmídia e cultura participativa de Henry Jenkins (2008), a fim de encontrar possibilidades para transmidiar o projeto social de combate à pobreza menstrual na cidade de São Carlos, Unidas Pelas Mulheres. Desenvolvemos um plano de comunicação para o projeto, levando em consideração três grandes etapas: produção de conteúdo para mídias sociais (Instagram, Facebook e Spotify), transmidiação, para manter um diálogo entre essas mídias de forma que sejam complementos mútuos e transversais, permitindo a cultura participativa e possibilitando formas coletivas de monetização, com o intuito de obter fundos para a realização deste projeto.

Palavras-chave: Narrativa Transmídia; Cultura participativa; Projeto Unidas Pelas Mulheres; Produção de Conteúdo; Monetização.

ONOVOLAB Talks: inovação aberta e compartilhada

Autor: PALMA, Luiz Gustavo Belezoni

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: A presente monografia propõe o desenvolvimento do projeto multiplataforma ONOVOLAB Talks, que tem como carro-chefe um programa de podcast sobre inovação e tecnologia e seus possíveis desdobramentos transmidiáticos. Possui referência em conceitos teóricos de autores que escreveram sobre inovação, como Henry Chesbrough (2003), Jeff Sutherland (2014), Jake Knapp (2017), Eric Ries (2012) e Austin Kleon (2014); e também pesquisadores que estudaram a respeito de comunicação, como Henry Jenkins (2009), Philip Kotler (2010, 2017) e Mitsuru Yanaze (2007). Tem como base empírica a análise da produção de conteúdo audiovisual desenvolvida para a marca ONOVOLAB – em parceria direta com a Oz Produtora – entre 2018 e 2021. Este trabalho visa sugerir continuidade a esse compartilhamento de experiências durante o ano de 2022, inspirando assim iniciativas semelhantes e o próprio ecossistema de startups presente na cidade de São Carlos. Como resultado principal, verificou-se que a produção de conteúdos audiovisuais é muito importante para a expansão do campus ONOVOLAB, principalmente nos meios digitais, que ampliam a atuação da empresa e permitem a troca de experiências com diversos agentes externos – como professores e estudantes das universidades locais, além dos poderes público e privado da região -, característica primordial do modelo de inovação aberta.

Palavras-chave: audiovisual; inovação; podcast; transmídia.

PLATAFORMA BRIG: Equity crowdfunding como um novo caminho para a cultura

Autor: OLIVEIRA, Érico Luz

Download (PDF)

Orientador: PADOVANI, Gustavo

Resumo: O projeto apresenta o Brig, uma plataforma digital a qual o artista lançará a sua proposta com o objetivo de captar recursos através do investimento direto do público. Focado em ser um novo caminho para o investimento artístico no país, o Brig oferecerá uma vasta sorte de informações a respeito dos projetos ao público que deseja investir com segurança e praticidade no mercado cultural brasileiro.

Palavras-chave: plataforma; equity; cultura.

PRODUÇÃO DE VÍDEO MARKETING BASEADO EM DADOS: O Modelo vidData de Estratégia e Conteúdo

Autor: OLIVEIRA, Átila Souza

Download (PDF)

Orientador: PADOVANI, Gustavo

Resumo: A explosão do surgimento das plataformas como modelo de negócio e como lógica de mercado que define e se apropria de comportamentos dos usuários de uma sociedade conectada e ativa, fez com que, por meio do vídeo, esses usuários tivessem voz e compartilhassem seus pontos de vista em um volume grande com um formato versátil e plural, espalhando e distribuindo seus dados em todas essas plataformas diferentes. Nesse contexto de crescimento do uso e consumo de vídeos, surge a vidData, a partir de uma dor real de um empresa SaaS, por meio de conversas empíricas descobriu-se que outras empresas também tinham problemas semelhantes com o uso de vídeo em suas estratégias. A vidData é uma plataforma inteligente para produção de vídeos baseados em dados e foi criada para reduzir o atrito no uso de vídeos dentro de uma estratégia de marketing nas empresas. Seus serviços de produção de vídeo baseados em dados une inteligência de mercado com estratégia de criação de conteúdo escalável e de ampla distribuição, a fim de atrair e reter clientes com conteúdos audiovisuais relevantes e com baixo custo de produção. O objetivo é entregar o que o público-alvo está buscando e monitorar esses resultados para aprendizagem interna e tomada de decisões de negócios.

Palavras-chave: data-driven; produção de vídeo; multiplataforma; SaaS; video-marketing; inbound; marketing de conteúdo; modelo de negócio.

ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE EXTENSÕES E ROTEIRO DO PILOTO PARA A SÉRIE CAPITAL

Autora: NOGUEIRA, Ana Luísa

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: A série Capital tem sua narrativa sediada em Brasilia, é vivida por um grupo de jovens classe A herdeiros de grandes nomes fictícios do cenário político do país e trabalha temas de corrupção, abuso infantil, o jovem inserido nas novas tecnologias e redes sociais, dentre outros. O enredo e construção de mundo serão discutidos com detalhes mais a frente. Depois de detalhar o produto, finalmente é apresentado os testes das estratégias de transmidiação e engajamento por meio de redes sociais (com foco no Instagram) e de influenciadoras digitais. Elas foram as responsáveis pela primeira etapa de descoberta do produto pelo público, atraindo uma base de seguidores, despertando curiosidade e criando expectativas em relação ao projeto. Um teaser foi apresentado nas redes sociais como teste e acabou despertando interesse no público, mas vendeu a ideia equivocada de que a série já estava produzida quando, na verdade, a intenção era testar o interesse do público pelo conteúdo, o que ficou evidenciado.

