Inscrição para certificado: https://bit.ly/33P335Y
O regime de distanciamento social potencializou as práticas culturais emergentes das lives, reconfigurando a interação entre o público e os artistas. Tal fenômeno foi possibilitado pela plataformização das indústrias culturais: um fenômeno recente na história do país.
Surgem assim, na arena cultural, manifestações artísticas, criativas e inovadoras em plataformas de entretenimento: filmes, séries, shows musicais ao vivo, esquetes humorísticos e performances teatrais. Essas atividades geram novos modelos de negócios ao oferecer serviços de distribuição online com implicações diretas nos arranjos produtivos das indústrias culturais.
Esse fenômeno não é novo, nos anos 1990 as empresas de tecnologia perceberam que os conteúdos não se limitavam a uma única mídia, e por isso passaram a adquirir um novo valor de mercadoria como bem cultural no mundo digital: “o conteúdo é rei”. Vale ressaltar que o valor de um bem cultural não é criado apenas pelas plataformas, mas também pela força criativa dos produtores culturais que delas participam, considerando os interesses do público e a governança da plataforma.
Nesse contexto, o seminário “Plataformização da Cultura” pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, artistas e profissionais da cultura, visando um maior entendimento das atuais transformações nas indústrias de entretenimento.
Busca-se discutir a importância da criação de políticas públicas para as plataformas culturais; o marco regulatório do vídeo sob demanda; novas perspectivas estéticas e estilísticas, e a inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.
A décima segunda live será sobre a Cinemateca e a memória audiovisual em perigo, no dia 12/12 às 16h, com a participação de Larissa de Sá, Roberto Gervitz, Débora Butruce, com mediação de Arthur Autran (UFSCar). O debate será transmitido no Facebook pelo link: https://bit.ly/2Vl5t8f.
ACOMPANHE A NOSSA PROGRAMAÇÃO PELA PÁGINA NO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/especializacaomultiplataformaufscar
O evento é uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFSCar) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSCar).
Sobre os participantes:
Larissa de Sá
Servidora federal integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Ministério da Cultura), graduada em Direito pela USP, pós-graduanda em políticas públicas de cultura pela UnB/Minc.
Roberto Gervitz
Realizador de filmes como Braços Cruzados Máquinas Paradas, Feliz Ano Velho, Jogo Subterrâneo, Prova de Coragem, e Na Dança! Doc (todos longas-metragens). Dirigiu também episódios de Carandiru – Outras Histórias, entre outros trabalhos.
Débora Butruce
Preservadora audiovisual e pesquisadora. Doutora pela ECA-USP com pesquisa sobre restauração de filmes no Brasil e o impacto da incorporação de tecnologia digital. É a atual presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.
Arthur Autran
Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2018). Atualmente é Professor Associado no Depto. de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos.