Curso tem a carga horária de 360 horas, com duração de 18 meses e aulas quinzenais sempre aos sábados. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consistirá na produção de uma monografia estrutura como documento do projeto transmídia.

Módulos de Disciplinas

» MÓDULO 01: TÓPICOS AVANÇADOS EM NARRATIVAS TRANSMÍDIA: TEORIAS E MÉTODOS (24HS)

Ementa: A disciplina apresenta um caráter preponderantemente teórico e reflexivo, com objetivo de fomentar a discussão sobre o entendimento do conceito de transmedia storytelling, suas formas de produção e modelos de negócio, considerando pontos positivos e negativos evidentes no discurso das indústrias criativas.

» MÓDULO 02: TÓPICOS AVANÇADOS EM CULTURA PARTICIPATIVA E REDES SOCIAIS (24HS)

Ementa: O ambiente da comunicação nas multiplataformas vive hoje uma grande transformação devido às redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, TikTok e YouTube. Com a cultura participativa nas redes, o usuário assume um protagonismo ao ser essa figura que consome e produz, simultaneamente, alterando as relações de distribuição e criação de conteúdos. O módulo tem o objetivo de capacitar os alunos no planejamento da criação e gestão de conteúdos nas redes sociais para os mais diversos projetos audiovisuais. .

» MÓDULO 03: TÓPICOS AVANÇADOS EM DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS MULTIPLATAFORMAS (24HS)

Ementa: O curso está estruturado em torno de três eixos. Primeiramente pretende apresentar e refletir sobre as políticas públicas implementadas no campo audiovisual nas últimas duas décadas. Em segundo lugar visa diagnosticar os impactos que essas políticas tiveram na cadeia de valor do audiovisual, especialmente no cinema. Finalmente propõem a realização de um projeto de produção de curta-metragem com base na nova configuração institucional do campo audiovisual.

» MÓDULO 04: TÓPICOS AVANÇADOS EM METODOLOGIAS DE PROJETOS MULTIPLATAFORMAS (40HS)

Ementa: Estudo do processo de organização de um trabalho científico para o desenvolvimento de uma pesquisa que irá auxiliar na seção da monografia acompanhada o projeto transmídia, como trabalho de conclusão do curso. No decorrer da módulo os alunos terão oportunidade de participar de um processo de reflexão constante sobre as diferentes etapas de realização de uma pesquisa na área da Comunicação: o conhecimento e a linguagem científica, a instrumentalização teórico-prática da pesquisa científica comunicacional, as perspectivas atuais de estudo nesse campo e a montagem de um roteiro para atualização e elaboração de suas propostas.

» MÓDULO 05: TÓPICOS AVANÇADOS DA ECONOMIA DO ENTRETENIMENTO MULTIPLATAFORMA (24HS)

Ementa: O módulo pretende discutir sobre a noção de plataforma e suas implicações econômicas e produtivas no entretenimento contemporâneo. Em paralelo ao debate conceitual e estudos de caso, haverá exercícios práticos que abordem estratégias de uso de múltiplas plataformas em projeto transmídia, considerando características técnicas e de design de cada uma delas. Modalidade: Presencial.

» MÓDULO 06: TÓPICOS AVANÇADOS EM PROPRIEDADE INTELECTUAL NO AUDIOVISUAL (24HS)

Ementa: O módulo busca apresentar conceitos jurídicos a respeito da propriedade intelectual no mercado audiovisual brasileiro, explorando aspectos práticos para a realização de contratos com os diferentes agentes envolvidos na realização de um projeto audiovisual para multiplataformas, bem como a exploração da propriedade intelectual no mercado em diferentes suportes midiáticos e plataformas digitais.

» MÓDULO 07: SEMINÁRIOS DE PESQUISA (56HS)

Ementa:  Atividades complementares monitoradas que compreenderão um conjunto de workshops e/ou seminários sobre temas correlatos, seguidos por outras atividades sugeridas pela Coordenação e/ou professores.

» MÓDULO 08: TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTRATÉGIAS DE PROTOTIPAGEM PARA MULTIPLATAFORMAS (48HS)

Ementa: Nesse módulo, irá elaborar um primeiro teste de prototipagem de suas propostas de projeto transmídia, que será desenvolvido a fim de serem apresentados como trabalho de conclusão de curso. Para tanto, se fará uso da técnica de desenvolvimento MVP (minimum viable product) para o desenvolvimento de um protótipo com um mínimo de custo possível, utilizando-se de recursos gratuitos para conteúdos em websites e redes sociais, por exemplo.

» MÓDULO 09: TÓPICOS AVANÇADOS EM DESIGN MULTIPLATAFORMA (72HS)

Ementa: Módulo destinado para pesquisa e discussão dos elementos conceituais e projetuais de um projeto audiovisual multiplataforma, com acompanhamento do corpo docente, apresentando um conteúdo programático voltado para o pensamento projetual no campo do design transmídia, com abordagens que podem se moldar conforme as necessidades de cada projeto apresentado para disciplina.