Menus de configuração no Painel de Administração

EAM

Estrutura Curricular

Curso tem a carga horária de 360 horas, distribuídas em onze disciplinas. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consistirá na produção de uma monografia.

Calendário de Disciplinas 2017/2

Disciplinas

» TRANSMÍDIA: TEORIAS E MÉTODOS DE ANÁLISE (24HS)

Ementa: A disciplina apresenta um caráter preponderantemente teórico e reflexivo, com objetivo de fomentar a discussão sobre o entendimento do conceito de transmedia storytelling, suas formas de produção e modelos de negócio, considerando pontos positivos e negativos evidentes no discurso das indústrias criativas. Por outro lado, a disciplina pretende explorar a dimensão empírica, apresentando teorias e modelos de análise das narrativas transmídia, com base nos preceitos apontados pela bibliografia nacional e internacional de referência na área. O componente prático será explorado no decorrer do curso com a solicitação de trabalhos, com o objetivo de confrontar teorias e desenvolver quadros analíticos para estudo da transmidiação dos conteúdos ficcionais a partir das discussões realizadas ao longo das aulas. Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de refletir criticamente sobre os conteúdos transmídia, pensando tanto na instância da produção, como da recepção. Concomitantemente, espera-se que os participantes mostrem-se capazes de utilizar esse referencial teórico para desenvolver pesquisas sobre a ficção transmídia.
Modalidade: Presencial

» STARTUP AUDIOVISUAL: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO (24HS)

Ementa: Aborda o conceito de inovação, os negócios disruptivos e os modelos de empresas inovadoras do segmento audiovisual. Estratégias colaborativas para a inovação. Cases de startups do segmento audiovisual. Captação de recursos públicos e privados para projetos e empresas. Propostas de ampliação do mercado para atuação profissional empreendedora. O desenvolvimento de modelos de negócios inovadores nos setores da indústria, comércio e serviços de imagem e som.
Modalidade: Presencial

» MÉTODOS DE MONITORAMENTO EM REDES SOCAIS  (24HS)

Ementa: O curso está estruturado em torno de três eixos. Primeiramente pretende apresentar e refletir sobre as políticas públicas implementadas no campo audiovisual nas últimas
duas décadas. Em segundo lugar visa diagnosticar os impactos que essas políticas tiveram na cadeia de valor do audiovisual, especialmente no cinema. Finalmente propõem a realização de um projeto de produção de curta-metragem com base na nova configuração institucional do campo audiovisual.
Modalidade: Presencial

» POLÍTICAS PÚBLICAS E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (24HS)

Ementa: O ambiente da comunicação nas multiplataformas vive hoje uma grande transformação devido as redes sociais como Facebook, Twitter ,Google + e You Tube. Com a cultura participativa nas redes, o usuário assume um protagonismo ao ser essa figura que consume e produz, simultaneamente, alterando as relações de distribuição e criação de conteúdos – produzindo assim, uma infinidade de dados. A disciplina “Métodos de Monitoramento em Redes Sociais” tem o objetivo de capacitar os alunos no planejamento da pesquisa e suas metodologias, práticas na coleta de dados com softwares e suas consecutivas análises para a realização de novas ações e mensuração de resultados que resultam em novos modelos de negócios e estratégias de mercado.
Modalidade: Presencial

» VÍDEO SOB DEMANDA: FICÇÃO SERIADA NO AMBIENTE MULTIPLATAFORMA (24HS)

Ementa: Proporcionar ao aluno ferramentas para reflexão sobre os serviços de vídeo sob demanda (VOD – vídeo on demand), na perspectiva teórica do entretenimento transmídia, buscando oferecer um quadro analítico para estudo dos processos de transmidiação de conteúdo. Para isso, serão analisadas a novos modelos de negócio e de distribuição audiovisual; as novas formas de consumo (binge watching) e de engajamento; identificar e analisar as plataformas de VOD no Brasil e no mundo, considerando a proposta regulação dos serviços pela ANCINE.
Modalidade: Presencial

» DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS MULTIPLATAFORMA (24HS)

Ementa: A disciplina tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma percepção da produção de conteúdo multiplataforma como materialização de imaginários. Bem como criar mecanismos de identificação das histórias a serem contadas: jornalismo, documentário, ficção e outros gêneros. Além de Trabalhar a relação entre potência e ato; real da linguagem e real da história, e identificar as possibilidades de comunicação diante das novas formas de circulação dos conteúdos.
Modalidade: Presencial

» ROTEIRO AUDIOVISUAL PARA NARRATIVAS TRANSMÍDIA (24HS)

Ementa: Construção do mundo da história. O uso dramático do gancho narrativo.  A cena como um curta-metragem. Estrutura da cena expandida.  Forma episódica / serial / procedural.  Anatomia de um websódio. O uso dramático do espaço. Modelos de bíblias transmídia.  A personagem nas multiplataformas. Episódio como um filme de longa metragem. Desenvolvimento de diálogos.
Modalidade: Presencial

» DESIGN DE EXPERIÊNCIAS LÚDICAS EM MULTIPLATAFORMAS (24HS)

Ementa: A disciplina compreende o estudo das diferentes possibilidades de constituição de experiências lúdicas através do uso coordenador de multiplataformas de mídias e espaços, a exemplos dos jogos de realidade alternada (Alternate Reality Games-ARG), em que estratégias de game design são utilizadas associadas uma realidade ficcional configurada de modo a incorporar à sua diegese o cotidiano de seus participantes. Para tanto, são abordados diferentes temas de circundam essa prática, como imersão, mídias locativas, transmídia, design de narrativa, game design, mundo ficcional, agência, jogos pervasivos, jogos de realidade alternada, gamefication, games studies e comunidades online
Modalidade: Presencial

» LETRAMENTO TRANSMÍDIA (24HS)

Ementa: A disciplina busca promover formas de transmissão de “competências midiáticas” para que os alunos realizem práticas comunicativas de interpretação e produção críticas.  Como a produção cultural na convergência de mídias ocorre em diferentes plataformas (do livro às mídias móveis), exigindo tipos de competências leitoras diferentes, concebe-se o letramento transmídia como um conceito chave integrador dos multiletramentos que as diferentes práticas sociais contemporâneas exigem, como competência e habilidade de curadoria de conteúdos.
Modalidade: Presencial

» ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40HS)

Ementa: Estudo do processo de organização de um trabalho científico para o desenvolvimento de uma pesquisa e a elaboração de uma monografia. No decorrer da disciplina os alunos terão oportunidade de participar de um processo de reflexão constante sobre as diferentes etapas de realização de uma pesquisa na área da Comunicação: o conhecimento e a linguagem científica, a instrumentalização teórico-prática da pesquisa científica comunicacional, as perspectivas atuais de estudo nesse campo e a montagem de um roteiro para elaboração de seus projetos.
Modalidade: Presencial

» SEMINÁRIOS DE PESQUISA (56 HS)

Ementa:  Atividades complementares monitoradas que compreenderão um conjunto de workshops e/ou seminários sobre temas correlatos, seguidos por outras atividades sugeridas pela Coordenação e/ou professores.
Modalidade: Semipresencial

» ORIENTAÇÃO DE PROJETOS (72 HS)

Ementa:  Este módulo será oferecido na fase de realização do TCC e a orientação de projetos será realizada por docentes do curso de Especialização, escolhidos conforme a linha de pesquisa na qual o orientando realizará sua monografia.
Modalidade: Semipresencial

Telefone: (16) 3306-6923  |  Email: especializacao.multiplataforma@gmail.com