[accordion] [spoiler title=”A-tevê – Laboratório de análise da teleficção (UFBA)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Maria Carmen Jacob e Souza (Docente titular doutora. PosCom, Facom, UFBA)

 

Resumo:  Integrantes do Grupo desenvolvem estudos sobre os processos de gestão, produção, criação e recepção da ficção seriada para televisão e internet, de filmes, HQs, romances, fanfics. Análise dos aspectos narrativos, poéticos e estilísticos de séries e filmes com ênfase na intertextualidade e na transmidiação. Abordagem comparativa do exame da autoria e do estilo de produtores, roteiristas e diretores da ficção televisiva seriada, do cinema, do filme publicitário e das histórias em quadrinhos.”

Palavras-chave: ficção seriada, estilo, autoria, televisão, telenovela, roteirista.

 

Membros: Maria Carmen Jacob de Souza, Thaiane Machado, Hanna Nolasco, Genilson Alves, Barbara Vieira, Sofia Federico, Priscila Santiago, Krystal Baquero, Tcharly Briglia, João Araújo, Tatiana Aneas, Ludmila Carvalho, João Senna, Rodrigo Lessa, Amanda Aouad, Maira.

Website: https://ateve.com.br/

[/spoiler] [spoiler title=”AnimaMídia – Grupo de Pesquisa em Desenhos Animados (UFF)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líder: Ariane Diniz Holzbach (Doutora, UFF)

 

Resumo: AnimaMídia reúne docentes e discentes interessados em entender/contextualizar/problematizar o universo dos desenhos animados em suas mais variadas formas de exibição e circulação. Nossa proposta é inserir esse produto midiático em relação ao consumo adulto e infantil, sem, no entanto, limitá-lo a uma leitura unidirecional de seu circuito comunicativo. Interessa-nos desenhos animados do mundo todo, com ênfase nos desenhos brasileiros em diálogo com produções estrangeiras, sobretudo considerando o complexo cenário globalizado contemporâneo, no qual produções de regiões tidas como “periféricas” dialogam e muitas vezes se fortalecem frente aos desenhos animados “centrais”. Nossos olhares têm em vista aspectos históricos, socioculturais e técnicos que possibilitem entender os desenhos animados como elementos fundamentais para compreender o mundo contemporâneo.

Palavras-chave: animação, narrativas, audiovisual.

 

Membros: Arthur Felipe de Oliveira Fiel, Cheila Lilian Pacetti de Almeida e Silva, Geovanny Luz dos Anjos Santos, Guilherme Moraes dos Santos Fernandes Vieira, Jackeline da Costa, Joelton Barboza da Silva, Júlia Alves Santana, Luís Lessa Sôlha, Lumárya Souza.

Website: https://pesquisaanimamidia.wordpress.com 

[/spoiler] [spoiler title=”Artemídia e Videoclipe (UNESP) ” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Pelópidas Cypriano PEL (Doutor, UNESP), Glaucia Eneida Davino (Pós-Doutoranda, UNESP), Mônica de Moraes Oliveira (Doutora, Pesquisadora Independente), Anna Claudia Agazzi (Doutora, UNESP)

 

Resumo:  O Grupo de Pesquisa ARTEMÍDIA E VIDEOCLIPE é multiinstitucional e multidisciplinar reunindo pesquisadores, docentes, discentes e técnicos de diversas áreas do conhecimento para a produção artístico-científica na área de “Processos e Procedimentos Artísticos”. Considera que “Artemídia” é o produto resultante dos processos e procedimentos artístico-científicos na interface Arte-Ciência-Comunicação e que “Videoclipe” é um exemplo de artemídia, o qual remete às origens históricas de formação do grupo. Trabalha na perspectiva do tripé indissociável pesquisa-ensino-extensão permeado pela gestão. No Instituto de Artes da UNESP tem como base o [ALICE] Ateliê-Laboratório de Imagem Cinética Eletrônica, o [ALFA] Ateliê-Laboratório de Fotografia em Artes e o [ALEIA] Ateliê-Laboratório de Empreendedorismo e Inovação em Artes. Na verticalização da pesquisa abrange desde a Iniciação Científica do Ensino Médio até a Supervisão de Pós-Doutorado. No âmbito da formação e aperfeiçoamento de pesquisadores fomenta a inovação de paradigmas de difusão da produção artístico-científica principalmente estimulando a realização do “Trabalho Equivalente” como forma de redação alternativa à Tese de Doutorado, à Dissertação de Mestrado, à Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso. Promove a difusão da produção artístico-científica em eventos científicos, artísticos e corporativos.

Palavras-chave: Artemídia, Processos e Procedimentos Artístico-Científicos, Produção Artemídia no contexto de Pandemia de Covid-19.

 

Membros: Pelópidas Cypriano PEL, Glaucia Eneida Davino, Mônica de Moraes Oliveira, Anna Claudia Agazzi, Marcos Pereira Lamego Filho, Taísa Nogueira Silva, Daniel Amaral Herrera, Aldrin Booz Cruz, Patrícia Lobo, Ricardo de Araujo Kobayashi Junior, Guilherme Hammel.

Website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/416424721695322 

[/spoiler] [spoiler title=”Audiovisualidades da tecnocultura – Comunicação, Memória e Design (UNISINOS)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líder: Gustavo Daudt Fischer (Doutor, UNISINOS)

Resumo: O diretório volta-se paras as tendências comunicacionais, memoriais, projetuais e experimentais do audiovisual, inscrevendo-o em um campo heterogêneo de formatos, suportes e tecnologias que atravessam e transcendem as mídias, por convergência e dispersão. As pesquisas autenticam e analisam audiovisuais em contextos midiáticos e em contextos não reconhecidamente midiáticos ou audiovisuais; reconhecem a historicidade e especificidade do cinema, da televisão, do vídeo e das mídias digitais, e as investigam na perspectiva mais geral de um aparelho e de uma ecologia audiovisual; buscam compreender suas linguagens e configurações nos usos e apropriações praticados pelas mídias e pelos espectadores, entendidos esses, agora, também como protagonistas. Emergentes da cena contemporânea, tais usuários são desafiados e seduzidos a também agirem – até mesmo de forma projetual – em larga escala, como as mídias, na medida em que se disponibilizam a eles mais e melhores ferramentas de realização audiovisual, mais ou menos dissemináveis na rede comunicacional expandida pela Internet. Tais práticas das mídias e dos usuários inscrevem as audiovisualidades como substâncias da cultura, impactada pela importância crescente do design em seu devir.