Palavras-chave: transmídia; streaming; série audiovisual; redes sociais.

COMUNICAÇÃO MULTIPLATAFORMA: Parachoque de Monstro, as narrativas de mulheres lésbicas na produção de conteúdo digital

Autora: SANTOS, Jaqueline Aparecida dos

Download (PDF)

Orientador: LEANDRO, Saraiva

Resumo: Este trabalho apresenta reflexões acerca da produção de conteúdo para as mídias digitais, produzido por mulheres lésbicas com o objetivo de discutir suas vivências e subjetividades. Verificou-se, que diante do cenário de crescimento de plataformas e conteúdos disponíveis na internet, a carência de conteúdos produzidos por mulheres, principalmente por mulheres lésbicas e bissexuais. As intenções e propostas iniciais do projeto são retomadas e analisadas a partir dos conteúdos técnicos e teóricos vistos durante o curso. Os aprendizados práticos, a análise entre o estudo das lógicas das redes e as experiências de interação com o produto criado, tomam forma e norteiam uma possível sequência e expansão do projeto. A importância da conexão com o público, através de interações em diversas plataformas, e que por vezes, assumem o papel de difundir e criar seus próprios conteúdos, é primordial para um bom resultado da produção de conteúdo, mensurado pelas plataformas como engajamento. Nota-se diante da análise dos dados a importância de parcerias com o intuito de diversificar os conteúdos produzidos e trazer mais representatividade a eles. A dinâmica interativa das redes propicia a formação de comunidades compostas, a partir de pessoas conectadas a um assunto ou causa e engajadas no compromisso com a ação, que também gera laços afetivos entre os indivíduos conectados a essa comunidade. Diante disso, as estratégias de transmidiação e o estudo das plataformas, formam a base teórica pela qual é traçado o percurso de reflexão proveniente dos atravessamentos pessoais e as relações de afeto e subjetivação tocadas com o projeto Parachoque de Monstro.

Palavras-chave: podcast; multiplataforma; lésbicas; parachoque de monstro; transmídia.

SAFE: INTERLIGANDO MULHERES SOLOS VIAJANTES

Autora: BOGNAR, Aretha Malafaia Rett

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: Este projeto propõe a criação e desenvolvimento do aplicativo SAFE, destinado estritamente ao público feminino, que incentiva a independência e a emancipação de mulheres de forma segura e oferece inúmeros benefícios e recompensas no uso. A pesquisa expõe que este é um serviço específico ainda inexistente no mercado, apesar de já haver conteúdos relacionados ao tema. Espera-se também, explorar o ainda novo ambiente transmidiático e multimidiático, correlacionando-o às novas possibilidades de interatividade e participabilidade do público consumidor nas mais diversas plataformas. Por fim, pretende-se estimular que mulheres se sintam mais seguras para viajar à estudo, à trabalho, ou à passeio, tecendo uma rede de apoio que incentive de fato o protagonismo de suas próprias histórias.

Palavras-chave: cultura participativa; plataforma; apoio; feminismo; rede; segurança; viagem.

VOCÊ FAZ O QUE? A produção de um programa de entrevista multiplataforma

Autora: GRANZOTO, Joice Mara Pirola

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal produzir e analisar um programa Multiplataforma de entrevista em formato talk show. O referido programa, denominado Você faz o quê? foi produzido na cidade de Araraquara – SP e é transmitido ao vivo no canal do Youtube, Rádio e em podcast para um público interessado em conhecer mais sobre o que fazem as profissões e como elas atuam no mercado de trabalho, especialmente junto à tecnologia do mundo contemporâneo e suas inovações. Apresentando um formato inovador, transformador, criativo, original, o programa foi produzido de forma independente pela pesquisadora, contando com alguns apoiadores. O programa mantém ao vivo mantém interatividade virtual simultânea dos internautas. O trabalho apresenta dados referentes ao público que assiste ao programa, gênero, número de visualizações e demais pontos que requer atenção para a evolução do programa..

Palavras-chave: programa de entrevista, multiplataforma, interatividade.

MUNDO DOS BICHOS: De uma revista científica a um projeto Multiplataformas

Autora: GONZALEZ, Larissa

Download (PDF)

Orientador: PADOVANI, Gustavo

Resumo: A revista científica Mundo dos Bichos nasceu do sonho de seu criador de expandir conhecimentos científicos e, com isso, mudar a realidade da sociedade quanto ao tratamento da biodiversidade que a ronda. O auspicioso projeto de publicação do periódico não obteve seguimento, pois depararam-se com uma inviabilidade econômica. Toda a base criada pela revista, anos depois de seu término, deu início a um outro projeto: a página Mundo dos Bichos dentro do portal Acidade On. A nova plataforma digital na qual habitaria esse conteúdo tem por objetivo criar um catálogo, onde hospeda-se o material base do universo Mundo dos Bichos. Na primeira fase do projeto para multiplataformas temos o endereço digital, que foi lançado em julho de 2020 e passa por uma intensa e contínua adaptação de seu conteúdo, guiada por dados gerados pelos usuários e acompanhada da construção do acervo de conteúdo. A segunda fase de expansão consiste no lançamento do programa televisivo, que está previsto para o segundo semestre de 2021. Já o trabalho em redes sociais, em paralelo e não desconexo ao portal, consiste na busca de expandir o consumo coletivo e ativo desse material. Entender os movimentos da era digital, do consumo em rede, do fenômeno das redes sociais e pensar na liquidez das relações humanas, à luz dos conceitos de Jenkins, Bauman, e outros estudiosos dessas questões, são conexões cruciais para execução do projeto Mundo dos Bichos que busca, para além de sua concretização como negócio digital, a entrega de sua mensagem.

Palavras-chave: programa de entrevista, multiplataforma, interatividade.

@muurilocesaar: Produção de Conteúdo em Multiplataformas para o fandom DC Comics

Autor: ROMAMNHOLI, Murilo César de Araújo

Download (PDF)

Orientador: PADOVANI, Gustavo

Resumo: O objetivo é construir um projeto multiplataforma conectando Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, Tik Tok e LinkedIn a fim de produzir conteúdos diversos relacionados às novidades da DC Comics, como filmes em live action, principalmente, além de destacar atualidades sobre séries, games, histórias em quadrinhos, animações e colecionáveis. Ainda neste estudo, abre-se a possibilidade de explorar também o potencial do Twitch, do WhatsApp e do Telegram como outras importantes redes para a disseminação de conteúdo e conexão com o fandom “DCnauta”.

Palavras-chave: Redes Sociais, Multiplataformas, DC Comics, Cultura Pop, Geek.

DA TERRA: Multiplataforma de comercialização de produtos orgânicos

Autora: SILVA, Vitória Maffei Dutra da

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: Neste trabalho apresentamos uma multiplataforma de comercialização de produtos orgânicos tendo como o principal objetivo alavancar as vendas de alimentos produzidos pelas famílias agricultoras, ingressando estes produtores no mercado on-line. Dessa forma foi analisada o crescente mercado de produtos orgânicos no país e a falta de alternativa para vendas, dependendo, na maioria das vezes, das feiras livres. Outro ponto importante é a alta no consumo de mercadorias no digital e como estas plataformas são essenciais no comércio atualmente. Juntando as ideias iniciais foram feitos estudos de casos e analisado o que já foi realizado e assim foi proposto uma multiplataforma diferente do que já existe no mercado.

Palavras-chave: multiplataforma, orgânicos, transmídia.

RANGO: A Comida Como Desculpa

Autor: LIPORONI, Fabiano Tovar Garcia

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: Em plena segunda década do século XXI não podemos mais pensar em outra forma de narrativa eficaz que não a transmídia, onde o conteúdo é arte, o público é persona e não mais apenas público ou consumidor, onde ele é criado e construído através de seu passado, de sua história e principalmente de narrativa. A plataforma Rango está sendo criada com base nesse novo mundo, nesse novo universo de storytelling, em que nada mais é que um mundo onde novos padrões de comportamento e convivência são necessários para a sobrevivência na pós pandemia.

Palavras-chave: transmídia; culinária; storytelling; documentário.

2020

PROJETO AUDIOVISUAL PARA MULTIPLATAFORMAS “PRA CIMA”

Autor: OLIVEIRA, Guilherme Rossetti de

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: A desarmonia entre o baixo número de vagas no mercado de trabalho e o alto número de profissionais que saem do ensino superior, aliado a falta de propósito em empregos formais são um convite ao empreendedorismo. Esse projeto visa “falar” com profissionais da área da comunicação que pretendem tomar as rédeas da sua carreira e fugir das vias tradicionais do mercado. Fomentar o empreendedorismo na área da comunicação com cases, insights e uma realidade plausível é a missão do projeto transmídia Pra Cima.

Palavras-chave: empreendedorismo, multiplataformas, comunicação, carreira, startup e comunicação.

I LOVE UMBANDA: Inovação no universo umbandista

Autor: AMARAL, Felipe Ramos Botelho do

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: Este trabalho apresenta o projeto transmídia I Love Umbanda, visando, engajar o público umbandista, propor novas formas de interação e fortalecer o combate à intolerância religiosa, respeitando a regionalidade e diversidade da religião Umbanda.
Apresenta também as etapas de desenvolvimento da plataforma, ou ambiente de troca, criada para resgatar, fortalecer e disseminar as práticas da religião Umbanda. Foram usados estratégias, conceitos e fundamentações do universo transmídia: cultura participativa, engajamento e estratégia de transmidiação para expandir a narrativa e engajar a comunidade a participar e construir com as possibilidades desta plataforma.

Palavras-chave: transmídia, umbanda, plataforma, cultura participativa, comunidade.

PROJETO TRANSMÍDIA 55BRASA: o uso da produção de conteúdo para multiplataformas no marketing de marcas de roupas e acessórios

Autor: MOREIRA, Ana Paula

Download (PDF)

Orientador: PADOVANI, Gustavo

Resumo: A presente monografia aborda um projeto de conteúdo para multiplataformas para a marca de roupas e acessórios 55Brasa, a partir do conceito de narrativa transmídia, concebido pelo professor Henry Jenkins e do modelo de negócio transmídia, descrito pelo consultor Robert Pratten. Para tal fim, foram realizadas análises de cases transmídias internacionais e nacionais e das plataformas de mídias das marcas Bolovo e 1daSul, que serviram de referência ao projeto. Desta forma, foi proposto plataformas de mídia online e offline, junto a produção diferentes conteúdos, a fim de tornar a marca conhecida junto ao seu público-alvo, engajando-o e, consequentemente, aumentando suas vendas. Sendo assim, compreende-se a importância do uso da transmídia nas estratégias de produção de conteúdo e branding de marca.

Palavras-chave: Produção de conteúdo. Multiplataforma. Narrativa transmídia. Branding.

4TEA EDUCACIONAL(®): Proposta de aplicação da Transmídia na Educação Especial

Autor: FONSECA, Matheus Granchi

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: O presente trabalho visa a apresentar o projeto 4TEA EDUCACIONAL(®) do ponto de vista multiplataforma, bem como discorrer sobre as possibilidades da aplicação da Transmídia no contexto da Educação Especial. Partindo do referencial teórico sobre a Educação a Distância, cases de projetos que seguem a mesma linha (ou mesmo universo) da plataforma 4TEA EDUCACIONAL(®) são analisados, seguidos de uma análise SWOT do projeto e, finalmente, propostas para a efetiva aplicação (a longo prazo) da lógica Transmídia de geração e propagação de conteúdos. Pensar além da plataforma: este é o objetivo do projeto, sempre levando em consideração o espírito colaborativo.

Palavras-chave: Educação a Distância, Multiplataformas, Transmídia, TEA.

2019

Reality show: SUPERBARISTA

Autoras: SANTOS, Marilúcia Cavalcante dos | GIANLORENÇO, Victória

Download (PDF)

Orientador: PADOVANI, Gustavo

Resumo: O objetivo deste trabalho é criar um reality show gastronômico, cujo principal produto será o café. A escolha do tema se dá por três motivos: não há reality show sobre café no Brasil, é um formato vendável, e o potencial do café precisa ser explorado, afinal, é uma bebida importante na história dos brasileiros e da nossa gastronomia. A competição será formada por baristas profissionais, que vão garantir o melhor sabor da bebida com métodos de preparo, para disputar o título de melhor barista do Brasil e ganhar um prêmio. O projeto terá as seguintes extensões: uma plataforma com informações gerais sobre o programa, os dados dos participantes, as fotos e os vídeos dos episódios; parceria com cafeterias, para o público ter a possibilidade de consumir as receitas preparadas pelos baristas; e produtos licenciados. Todas essas ações serão atreladas às redes sociais, para interação e engajamento do público.

Palavras-chave: Reality show. Formato televisivo. Transmídia. Competição. Café.

PROJETO CONSTELAR

Autora: SILVA, Janete de Souza

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: Esta monografia apresenta o estudo e os fundamentos do projeto Constelar ora desenvolvido para multiplataforma. Aborda as mudanças significativas que iremos passar com a quarta revolução industrial e os principais pontos que influenciam no desenvolvimento humano, na formação de novas culturas e na organização social. Também será exposto a ideia inicial do conteúdo do projeto que é composto por seis produtos iniciais com o mesmo conceito; uma serie, um game, uma seleção musical, um e-book, um kit de produtos personalizados e a criação de uma plataforma que compila e sintetiza o projeto com o abrigo de todos os seis produtos. Além disso a plataforma tem como objetivo principal unifica prestação de serviços com interatividade. O projeto Constelar visa oferecer ao público uma experiência imersiva que possa integrar algumas áreas da vida, como trabalho, entretenimento e bem estar de forma prática e totalmente autônoma. Esta monografia tem como finalidade a concepção do projeto e iniciar o caminho a ser percorrido.

Palavras-chave: transmidia; desenvolvimento; humano; constelação; coaching.

FAVELA, PRESENTE! Um projeto transmídia

Autores: BELARMINO, Guilherme | QUEIROZ, Mônica M. Pinheiro Villar de

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: Favela, presente! é um projeto transmídia que se dispõe a evidenciar experiências sócio-econômica-culturais das comunidades de periferia de São Paulo, a partir de uma perspectiva de proximidade física e virtual com esse universo de valor imaginário e identitário. As várias plataformas, gestadas pelo repórter em seu percurso exploratório, por produtores, co-produtores e usuários, convergem na intenção de um processo interativo, colaborativo, de cultura participativa. O pluralismo desse olhar coletivo tende a produzir um novo discurso midiático sobre a favela, contrapondo-se à representação estigmatizada de um mundo de criminalidade e precariedade. A arquitetura de uma nova representação, positiva ou negativa, passa a ser obra de seus próprios atores.

Palavras-chave: favela, periferia, representação, convergência, transmídia.

SABICHUDOS: Projeto Transmídia para o público Infantil

Autores: GRIPA, Eduardo da Silva | CASAUT, Laís da | BIANCALANA, Rodrigo Lara Porto

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: Este trabalho apresenta o projeto transmídia Sabichudos, elaborado a partir de reflexão teórica sobre os principais conceitos e fundamentações do universo transmídia: storytelling, cultura participativa, franquia audiovisual, engajamento e estratégia de transmidiação. Apresenta também o projeto detalhando sua premissa, propósito, público alvo, universo narrativo e transmidiação narrativa, bem como a sua carta de plataformas e estratégias. Apresenta, também, estudo de casos de forma a solidificar a estratégia a ser utilizada para o lançamento do projeto.

Palavras-chave: transmídia, universo narrativo infantil, série animada.

O C@NDIDATO

Autor: TARPANI, Bruno

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: Procurando investigar o papel das rede sociais na campanha presidencial de 2018, apresentaremos alguns dados colhidos a partir do contato com um movimento social pró-Bolsonaro, o Direita Ribei-rão. Tomando como objeto de análise um grupo de WhatsApp do movimento e uma entrevista realiza-da com seus admnistradores, traremos reflexões que possam contribuir na compreensão das organiza-ções midiáticas a serviço de campanhas eleitorais. O artigo também procura trazer referências biblio-gráficas recentes que contextualizem o leitor sobre os variados aspectos nos quais as mídias sociais atravessam o processo eleitoral contemporâneo. Como conclusão, serão trazidas observações acerca das dinâmicas observadas no grupo, com as quais detalharemos as formas de interação campanha-eleitor propiciadas pelo movimento.

