Informamos que o Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS-FGV) está organizando a coletânea “Da Televisão ao YouTube: Influenciadores, Audiência e Normas”, que será lançado no segundo semestre de 2018 pela editora Azougue.. O livro será o terceiro volume de uma coleção financiada pelo International Development Research Centre (IDRC). O primeiro volume, intitulado “Da Rádio ao Streaming: ECAD, Direito Autoral e Música no Brasil” foi publicado em 2016 e o segundo volume, “Da Fotocopiadora à Nuvem: Acesso ao Conhecimento, Pirataria e Educação” será lançado em junho deste ano. Todos os livros da coleção são licenciados em Creative Commons e possuem uma versão digital em acesso aberto (gratuito) e uma versão impressa, que será comercializada por diversas livrarias.
O livro “Da Televisão ao YouTube: Influenciadores, Audiência e Normas” é fruto do projeto CODE – Understanding the Socio-Economic Impact of Copyright in the Digital Economy, realizado por pesquisadores do CTS-FGV entre 2016 e 2018 em parceria com instituições do Chile, Colômbia, Índia e Estados Unidos. O projeto objetivou analisar o ecossistema de produção de vídeo online, tendo a plataforma YouTube como foco da análise. A ideia é entender a perspectiva dos criadores de conteúdo sobre as atividades que desempenham, o modo como a plataforma determina alguns aspectos da sua produção e como a Lei de Direitos Autorais incide neste cenário. Atualmente, o YouTube é a plataforma que proporciona a mais relevante geração de vídeos por usuários, fornecendo interessantes dados para estudos do uso que tem sido feito dela. Assim, ao analisarmos de que forma normas e regimes jurídicos têm sido aplicados no YouTube, entendemos também de que maneira a produção de conteúdo feita pelos usuários pode ser moldada na plataforma.
Gostaríamos de convidar pesquisadores interessados em contribuir com o livro e pedimos que nos enviem um capítulo, de acordo com os parâmetros listados abaixo. Selecionaremos os capítulos que melhor se encaixarem na proposta para serem incluídos no livro. Algumas sugestões de temas que podem ser abordados são: produção de vídeo para o YouTube e diversidade; propagandas direcionadas no YouTube; as relações entre televisão e plataformas como o YouTube; os canais e suas audiências; e o ecossistema de produção de vídeos no YouTube. Outros tópicos também poderão ser propostos e, caso prefiram, podem nos escrever para discutir potenciais abordagens e para tirar dúvidas.
A organização do livro é realizada por Pedro Augusto P. Francisco, Jhessica Reia, Bruna Castanheira e Pedro Mizukami. O livro contará também com os resultados da pesquisa brasileira e contribuições dos parceiros internacionais.
Datas:
Envio dos capítulos para os organizadores: 30 de abril de 2018
Resultado da seleção de capítulos: até 30 de maio de 2018
Prazo para revisão dos capítulos: 30 de junho de 2018
Previsão de envio para editora: até 31 de julho de 2018
Previsão de publicação: até dezembro de 2018
Informações sobre o envio dos capítulos:
Os capítulos deverão ser enviados para Bruna Castanheira (bruna.freitas@fgv.br) e Jhessica Reia (jhessica.reia@fgv.br) até o prazo estipulado;
Tipo de arquivo: Word ou Libre Offfice;
Número de páginas: de 20 a 25, incluindo todo conteúdo, como notas de rodapé e referências. Caso esses critérios não se adequem às suas necessidades, favor entrar em contato conosco;
Fonte e formatação: Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento de 1,5; citações com mais de 3 linhas devem separadas do corpo do texto, em tamanho 10, justificado, espaçamento simples; Notas de rodapé devem ter tamanho 10, justificado, espaçamento simples. Margens: 3cm superior e esquerda/2cm inferior e direita.
Seguir normas ABNT para referências e citações.
> Enviar também mini bio de até 150 palavras, com e-mail e telefone para contato
Caso possua qualquer dúvida, favor entrar em contato com os organizadores:
Bruna Castanheira: bruna.freitas@fgv.br +55 21 3799 5367
Jhessica Reia: jhessica.reia@fgv.br +55 21 3799-5435
Pedro Francisco: pedro.augusto@fgv.br +55 21 3799-5370
Agradecemos seu interesse em participar e nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso.
Jhessica Reia
Source