Palavras-chave: Audiovisualidades, tecnocultura, comunicação, memória, design.

 

Membros: Gustavo Daudt Fischer, Suzana Kilpp, Sonia Montaño, Tiago Lopes, Maria Regina de Paula Mota, Massimo Canevacci, João Martins Ladeira (docentes); Adriana Crisanto Monteiro, Alexsandrina Ramos de Carvalho Souza, Aline Corso, Amerian Aurich, Ananda Zambi.

Website: https://pesquisaanimamidia.wordpress.com

[/spoiler][spoiler title=”C.M.M. – CONCEPÇÃO, MATERIALIZAÇÃO E MÉTODOS (Unesp)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líder: Célio Martins da Matta (Doutor, Mackenzie/Unesp)

Resumo:  Este grupo reúne pesquisadores e alunos para encontrar caminhos de solução, para que esses possam expor e discutir suas ideias e dificuldades, principalmente os que buscam desenvolver seus projetos propondo discussões sobre temas relativos as áreas de Design, Arte, Arquitetura, Tecnologia, Audiovisual, Novas Mídias, Educação e suas inter-relações. Para a realização desta prática pedagógica de pesquisa, se aplica um método de discussão de projetos, os processos e procedimentos utilizados como instrumento de estudos bidimensionais e tridimensionais para Arquitetura, Design e Arte na materialização de conceitos como projetos, desenhos, construção de maquetes, modelos e obras trabalhando dentro do conceito denominado C.M.M. – Concepção, Métodos e Materialização (mesmo nome do grupo em formação) oriundo de uma variante de dois binômios sugeridos no doutoramento do autor (que orienta o grupo): Criativo-Racional e Conceituação-Materialização, que convergem para uma comunicação professor-aluno acreditando que os trabalhos orientados e desenvolvidos com base nesses dois binômios facilitam o entendimento e principalmente a apresentação materializada de um conjunto de insights. Em materialização são válidas formas de apresentação físicas ou virtuais. 

Palavras-chave: Design, Arte, Arquitetura, Tecnologia, Audiovisual, Mídias, Educação, Processos, Procedimentos.

 

Membros: Célio Martins da Matta, André Martins da Matta, Fernando Luis Cazarotto Berlezzi.

Website: www.celiomatta.com 

[/spoiler][spoiler title=”CAT – Cultura Audiovisual e Tecnologia (UFES)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Daniela Zanetti (Doutora, UFES), Diego Brotas (Doutor, UFES)

 

Resumo: Grupo de pesquisas vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Iniciado em 2011, o CAT se dedica ao estudo de fenômenos situados na articulação entre audiovisual e cibercultura, compreendendo o cinema, a TV, a Web e as mídias interativas, como plataformas para a exibição/circulação/fruição de conteúdos audiovisuais diversos. Tem como problematização o entrecruzamento entre a linguagem audiovisual e a dimensão interativo-digital, e a função das redes sociais e de plataformas específicas da Internet na reconfiguração do campo audiovisual. Busca também compreender as características e especificidades de conteúdos feitos para a televisão e para o cinema num contexto de narrativas transmidiáticas. Para além dos suportes e dispositivos, interessa ainda aos estudos do grupo as narrativas e os discursos produzidos nesses contextos.  Eixos de pesquisa:- Transformações da audiovisualidade na interface com a cibercultura e os fenômenos sociais, culturais, econômicos e políticos decorrentes desse processo, com foco em estudos sobre modos de produção e de consumo de materiais audiovisuais que engendram novas formas discursivas e narrativas;- Sociabilidades e novas territorialidades no contexto da cibercultura; – As narrativas periféricas e o discurso das minorias.

Palavras-chave: Cibercultura, Audiovisual, Transmídia, Mídias Interativas.

 

Membros: Daniela Zanetti, Diego Brotas, Debora Rosenfeld, Julia Salles, Fernando Krum, Camila Fregona, Luiz Gustavo Dantas, Thamara Machado.

Website: https://facebook.com/cat.ufes 

[/spoiler][spoiler title=”CETVN – Centro de Estudos de Telenovela (USP)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líder: Maria Immacolata Vassallo de Lopes (Doutora, USP)

 

Resumo: O Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) faz parte da Escola de Comunicação e Artes da USP e foi criado para apoiar e desenvolver pesquisas na área de ficção televisiva. Atualmente os esforços do núcleo estão direcionados principalmente para o desenvolvimento do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (OBITEL). O Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), desde sua fundação em 1992 (como Núcleo de Pesquisa de Telenovela), destaca-se nacional e internacionalmente como centro de referência nos estudos de ficção televisiva. É o primeiro centro de pesquisa no Brasil destinado exclusivamente à investigação e documentação sobre telenovela e ficção televisiva. Publica anuários, livros temáticos e organiza seminários nacionais e internacionais sobre telenovelas e ficções televisivas.

Palavras-chave: telenovela, série, ficção televisiva, Obitel

 

Membros: Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Mariana Marques de Lima Pinheiro, Tissiana Nogueira Pereira, Aianne Amado Nunes Costa, Andreza Patricia Almeida dos Santos, Gabriela Torres Barros, Gustavo Slachta Rodrigues, Julia Monteiro Segadas Vianna, Juliana Malacarne de Pinho.