Palavras-chave: mídias sociais; campanhas eleitorais; WhatsApp; narrativas transmídia.

ESTRATÉGIA DE MARKETING TRANSMÍDIA PARA A BVM LAR E CONSTRUÇÃO

Autor: REIS, Fernando

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas, trata-se da monografia de um projeto transmídia aplicado a uma empresa real denominada BVM Lar e Construção, do mercado de varejo em materiais para construção na cidade de Araraquara, localizada no interior do estado de São Paulo. A empresa que foi criada nos anos 70, tornou-se ícone em no seu segmento na década de 90, sendo assim começou a ditar o mercado onde as empresas que viriam posteriormente usavam-na como referência. A empresa sempre se apegou as mídias tradicionais para marketing e publicidade, como TV, Rádio e Mídia Impressa, mas com o surgimentos das redes sociais, a empresa não se atentou a essa nova e eficiente maneira de se comunicar, diferentemente de seus concorrentes diretos que investiram e hoje em dia lideram o mercado de atuação. Atualmente a BVM Lar e Construção apresenta uma série problemas de logística em comunicação e marketing, sendo este o principal motivo de aplicação do meu projeto. Com base na pesquisa, será desenvolvido um projeto com foco em estratégia de marketing transmídia, com ações nas principais redes sociais, criação de um website e o desenvolvimento de um aplicativo para os gadgets focado no e-commerce e a produção de uma série de vídeos direcionados aos consumidores e profissionais da área de construção. O presente trabalho irá abordar de forma sintetizada cada tópico onde mostrará o propósito de aplicação de cada para o desenvolvimento da ação de marketing transmídia.

Palavras-chave: Varejo. Marketing Transmídia. Redes Sociais. Vídeos. Aplicativo. Gamificação. Araraquara

Projeto Surprempreender: Plataforma de educação empreendedora e financeira para jovens

Autor: OLIVEIRA, Jonas de Souza

Download (PDF)

Orientador: PADOVANI, Gustavo

Resumo: Este trabalho de pesquisa vai tratar sobre o Surprempreender, uma proposta de plataforma de cursos online que tem como objetivo a formação e a capacitação de jovens empreendedores para o mercado de trabalho. A ideia inicial é fazer um protótipo de um projeto educacional, que articule com os três saberes: o empreendedorismo, a educação financeira e o universo audiovisual. O projeto tem como nicho específico, o público jovem e escolha deste público, teve como critério encorajar, estimular e oportunizar aos jovens, subsídios para a promoção da cultura empreendedora, visando soluções e estratégias na elaboração de um plano de negócios com práticas de conteúdo multiplataformas. Nesta proposta, será abordado qual a importância de uma plataforma de educação empreendedora e financeira para jovens? Como implementar práticas do universo audiovisual para o engajamento do público participativo? Qual a proposta do Surprempreender, como modelo de negócio para assinantes individuais e de escolas privadas?

Palavras-chave: Empreendedorismo, educação financeira, juventude, audiovisual, inovação.

Projeto Surprempreender: Plataforma de educação empreendedora e financeira para jovens

Autor: OLIVEIRA, Jonas de Souza

Download (PDF)

Orientador: PADOVANI, Gustavo

Resumo: Este trabalho de pesquisa vai tratar sobre o Surprempreender, uma proposta de plataforma de cursos online que tem como objetivo a formação e a capacitação de jovens empreendedores para o mercado de trabalho. A ideia inicial é fazer um protótipo de um projeto educacional, que articule com os três saberes: o empreendedorismo, a educação financeira e o universo audiovisual. O projeto tem como nicho específico, o público jovem e escolha deste público, teve como critério encorajar, estimular e oportunizar aos jovens, subsídios para a promoção da cultura empreendedora, visando soluções e estratégias na elaboração de um plano de negócios com práticas de conteúdo multiplataformas. Nesta proposta, será abordado qual a importância de uma plataforma de educação empreendedora e financeira para jovens? Como implementar práticas do universo audiovisual para o engajamento do público participativo? Qual a proposta do Surprempreender, como modelo de negócio para assinantes individuais e de escolas privadas?

Palavras-chave: Empreendedorismo, educação financeira, juventude, audiovisual, inovação.

PROPOSTA DE PLATAFORMA TRANSMÍDIA FIGO

Autor: MENDOZA, Leon Perez

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: A monografia consiste em um projeto para criação de uma plataforma oferecendo uma experiência de comunicação focada no público idoso que estimule a sua participação. O Figo. procura criar, por meio dos respectivos aplicativo de rede social, canal no Youtube, página no Facebook e Podcast, um ambiente eficaz e seguro que proporcione a oportunidade de interação com diferentes usuários e proporcione-lhes entretenimento e informação. Para tanto, levamos em conta as atuais tendências de mídias, tecnologias e marketing digitais, bem como os aspectos comportamentais do nosso público de interesse ou usuário em potencial.

Palavras-chave: plataforma, comunicação, participativa, idoso.

2018

MURO DAS MINAS: O grafite feminista

Autoras: MORA, Ana Carolina | LABORÃO, Virgginia Maria Fachini

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: À luz de conceitos-chave de Jenkins e Murray, este trabalho tem como objetivo desenvolver o projeto transmídia Muro das Mina, que abordará o universo das mulheres na Arte Urbana por meio do relato de histórias reais de três grafiteiras brasileiras. As discussões da representatividade feminina na arte contemporânea, bem como da experiência estética e da ocupação do espaço público nas grandes cidades irá perpassar esses relatos costurados entre as plataformas de documentário, aplicativo, redes sociais, oficinas e quadrinhos.

