Videogame Levado a Sério

Nas últimas décadas, as mídias interativas têm se constituído num novo paradigma do entretenimento audiovisual, através da disseminação massiva dos videogames. Os investimentos da indústria neste campo foram impulsionados pelo desenvolvimento tecnológico que permitiram a criação de gráficos com qualidades fotorealística, além da expansão da memória e de processadores velozes. Esses avanços afetaram tanto as formas convencionais de entretenimento audiovisual quanto às categorias de entendimento da narrativa tradicional. Do ponto de vista narrativo, os videogames se constituem numa mídia extremamente poderosa e muitos compartilham elementos das narrativas tradicionais, mas se na era clássica dos videogames essa realidade serviu para impulsionar o entretenimento audiovisual, atualmente os projetos de design para videogames se desenvolvem na arquitetura dos espaços narrativos.

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JogosBR 2008

Ok, muito se diz sobre o grande mercado mundial na área de jogos, sobre o quanto o setor tem crescido, sobre números assombrosos de um setor que já fatura mais que a bilheteria de cinema ou que a venda de DVDs, mas como é a real situação deste setor no Brasil? Quais são os números da “indústria brasileira de videogame”? A Abragames fez um levantamento e basicamente temos um mercado com potencial de movimentar aproximados 2 bilhões de reais e movimentamos menos de 90 milhões de reais. Isso significa que a indústria brasileira de videojogos está muito fraca. Muitos culpam o governo por isso, com projetos de restrição de mercado que apenas travaram a economia no setor e incentivaram a defasagem tecnológica e a pirataria.

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