Website: www.cetvn.net.br

[/spoiler][spoiler title=”CiberCog – Comunicação, Lúdico e Cognição (UERJ)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Fátima Regis (Doutora, UERJ)

 

Resumo: O CiberCog estuda as relações entre comunicação, subjetividade e cultura. A ênfase está nas articulações entre subjetividades e processos de fruição de mídia/entretenimento, privilegiando seus aspectos cognitivos, éticos e subjetivos. Desde 2007, seus pesquisadores investigam as competências cognitivas desenvolvidas no acoplamento com mídias digitais e produtos culturais (games, televisão, cinema, livros, quadrinhos, aplicativos). Em investigação empírica (2007-2010) que consistiu de análise comparativa entre seriados de TV e videogames produzidos desde a década de 1980 até 2010, concluiu-se que a fruição das mídias estimula o desenvolvimento cognitivo em cinco categorias de competências: linguísticas, lógicas, sensoriais, sociais e criativas. Concluiu-se também que essas competências não se reduzem ao conceito clássico de cognição como processo analítico e intelectual, uma vez que envolve habilidades associadas a afetos, sociabilidades e ao aparato sensório-motor. Esses achados convergem com as teorias da cognição situada e cognição atuada que defendem que, além dos aspectos racionais e lógicos, a cognição é construída por afetos, sociabilidades, sensorialidades e pela interação inextricável com o meio e objetos. A ideia de que o processo cognitivo opera de modo transdisciplinar a partir da interação dinâmica e complexa entre elementos biopsicossociais é o background teórico-metodológico para as pesquisas do grupo.

Palavras-chave: Comunicação, Entretenimento, Mídias Digitais, Cognição, Afeto, Subjetividade, Práticas Lúdicas, Múltiplos Letramentos.

 

Membros: Alessandra Maia, Carmem Prata, Eric Freitas Ferreira, Eunice Affonso Rodrigues Gonzalez, Gabriela Nel Rodrigues dos Santos, Gustavo Mangia Peixoto, Laïs Coutinho Roxo, Leonardo Mancini, Mayara Barros, Naiara Evangelo, Renata Cristina da Silva Monty Barret

Website: http://www.cibercog.com 

[/spoiler][spoiler title=”Comunica – inscrições linguísticas na comunicação (UFSCar)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Luciana Salazar Salgado (Doutora, UFSCar), José de Souza Muniz Jr. (Doutor, CEFET-MG)

Resumo: Somos um grupo de pesquisadores que se reúne em torno de textos que pautam reflexões sobre a comunicação no mundo contemporâneo. A amplitude desse território parece pertinente na medida em que, estribado nas questões fundamentais da linguística, permite tratar fenômenos de língua e linguagem na sua relação com elementos extralinguísticos, investigando práticas novas, retomando conhecimentos fundadores, abordando problemáticas que se põem como cruciais não só aos pesquisadores e profissionais da linguagem, como a qualquer cidadão que assuma sua condição de partícipe na construção social e política das comunidades em que vive, isto é, sua condição irredutível de interlocutor.

Palavras-chave: análise do discurso, estudos da edição, materialidades da cultura.

 

Membros: Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Ana Paula Slompo,  Arthur Matheus Rosa Santos,  Clara Browne, Geraldo Donato Ferreira,  Gustavo Primo,  Helena Boschi,  João Thiago Monezi Paulino da Silva,  José de Souza Muniz Jr.,  J. Victor Messias,  Júlia M

Website: https://grupopesquisacomunica.wordpress.com 

[/spoiler][spoiler title=”CULTPOP – Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Adriana Amaral (Doutora, UNISINOS), Caroline Govari (Doutora, UALG)

 

Resumo: Projetos do grupo de pesquisa: nacionais, internacionais e popularização da ciência.

Palavras-chave: Cultura Pop, Cultura Digital.

 

Membros: Adriana Amaral, Caroline Nunes

Website: www.cultpoplab.com

[/spoiler][spoiler title=”Design Audiovisual (UFPB)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Valdecir Becker (Doutor, UFPB), Daniel Gambaro (Doutor, UAM)

 

Resumo: O grupo estuda o desenvolvimento e a fruição de conteúdos audiovisuais considerando a interdisciplinaridade da intersecção das áreas da Informática (especificamente a Engenharia de Software e a Interação Humano Computador) com a Comunicação (especificamente os estudos de audiência, mídia e a relação com a criação de narrativas). Nos últimos anos, propôs um modelo teórico de integração dessas áreas, unificando a criação e o desenvolvimento (chamado de Configuração do Design) e a análise da audiência e recepção (a Configuração da Fruição). A partir da Configuração da Fruição, o modelo descreve quatro papéis que os indivíduos podem assumir diante da mídia: Audiência, Sintetizador, Modificador e Produtor. Cada papel tem uma respectiva elevação a Player, quando indivíduos extrapolam as atividades previstas. Já o produtor cria a partir de quatro linhas de design: Conteúdo, Motivação, Experiência e Identidade. No atual estágio, o grupo está testando a validade da teoria e iniciando o desenvolvimento de um método, também integrado, de criação e produção de conteúdo. Estão em desenvolvimento projetos relacionados ao entretenimento, educação e artes. O grupo está sediado no Laboratório de Interação e Mídia do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba. 

Palavras-chave: IHC, Estudos de Mídia,  Linhas de Design, Sistemas Audiovisuais, Design Audiovisual.

 

Membros: Valdecir Becker, Daniel Gambaro, Ed Porto Bezerra. 