Palavras-chave: documental, transmídia, grafite, feminismo.

LENA E O MUNDO DO FAZ DE CONTA: As Problemáticas de um Projeto Transmidiático Infantil

Autores: MAZETTO, Cecília | DOMENICONI, Isabela Cava | CARVALHO, Mateus Antonio de

Download (PDF)

Orientadora: ALESSANDRA, Meleiro

Resumo: A partir do desenvolvimento do projeto transmidiático “Lena e o Mundo do Faz de Conta”, voltado para o público infantil, esta monografia pretende refletir sobre questões envolvidas no processo, a saber: o desenvolvimento do modelo de negócios para plataformas diferentes e o processo de licenciamento de marcas. O projeto transmídia tem como nave mãe a série live-action para TV “Lena e o Mundo do Faz de Conta”, que conta a história de uma menina que, através de sua boneca, viaja a um mundo novo, refletindo sobre as responsabilidades que tem e sobre as mentiras que conta para escapar delas. O projeto ainda conta com um curta-metragem (já realizado, e em breve disponível online), o desenvolvimento de um livro e um teatro musical. Todos os produtos são voltados para o público infantil dos 4 a 8 anos. Será abordado o desenvolvimento dos modelos de negócio das diferentes plataformas do projeto, refletindo sobre as estratégias de desenvolvimento que são geridas de maneiras diferentes e como é possível o financiamento dessas plataformas através de editais governamentais e incentivos fiscais. Refletiremos sobre o processo de licenciamento de marcas, identificando como um produto pode gerar negócios graças à força de sua marca. Como é possível realizar o licenciamento da marca, uma das estratégias de obtenção de receita, considerando a lei brasileira que proíbe merchandising em conteúdo infantil, o desafio de vender os próprios produtos licenciados da série. A busca, neste Projeto Transmídia, é o equilíbrio entre entretenimento pronto e incentivo a criação, de forma que provoque o espectador-mirim a usar sua própria imaginação para brincar.

Palavras-chave: infantil, série de televisão, transmídia, marca, licenciamento.

PROJETO CAIXA MÁGICA: A Utilização da Plataforma Youtube Como Primeira Tela na Exibição de Conteúdo Infantil

Autora: CHIARELLI, Glaucia

Download (PDF)

Orientadora: CÂMARA, Naiá Sadi

Resumo: Neste trabalho propomos a criação de um produto audiovisual transmídia com conteúdo lúdico-educativo a ser desenvolvido em quatro plataformas distintas: YOUTUBE, televisão, smartphone e tablet com o objetivo de ser apresentado à REDEVIDA de televisão como forma de contribuição à grade de programação e às estratégias de desenvolvimento de para multiplataformas e à ampliação e diversificação de públicos da emissora. O trabalho também inclui uma reflexão sobre a utilização das plataformas de VOD como primeira tela de produções que incluam a televisão e sobre a importância do conteúdo lúdico-educativo para o desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: Transmídia, Lúdico-Educativo, REDEVIDA.

PROPOSTA DE NARRATIVA TRANSMÍDIA PARA O UNIVERSO DE TORMENTA RPG

Autores: ALVES, João Guilherme | RAZUK, Allan

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: Este trabalho propõe a criação de uma narrativa transmídia para o universo de Tormenta, que mesmo tendo um mundo ficcional amplo, ainda não havia explorado essa forma de narrativa. Para isto, busca-se compreender o que é transmídia, como ela surgiu e sua diferença com a narrativa transmídia, bem como o conceito de criação de um mundo ficcional e como ele é aplicado. Além disso, há uma pesquisa sobre o que é o RPG e sua história e sobre a trajetória de RPG no Brasil, incluído a história de Tormenta.

Palavras-chave: transmídia, narrativa transmídia, mundo ficcional, cultura participativa, RPG, Tormenta. 

REDEVIDA NA ERA DA CONEXÃO: o impacto das transformações tecnológicas no canal da família

Autora: SILVA, Giovana Carolina

Download (PDF)

Orientador: VARONI, Pedro

Resumo: O conceito de família é amplo. Estabelece o conjunto de todos os parentes de uma pessoa e, principalmente, todos que moram com ela. Conjunto normalmente formado por pais e filhos, duas pessoas ligadas pelo casamento, e seus eventuais descendentes. Compreende ainda pessoas que têm um ancestral comum. Família também significa pessoas que vivem na mesma casa. Hoje esta configuração se apresenta com diferentes formações. Novas características têm sido observadas nos últimos anos, influenciadas especialmente pelas novas tecnologias. As mudanças são sociais, mas também observadas pelo acesso cada mais maior a conteúdos da internet, através do computador, do celular ou da TV. O estudo pretende utilizar de diferentes janelas de comunicação, usando como laboratório a televisão e rede sociais da REDEVIDA de Televisão, emissora que se identifica como “O Canal da Família”, para produzir material que permita analisar os comportamentos familiares contemporâneos, que não se restringem mais ao pai, a mãe e os filhos, mas todos os membros e a tecnologia que está facilmente ao alcance de cada uma dessas pessoas. A partir destas informações, desenvolver projeto de conteúdo multiplataforma, apresentando os temas a vida, a família e a tecnologia e seus desdobramentos em diferentes mídias.

Palavras-chave: família, tecnologia, multiplataforma.

TRANSMÍDIA NA INFÂNCIA: O caso da série Lala

Autor: WALTER, Rodrigo

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: O presente trabalho consiste em desenvolver uma proposta de projeto transmídia, cujo enredo principal é proveniente de uma série de animação brasileira chamada Lala, produzida em 2013 pelo estúdio Usinanimada. No decorrer deste trabalho, será realizado um estudo de caso da animação Galinha Pintadinha, que se apropriou da estratégia transmídia, sendo a referência principal para este projeto. Ademais, será realizada uma pesquisa teórica sobre transmídia, utilizando-se de artigos e livros relacionados ao assunto. A problemática encontrada para o desenvolvimento desta proposta consiste em explorar as novas formas de experiências provocadas pela participação do usuário. O resultado final desta monografia, além de apresentar uma fundamentação teórica sobre a narrativa transmídia, exibirá o desenvolvimento de uma proposta multiplataforma para a animação infantil Lala, oferecendo três plataformas de mídia online.

Palavras-chave: Transmídia, Animação, Infância, Lala.

DOCUGAME: A gamificação do curta-metragem Vale do rio de lama

Autor: BARBOSA, Sílvio Henrique Vieira

Download (PDF)

Orientador: MESQUITA, Dario

Resumo: Essa monografia busca estudar a criação de linguagens jornalísticas audiovisuais com base na influência das tecnologias da informação, incluindo-se aí a junção de informação e entretenimento (infotainment ou infotenimento) nos produtos jornalísticos transmídia ora desenvolvidos para multiplataformas, refletindo, especialmente, no trabalho do jornalista em experiências documentariais. O estudo do processo de produção do formato webdocumentário permite a interação eficaz da produção jornalística audiovisual com os múltiplos recursos oferecidos pela web, como fotos, áudios, hiperlinks, gráficos, mapas, animações e games, num processo continuamente atualizável, muito ao contrário do documentário em seu formato tradicional. Busca-se, aqui, discutir estratégicas para multiplataformas, como a gamificação de um fato jornalístico com base no documentário Vale do rio de lama – no rastro da destruição (2016), produzido já como parte dessa pesquisa, registrando a tragédia do vazamento da mineradora Samarco no vale do rio Doce, que atingiu toda a extensão do rio, de onde nasce, em Minas, até a foz, no litoral do Espírito Santo. Acredito que a linguagem lúdica do game, permeada por informações jornalísticas, será fator de maior atração para o público-alvo, os jovens, que não são cativados pelo discurso jornalístico das mídias tradicionais.

Palavras-chave: transmídia, webdoc, docugame, gamificação, infotenimento.

RECORD NEWS RURAL: ações de convergência entre televisão e meio digital

Autora: SOUZA, Maria Reis de

Download (PDF)

Orientador: VARONI, Pedro

Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa acerca das ações de convergência entre a televisão e o meio digital. O objetivo é discutir como o telejornalismo projeta seu conteúdo no meio digital e utiliza esse mesmo recurso como complemento das informações veiculadas para o público pela televisão. O trabalho compõe-se de duas partes. A primeira delas consiste na pesquisa de revisão da literatura sobre o jornalismo convergente no contexto cibercultura. São sistematizadas as reflexões sobre o jornalismo em intersecção com as mídias fixas e móveis no contexto da convergência jornalística; discutem-se a inovação e a renovação que esses recursos podem trazer para os processos de produção de conteúdos, linguagem, formatos de apresentação, edição, circulação, recirculação, recepção e consumo. A segunda seção apresenta o estudo de caso do programa Record News Rural; avalia-se o perfil dos quadros do programa e suas ações nas plataformas digitais. Finalmente, articulando o referencial teórico da primeira parte com o estudo de caso, esboça-se uma reflexão crítica sobre o estágio da evolução digital do referido programa diante do avanço da cultura cibernética e delineia-se uma proposta de expansão do conteúdo veiculado para as plataformas digitais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa compósita, em que se juntam as análises bibliográficas que sustentam a discussão teórica e o estudo de caso do programa Record News Rural.

Palavras-chave: Telejornalismo, Webjornalismo, Convergência, Cibercultura, Record News Rural.

TRANSMÍDIA PARA E-COMMERCE PIRES MARTINS

Autor: FORTE, Danilo Miranda

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: A pesquisa trata de investigar as possibilidades e aplicações de lógica transmidiática com foco em marketing para vendas online, especificamente através de estudos de caso de grandes sites de e-commerce; O objetivo é compreender as formas de marketing e analisar os projetos de comunicação dos maiores sites de vendas da internet, bem como investigar novas possibilidades do uso da narrativa transmídia. Trata ainda de investigar métodos e possibilidades de imersão dos usuários na internet, que levem usuários a realizar compras online, além de encontrar possibilidades de aplicação da lógica transmídia para fins publicitários e por fim desenvolver um planejamento de comunicação transmídia para o e-commerce da loja de ferramentas Pires Martins, situado no endereço eletrônico www.piresmartins.com.br.

Palavras-chave: Transmídia, E-commece, Marketing.

PORTFÓLIO TRANSMÍDIA: o negro no audiovisual

Autora: SANTOS, Josiane

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: O projeto aborda a dificuldade que o profissional afrodescendente encontra ao tentar entrar no mercado do audiovisual, através de pesquisas que comprovam a falta de negro no audiovisual brasileiro. Para combater este problema será criado um projeto transmídia, o Portfólio, que tem o objetivo de aumentar a porcentagem de negros como: diretores, roteiristas, produtores e entre outros, além de aumentar a quantidade de conteúdos produzidos por eles. O projeto investiga, através de estudos de caso, dois projetos que beneficiam o negro, mas que não resolve o problema, pois há falhas no trabalho das redes sociais, no foco dos projetos e no marketing. Trata-se ainda de investigar maneiras que possam possibilitar a imersão do negro no mercado, através da aplicação da transmídia.