Website: https://audiovisualdesign.group/

[/spoiler][spoiler title=”Entre (dis)cursos: sujeito e língua(gens) (PUC-Campinas)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Eliane Righi de Andrade (Doutora, PUC-Campinas)

 

Resumo: Dedica-se ao estudo da linguagem e de seus funcionamentos discursivos, tendo em vista a compreensão interdisciplinar do sujeito em seus dilemas contemporâneos, na compressão e fragmentação constituídas e constitutivas das relações com a máquina, as tecnologias e o tempo e espaço, dentre outros aspectos da subjetividade. O grupo, que se institucionalizou no ano de 2015, teve sua proposta ampliada em 2016, em vista de participar no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguagens, Mídia e Arte, ampliando seu escopo de pesquisa para as poéticas e tecnologias. Tem as seguintes linhas de pesquisa: Linguagens, poéticas e tecnologias; Subjetivação, mídia e sentidos.

Palavras-chave: Linguagens, Mídia, Arte.

 

Membros: André Luiz Monezi Andrade, Eliane Fernandes Azzari, Eliane Righi de Andrade, João Paulo Lopes de Meira Hergesel, Acácia Rósea Souza Azevedo, Bruna Eduarda Ignácio, Eduardo Peron, Fernanda Pradella Travaglini, Gabriela Ferreira da Silva, Gabriela Manzato.

Website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/91940 

[/spoiler][spoiler title=”Gamerlab – Laboratório de pesquisa em Games, Gambiarras, Entretenimento e Mediações em Rede (UFMA)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: José Messias (Doutor, UFMA/Imperatriz)

 

Resumo: O grupo pretende investigar os temas da apropriação tecnológica e midiática em contextos ditos periféricos, em primeiro lugar globalmente – países em desenvolvimento, continentes ou blocos, como Brasil, América Latina ou os BRICS – mas também localmente – regiões de um país, estados, cidades e bairros, como o Nordeste, o Maranhão, a região tocantina e a cidade de Imperatriz. Dentro do que se entende por Materialidades da Comunicação, as formas como espectadores, ouvintes e/ou usuários utilizam as mídias, mas principalmente as formas inventivas de intervenções que são praticadas já possuem um lastro importante de estudos dentro das discussões sobre consumo e cultura da participação, num viés socioeconômico, mas também nas discussões sobre letramento e capacitação técnica, num viés educacional e cognitivo. O objetivo do grupo é realizar esse encontro entre o cognitivo, o tecnológico e o político com um olhar da área de comunicação.

Palavras-chave: Gambiarra, Videogames, Decolonialidade, Materialidades, Tecnologias da Comunicação, Cognição Corporificada, Letramentos.

 

Membros: Alessandra Maia (Doutora, Uerj); Pedro da Cunha Ramos (Mestrando, UFF); Thays Pantuza (Mestranda, Uerj); Lucas Alves (Mestrando, UFMA), Luiz Pereira (Mestrando, UFMA), Gustavo Viana (Graduando, UFMA), André Zimbawer (Graduando, UFMA), Ana Catharina Vale.

Website: www.twitter.com/gamerlabufma 

[/spoiler][spoiler title=”GECAS – Grupo de Estudos em Cinemas e Audiovisuais (UFMT)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

 

Líderes: Letícia Xavier de Lemos Capanema (Doutora, UFMT), Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini (Doutora, UFMT/UNIC)

 

Resumo: GECAS é um espaço de discussão e reflexão sobre teorias e práticas audiovisuais em sua diversidade de manifestações, como o cinema (industrial, independente, experimental etc.), o vídeo, a televisão e outros formatos da imagem e do som. O Grupo se organiza em duas linhas de pesquisa: Cinema, Audiovisual e Ensino: dedica-se à reflexão sobre o cinema e o audiovisual como recursos para o ensino, bem como sobre as práticas docentes e vivências no ensino de Cinema. Nesta perspectiva, são estudadas as relações e aproximações entre cinema e educação, práticas pedagógicas com o cinema voltadas para a educação básica, como também as destinadas à graduação em Cinema; [2] Poéticas da Imagem e do Som: volta-se sobre a investigação das formas expressivas da imagem, do som e do audiovisual, em seus diversos formatos, buscando uma abordagem crítica de seus aspectos estéticos, narrativos e discursivos, bem como de suas implicações socioculturais. A partir desses dois eixos orientadores, o GECAS promove o diálogo entre as pesquisas de seus membros, configurando-se como espaço para trocas de ideias e discussões críticas e contextualizadas, visando o enriquecimento e a interlocução entre graduandos, mestrandos, docentes, pesquisadores e realizadores envolvidos nos estudos e na produção audiovisual.

Palavras-chave: Audiovisual, Cinema, Discurso, Ensino, Linguagem

 

Membros: Letícia Xavier de Lemos Capanema, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Diego Baraldi de Lima, Cláudia da Consolação Moreira, Moacir Francisco de Sant’Ana Barros, Aline Wendpap Nunes de Siqueira, Elisa Calvete Ulema Ribeiro,  Mauricio Rodrig

Website: www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/56392893399574687 

[/spoiler][spoiler title=”Grupo de Estudos em Experiências Midiatizadas Audiovisuais (UAM)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líder: Daniel Gambaro (Doutor, UAM)

 

Resumo: O Grupo de Pesquisa Experiências Midiatizadas Audiovisuais (GEMA) se dedica a investigações sobre as vivências de produção e consumo audiovisual contemporâneas, em face à multiplicidade de agentes tecnológicos que atuam como mediadores da interação entre indivíduos e o conteúdo. São objetos as produções sonoras, visuais e audiovisuais, artísticas, comerciais ou comunitárias, que se expandem de suas linguagens nativas para diferentes espaços e formas, muitas vezes lançando mão de softwares e interfaces com significativo impacto na experiência de fruição. Insere-se em um conjunto de discussões mais ampla sobre os processos interacionais nesse estágio de midiatização profunda, que condicionam as práticas e formas sociais e culturais hodiernas. Lança mão, portanto, das interdisciplinaridades entre as áreas da Comunicação, Artes e Ciências da Computação.

Palavras-chave:experiência, midiatização, audiovisual, plataformas.

 

Membros: Daniel Gambaro, Valéria Guerra, Paulo Sérgio Ferreira Moraes. 

Website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4060730051808316 

[/spoiler][spoiler title=”GET – Grupo de Estudos Transmídia (UFU)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Mirna Tonus

 

Resumo: O GET reúne pesquisadores, em nível de graduação e pós-graduação, interessados no aprofundamento de questões referentes à Transmídia, refletido em produções acadêmico-científicas nos cursos de Jornalismo e Mestrado profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Palavras-chave: Transmídia, Comunicação, Engajamento

 

Membros: Mina Tonus

Website: http://www.facebook.com/groups/1433550470228976/

 

[/spoiler][spoiler title=”GEMInIS – Grupo de Estudos sobre Mídias Interativos em Imagem e Som (UFSCar)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: João Carlos Massarolo (Doutor, UFSCar)

 

Resumo: O GEMInIS é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar. O grupo apresenta as seguintes linhas de pesquuisa: (i) Produção Transmídia: Compreende o estudo dos processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural que permitem novas plataformas de produção ficcional audiovisual seriada. (ii) Design Audiovisual: Esta linha de pesquisa se propõe a estudar o design audiovisual contemporâneo para multiplataformas; arte e técnica do design de imersão; design de jogos; design de filmes; design aplicado às plataformas sociais. Além de empreender pesquisas no campo da comunicação e audiovisual, o GEMInIS também desenvolve atividades como a Revista GEMInIS, a Jornada Internacional GEMInIS (JIG) e o Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFScar).

Palavras-chave: Narrativa Audiovisual, Produção Transmídia, Design Audiovisual, Multiplataformas

 

Membros: João Carlos Massarolo, Dario Mesquita, Naia Sadi Camara, Sérgio Nesteriuk Gallo, Sônia Souza, Anne Vilela, Guilherme Belarmino, Claudia Erthal, André Fisher, Pedro Belizario, Thiago Rodrigues

Website: www.geminis.ufscar.br

[/spoiler][spoiler title=”Grupo de Pesquisa em Conteúdos Digitais Transmidiáticos e Interativos (UCB) ” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Alexandre Schirmer Kieling (Doutor, UCB), Ciro Marcondes (Doutor, UCB)

 

Resumo: O grupo de pesquisa atua na investigação das configurações desses novos cenários e na experimentação de conteúdos interativos, convergentes e transmidiáticos. Nesse período criou-se o laboratório de TV Digital, com recursos da Universidade Católica de Brasília e do CNPq por meio do projeto Global ITV – Interoperability of Interactive and Hybrid TV – 490088/20139. O Lab serve prioritariamente às atividades de pesquisa do grupo. Aplicativo de TV Digital HealthCare (2014-2015): Fornece informações facilitando o acesso aos conteúdos disponíveis no Sistema Único de Saúde. O aplicativo é parte do projeto Global ITV, parceria entre a Europa e o Brasil interoperante no desenvolvimento da TV Digital interativa. Documentário e aplicativo de TV Digital Traços Urbanos (2016): Tanto o aplicativo quanto o documentário apresentam a evolução do graffiti para a arte urbana em Brasília. Produção acadêmica: o grupo vem produzindo artigos que refletem sobre os processos de criação e recepção nas plataformas e aplicativos desenvolvidos para ambiente digital. O grupo vem promovendo eventos regulares do Diálogos Digitais: Série interlocução com pesquisadores convidados para apresentarem suas pesquisas em encontros remotos ou presenciais. 

Palavras-chave: Interatividade, narrativas, transmídias

 

Membros: Alexandre Schirmer Kieling; Amanda Caroline Rodrigues; Circo Marcondes; Clarissa Almeida; Edleide Epaminondas de Freitas Alves; Elizabeth Bastos Duarte; Norlan Silva; Leciane Rodrigues; Gabrielle Santelli Vitório; Kênia Cardoso Vilaça de Freitas; Hudson Araujo.

Website: www.gpcodit.wordpress.com

[/spoiler][spoiler title=”Grupo Poéticas Digitais (USP/UAM)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Gilbertto Prado (Doutor, USP/UAM)

 

Resumo: O Grupo Poéticas Digitais foi criado em 2002 no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, como um desdobramento do projeto wAwRwT iniciado por Gilbertto Prado em 1995 no IA Unicamp. Poéticas Digitais é um núcleo multidisciplinar que promove o desenvolvimento de projetos experimentais e a reflexão sobre o impacto das novas tecnologias no campo das artes. O Grupo tem como participantes artistas, pesquisadores e estudantes com composições distintas em cada projeto. Teve trabalhos apresentados em diversas exposições no Brasil e no exterior como Circuito Alameda, Laboratório Arte Alameda, México, 2018; 16th Media Art Biennale Wroclaw, 2015; 24th ISEA/16th International Image Festival, 2017. Recebeu o 6º Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, 2006, entre outros. 

Palavras-chave: poéticas digitais, arte e tecnologia, instalação interativa, novas mídias

 

Membros: Gilbertto Prado; Andrei Thomaz; Sérgio Bonilha; Luciana Ohira; Mauricio Trentin; Matheus Montanari.

Website: www.poeticasdigitais.net 

[/spoiler][spoiler title=”Imagens do contemporâneo (UFOB)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Aline de Caldas (Doutora, UFOB), André Bomfim (Doutora, UFOB)

 

Resumo: O grupo de pesquisa ICon tem como objetivo constituir um espaço para o pensamento multidisciplinar e multimodal a respeito das diferentes imagens do contemporâneo, identificando e refletindo sobre suas relações com a Comunicação, a Antropologia e a Arte. Ler a imagem e o social – memória, formas, práticas, sentido e subjetividades – através dos elementos que desenham diferentes imagens do contemporâneo é a linha mestra deste grupo de pesquisa.