Palavras-chave: transmídia, mercado audiovisual, profissional afrodescendente.

A GALÁXIA DE CADA SER NARRATIVA TRASMÍDIA NA JORNADA DO HERÓI

Autora: ALMEIDA, Silas Luciani de

Download (PDF)

Orientador: VARONI, Pedro

Resumo: O presente projeto acompanhará o desenvolvimento de uma narrativa sob o ponto de vista de um personagem e do desdobramento da história por meios transmidiáticos. Uma jornada que guia o espectador por uma intrincada rede de reflexões e sentimentos com os quais é fácil se identificar, buscando medir a natureza humana dentro de infinitas possibilidades do universo ficcional. Nossa pequenez é evidente, e nossas vidas duram muito pouco, ainda assim, é possível preencher nosso tempo sobre o mundo com momentos capazes de ressoar à eternidade. Dentro dessa reminiscência, a história será analisada por meios trasmidiáticos para que se possa entender os caminhos de todos os fragmentos e questionamentos da narrativa, e assim mergulhar nas inquietações de cada mídia distinta.

Palavras-chave: transmídia, música, jornada do herói

Projeto de Narrativa Transmídia COLHER DE CHÁ

Autora: FRANCO, Jaqueline Pinheiro

Download (PDF)

Orientador: VARONI, Pedro

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso acompanhará o desenvolvimento do projeto de narrativa transmídia, baseado na webserie “Colher de Chá”, no formato entrevista, com a participação de artistas, escritores, músicos, filósofos e formadores de opinião, oriundos da cidade de Araraquara, São Carlos, Matão e região. A proposta implica a expansão do conteúdo da webserie nas diversas plataformas independentes e complementares, como as redes sociais, site, aplicativos e, futuramente, distribuição na rede de TV educativa regional, através do apoio da Universidade Uniara. O projeto “Colher de Chá” conta com equipe formada por publicitários, jornalistas, arquitetos, estúdios de áudio e imagem, bem como apoio da Secretaria de Cultura, Associação Comercial, universidades e comerciantes locais. O objetivo do projeto é ampliar, promover, dar visibilidade e divulgar os aspectos culturais da região, representados por seus artistas e personalidades influentes, através das plataformas digitais, sem perder o viés educativo.

Palavras-chave: webserie. cultura. entrevista. multiplataforma. transmidia.

DOCUMENTÁRIO TRANSMÍDIA: Estudo de caso do documentário Ouvidores de Vozes e proposta transmidiática

Autora: ARDUINO, Giovana

Download (PDF)

Orientador: ARONCHI, José Carlos

Resumo: Esta pesquisa abordará a interpretação de narrativa transmídia elaborada por Henry Jenkins e, em união com o conceito de “ativismo transmídia” de Lina Srivastava, compreenderá quais caminhos uma proposta documental de cunho social pode traçar para se transformar em um projeto transmidiático. Para isso, o documentário do Canal Futura “Ouvidores de Vozes” é usado como exemplo. O trabalho, através da metodologia de estudo de caso, analisa a criação, o tema e a recepção do documentário e, com o estudo dos conceitos “narrativa transmídia” e “ativismo transmídia”, é sugerido três produtos para compor o universo transmidiático do “Ouvidores de Vozes”. O foco desta pesquisa é fornecer material para o documentarista busca um primeiro contato com a transmídia e querem entender como aplicar o conceito em um projeto não-ficcional, ainda mostrando vantagens e possíveis caminhos.

Palavras-chave: documentário, transmídia,  ativismo transmídia.

TRAVESSIAS: Um documentário transmídia

Autora: TORRES, Karen Fernanda de Oliveira

Download (PDF)

Orientador: MASSAROLO, João

Resumo: “Travessias – um documentário transmídia” é, como trabalho acadêmico, uma análise de referências como a plataforma Vídeo nas Aldeias e seus diversos conteúdos, filmes como Who is Dyani Cristal? e Kony 2012 e seus desmembramentos pelas multiplataformas para que, a partir destes, possibilite a existência de si mesmo como narrativa transmídia. Esta pesquisa também se utilizará de referenciais teóricos como Henry Jenkins, Janet Murray e Lina Srivastava. Neste contexto, busca descobrir como construir uma narrativa transmídia em um universo não-ficcional.

Palavras-chave: documentário, transmídia, documentário transmídia, Vídeo nas Aldeias.

VOD E TRANSMÍDIA: Desdobramentos a partir do estudo do Globo Play

Autora: VIEIRA, Amanda Veronesi

Download (PDF)

Orientadora: CÂMARA, Naiá Sadi

Resumo: No cenário contemporâneo, em que o audiovisual se movimenta por diversas tecnologias de distribuição, a narrativa transmídia ganha força e um novo espectador aparece em busca de novas experiências na fruição dos conteúdos de entretenimento. Nesta monografia, procuramos entender os serviços de vídeo sob demanda como uma nova plataforma que, entre outros modelos de distribuição de conteúdo, possui especificidades que vão além da experiência televisiva. E ainda, discutir possíveis caminhos para uma plataforma VOD no universo transmídia.

Palavras-chave: VOD. Globo Play. Transmídia.