Palavras-chave: Imagem, Comunicação, Cultura, Artes.

 

Membros: Aline de Caldas Costa dos Santos, André Bomfim dos Santos, Ana Luisa Carmona Ribeiro, Camila Lacerda Lopes, Max Freitas Bittencourt, Silvana Barretto Rezende, Andressa de Souza Santos, Arley Pereira Neves, Beatriz Souza Carvalho, Henrique Denis Correia.

Website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/617706

[/spoiler][spoiler title=”labIMAGEM – Laboratório de Estudos da Imagem (UNESP)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Regilene A. Sarzi Ribeiro (Doutora, UNESP), Laís Miguel Lacerda (Mestranda, UNESP)

 

Resumo: Em 2017, ano de sua criação, o labIMAGEM promoveu o Colóquio CORPORALE – Coletivo de Pesquisa em Estética Digital e em 2018 e 2019 realizou Simpósio labIMAGEM que resultou em uma publicação em ebook. Também organizou o MIDIARTE: Entre tecnologias e linguagens, junto ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia. Em 2020, realizou um ciclo de conferências sobre Tecno-Imagem e Artes Audiovisuais na Contemporaneidade, junto às disciplinas Reflexões Poéticas Transdisciplinares de Artes Visuais da FAAC/UNESP/Bauru. Em 2021, promoveu o CICILO de Encontros com Pesquisadores em Arte Tecnologia com convidados como Marcus Bastos (PUC SP), Miguel Alonso (USP SP) e Beatriz Amaral (PUC Campinas). Desenvolve ações como Imagem Falada em parceria com a Rádio Unesp. O labIMAGEM – Laboratório de Estudos da Imagem reúne pesquisadores que buscam compor a Teoria e História da Arte como Teoria e História da Imagem conectando-as com diferentes campos de conhecimento como arte do vídeo, artes audiovisuais, novas tecnologias e novas audiovisualidades, tecno-imagens, filosofia, sociologia, antropologia, biomedicina e diferentes linguagens do corpo à performance, da fotografia à arte do vídeo, passando pela live imagem, performance audiovisual e transcinema. 

Palavras-chave: Imagem, vídeo, artes visuais

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Membros: Regilene A Sarzi Ribeiro, Laís Miguel Lacerda, Marcelo Bressanin, Sofia Sartori dos Santos, Fernanda Beatriz de Carvalho Cavenaghi.

Website: www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/239221

[/spoiler][spoiler title=”Laboratório de Mídia Digital (UFJF)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Carlos Pernisa Júnior (Doutor, UFJF), Marcelo Ferreira Moreno (Doutor, UFJF) 

 

Resumo: O Grupo de Pesquisa Laboratório de Mídia Digital agrega estudos relacionados às áreas da Comunicação, Computação e outras, como as Artes e a Educação. Privilegia as interseções entre as produções audiovisuais, o aparato tecnológico, sem se esquecer de sua inclusão nas culturas moderna e contemporânea. Com a coordenação dos professores Carlos Pernisa Júnior (Facom) e Marcelo Moreno (DCC), tem a participação do pesquisador Stanley Teixeira, como convidado. Nele também estão alunos de graduação, atuando na iniciação científica, mestrandos e doutorandos, tanto da Comunicação quanto da Ciência da Computação.

Palavras-chave: Comunicação, Computação, Artes, Educação, Tecnologia.

 

Membros: Carlos Pernisa Júnior (Doutor, UFJF), Marcelo Ferreira Moreno (Doutor, UFJF), Stanley Cunha Teixeira (Doutor, UFJF), Pedro Henrique Ventura Rodrigues de Almeida (Mestrando, UFJF), Ana Clara Fernandes Marrazzo (Graduanda, UFJF), Beatriz dos Santos Lucchesi da Fonseca.

Website: www.ufjf.br/midiadigital/

[/spoiler][spoiler title=”MediaAção (UFMG)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líder: Geane Carvalho Alzamora (Doutora, UFMG)

 

Resumo: Desde 2016, o subgrupo MediaAção, vinculado ao Núcleo de Conexões Intermídia (NucCon), reúne pesquisas de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica, sob supervisão e orientação da Profª Geane Carvalho Alzamora, além de pesquisas de professores doutores colaboradores do DCS/UFMG, PUC Minas, UFOP, UNA e Jönköping University (Suécia). A ênfase na noção de mediação observada pelo prisma da semiótica e do pragmatismo peirceano predomina pesquisas coletivas. São também conceitos caros às investigações em curso: mídia, intermídia, transmídia; dispositivo; rede sociotécnica; agenciamentos semióticos e sociotécnicos; engajamento e mobilização social; apropriação/ressignificação tecnológica. 

Palavras-chave: dinâmica transmídia, séries, streaming, educação transmídia.

 

Membros: Ana Carolina Almeida Souza, Alice de Freitas Gomes, Aline Monteiro Xavier Homssi Borges, Emmanuelle Dias, Jane Alexandre Zefanias Mutsuque, Fábio Oliveira, Victor Góis, Rafael Perez.

Website: http://mediaacao.com.br/sobre/   

[/spoiler][spoiler title=”Mídias Digitais e Mediações Interculturais (UFPE)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Ana Beatriz Gomes Carvalho (Doutora, UFPE), Thelma Panerai Alves (Doutora, UFPE)

 

Resumo: O grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação, da Universidade Federal de Pernambuco. O grupo de pesquisa MDMI investiga temas como cultura digital, narrativas digitais e transmidiáticas, cultura maker, redes sociais, Estudos Culturais, EaD e formação de professores. Os objetivos do grupo são: 1. Desenvolver práticas de pesquisa no âmbito da utilização das mídias na educação: do cinema às tecnologias digitais 2. Desenvolver boas práticas de ensino a distância. 3. Valorizar a pesquisa participativa mediada pelos meios visuais, audiovisuais, sonoros e das plataformas virtuais. 4. Desenvolver boas práticas de mediação cultural e artística. 5. Criar redes de cooperação nacional e internacional e nelas integrar a formação de estudantes de graduação e pós-graduação.

Palavras-chave: Cultura Digital, Narrativas Digitais e Transmidiáticas, Educação e Tecnologia

 

Membros: Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho,  Thelma Panerai Alves , José Maria Gonçalves da Silva Ribeiro, Amora Bandeira, Ana Claudia Lins Borges, Aparecida da Silva Xavier Barros, Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa, Dagmar Heil Bley, Elidiene Gomes.

Website: www.midiasemediacoes.edumatec.net 

[/spoiler][spoiler title=”MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes:  Mayra Rodrigues Gomes (Doutora, USP), Rosana de Lima Soares (Doutora, USP)

 

Resumo: MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas é sediado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2006, tendo recebido seu nome definitivo em 2009. As pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo são voltadas aos estudos de linguagem, discurso e narrativa aplicados às produções das mídias em geral e, em particular, àquelas voltadas ao jornalismo e às produções audiovisuais em seus diferentes gêneros e formatos. O trabalho do grupo se desenvolve em torno da rubrica “ciências da linguagem”, empregada por diversas linhas de pensamento para designar estudos que levam em conta as condições e implicações da assunção da linguagem pela espécie humana, assim como seus reflexos na atualidade dos sentidos socialmente desenhados.

Palavras-chave: comunicação, linguagem, mídias, discurso, narrativa

 

Membros: Aline Silva de Senzi, Andrea Limberto Leite, Caio Túlio Padula Lamas, Cintia Liesenberg, Eduardo Paschoal de Sousa, Fernanda Elouise Budag, Ivan Paganotti, Juliana Doretto, Juliana Magalhães e Ribeiro Gusman, Mayra Rodrigues Gomes, Michelle Dias, Nara Lya, Sofia Franco Guilherme.

Website: http://www.usp.br/midiato 

[/spoiler][spoiler title=”Multimundos (UFMT)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líder: Benedito Dielcio Moreira (Doutor, UFMT)

 

Resumo:  Multimundos é um grupo Interdisciplinar. Discute as tensões contemporâneas nos espaços de comunicação e na cultura, os mundos construídos pelo conhecimento científico e pelos saberes populares, especialmente por meio de linguagens audiovisuais, narrativas transmídias e ações de educomunicação em espaços formais e não formais de educação e cultura científica, ativismo e migração. Questiona como são construídos os novos modos de conhecimento e as formas contemporâneas de Comunicação e cultura.

Palavras-chave: Cultura Científica, Comunicação, Mediação Cultural, Ensaios Audiovisuais, Ativismo.

 

Membros: Benedito Dielcio Moreira (Coordenador), Pedro Pinto de Oliveira, Cristóvão  de Almeida, Naine de Jesus, Rita Domingues, Aclyse de Mattos,  Paula Libos, Mirian Barreto Lellis, Vinícius Appolari, Teo de Miranda.

Website:  Em construção.

[/spoiler][spoiler title=”NEMACS – Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (UFF)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Bruno Campanella (Doutor, UFF), Carla Barros (Doutora, UFF)

 

Resumo: O Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS) é um grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenado pelos professores doutores Bruno Campanella e Carla Barros, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) na linha de Mídia, Cultura e Produção de Sentido. O NEMACS desenvolve atividades de pesquisa no campo da comunicação, consumo e cultura contemporânea, tendo como suas principais áreas de interesse: 1) etnografia midiática e estudos de audiência; 2) produção de sentido na cultura de massa; 3) midiatização e novas relações de poder na sociedade contemporânea; 4) novas configurações econômicas da indústria cultural; 5) estudos de televisão; 6) o fenômeno da celebridade e da cultura fã; 7) mídia, consumo e cultura material. Os encontros são realizados mensalmente e são debatidos textos para, além de auxiliar no desenvolvimento das pesquisas dos participantes, pensar criticamente sobre as questões levantadas ao longo das discussões. Atualmente fazem parte do grupo mestrandos e doutorandos do PPGCOM/ UFF.

Palavras-chave: Consumo, Comunicação de Massa, Estudos de Mídia

 

Membros: Paula Fernandes, Joana d’Arc de Nantes, Kárin Klem, Érica Ribeiro, Fernanda Cristina Cardoso Guedes, Adonay Ferreira, Renato Resende Vasconcelos, Ana Clara Gualda.

Website: www.nemacs.sites.uff.br

[/spoiler][spoiler title=”Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líder: Gabriela Borges (Doutora, UFJF)

 

Resumo: O Observatório da Qualidade no Audiovisual foi criado em 2013 com o intuito de operar como um espaço de debate e de produção de conteúdo de caráter experimental a partir da curadoria, análise e crítica da produção audiovisual contemporânea, especialmente brasileira, para televisão, internet e outras plataformas de convergência.

Palavras-chave: Qualidade, Literacia Midiática, Ficção Seriada

 

Membros: Gabriela Borges, Letícia Torres, Lucas Guimarães Vieira de Sá; Luma Perobeli; Paulo Medeiros; Gustavo Furtuoso; Hsu Ya Ya; Daiana Sigiliano; Eutália Ramos, Larissa Lopes, Caique Canon, Leony Lima, Davi Barroso, Ricardo Souza da Silva; Júlia Garcia; Marian.

Website: http://www.observatorioaudiovisual.com.br

[/spoiler][spoiler title=”P.I.P.O.L. – Projetos Integrados de Pesquisa On Line (UNESP)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Dorival Rossi (Doutor, UNESP), Rodrigo Malcom de Barros Moon (Doutorando, UNESP)

 

Resumo: O grupo de pesquisa P.I.P.O.L. – Projetos Integrados de Pesquisa OnLine é um grupo que existe desde 2005 junto ao Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design – FAAC da Universidade Estadual Paulista – UNESP Campus Bauru/SP. Coordenado pelo Prof.Dr. Dorival Rossi tem por missão objetivar um design visionário, multiplataforma e que vem das redes. Atualmente o grupo vem passando por reformulações, agregando novos conhecimentos e expandindo a relação do design com o antropoceno e a sua relação com a Cultura Maker e os novos espaços craitivos de fabricação digital – FAB LABs.

Palavras-chave: design, inovação, antropoceno, cultura maker e tecnologias emergentes.

 

Membros: Dorival Rossi, Rodrigo Malcom de Barros Moon, Guilherme Cardoso Contini, Sidney Tamai, Vitor Marchi, Rita Wu e outros.

Website: www.pipolunesp.com.br 

[/spoiler][spoiler title=”Série Clube (UFF)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Afonso de Albuquerque (Doutor, UFF), Daniela Mazur (Doutoranda, UFF), Melina Meimaridis (Doutora, UFF)

 

Resumo: O Série Clube é uma iniciativa acadêmica e colaborativa dedicada à investigação e ao debate de aspectos relativos à linguagem da ficção seriada televisiva. Coordenado pelo Prof. Dr. Afonso de Albuquerque e pela Ms. Daniela Mazur, no decorrer de seus nove anos de existência, mais de 100 alunos de Estudos de Mídia e de outras graduações da Universidade Federal Fluminense e de outras universidades já participaram do projeto, ganhando experiência acadêmica e profissional. Desde sua fundação em 2012, o clube já organizou mais de 40 encontros e debates abertos à comunidade e gratuitos, com alguns dos eventos sendo realizados até mesmo fora do campus universitário. Nisso, o Série Clube trouxe o melhor do diálogo sobre a televisão contemporânea e cotidiana ao público niteroiense. Atualmente o projeto conta com 30 membros da graduação e 10 membros do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFF). Nesse sentido, o Série Clube se consolidou como um espaço de aprendizado e iniciação científica para jovens pesquisadores e os debates realizados pelo clube tiveram um efeito concreto em seus membros e para além da comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Televisão, Ficção Seriada Televisiva, Séries, Seriados, Dramas de TV, Audiovisual.

 

Membros: Afonso Albuquerque, Daniela Mazur, Melina Meimaridis, Daniel Rios, Rodrigo Quinan, Gabriel Ferreirinho, Paula Fernandes, Rebeka Meirelles, Mateus Santos de Paulo, Matheus Ataliba, Fernanda Motta, Pedro Henrique Santos de Paulo, Mariana Machado, Tiago Pier.

Website: http://www.instagram.com/serieclube/ 

[/spoiler][spoiler title=”TeleVisões – Núcleo de Pesquisa em TV e Novas Mídias (UFF)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Ariane Holzbach (Doutora, UFF), Mayka Castellano (Doutora, UFF), Melina Meimaridis (Doutora, UFF)

 

Resumo: O Televisões reúne pesquisadores e discentes interessados em compreender a relação entre a televisão, entendida como tecnologia e como forma cultural, e os conflitos instituídos a partir do atual contexto midiático, marcado pela efervescente reconfiguração audiovisual acarretada sobretudo pela popularização da cultura digital. Entre outros objetivos, o Televisões pretende construir modelos teórico-metodológicos que permitam a compreensão da dinâmica cultural e social da televisão e das novas mídias audiovisuais, com ênfase na reconfiguração da linguagem, no circuito comunicativo dos produtos televisivos, na produção de sentido e na relação travada entre esses produtos, as empresas midiáticas e o público.

Palavras-chave:televisão, ficção seriada, plataformas de streaming, economia política da TV

 

Membros: Ariane Holzbach; Mayka Castellano; Melina Meimaridis

Website: https://congressotelevisoes.com.br/

[/spoiler][spoiler title=”TransLEd- Laboratório de pesquisa em Comunicação, Letramentos Transmídia e Educação” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Naiá Sadi Câmara (Doutora, UANERP/Uni-FACEF)

 

Resumo: O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Letramentos transmídia e educação objetiva concentrar pesquisadores de diferentes níveis (graduação, pós-graduação) interessados em investigar as novas práticas comunicativas realizadas na era digital, considerando as esferas comunicativas do entretenimento, educação, audiovisual, publicidade e propaganda e jornalismo. Com base em uma proposta teórico metodológica transdisciplinar, as pesquisas realizadas pelo grupo objetivam: a) contribuir para as pesquisas teórico-metodológicas de pesquisa e ensino de práticas comunicativas e dos letramentos transmídia; b) auxiliar nas práticas de produção, transmidiação e recepção de conteúdo; c) propor projetos interinstitucionais; d)propor práticas extensionistas e de formação profissional; e) contribuir para a divulgação científica com a participação em eventos e publicações dos resultados em periódicos; f) auxiliar nas práticas educativas.

Palavras-chave: Comunicação, Letramentos transmídia, educação, audiovisual, cultura, formas de vida

 

Membros: Giulia Alessandra de Souza e Silva

Website: Em construção.

[/spoiler][spoiler title=”VíDiCa – Cultura Digital Audiovisual (PUCRS)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Roberto Tietzmann (Doutor, PUCRS)

 

Resumo: Este grupo tem por objetivo estudar manifestações audiovisuais que tenham as marcas da digitalidade em si, não se detendo nos objetos individualizados, mas os considerando como participantes de uma rede de similaridades e diferenças que sedimenta a identidade estética de uma circunstância cultural contemporânea. 

Palavras-chave: Audiovisual, tecnologia, digitalidade

 

Membros: Roberto Tietzmann, Carlos Roberto Gaspar Teixeira, Samara Kalil, Anaurelino Negri.

Website: http://grupovidica.blogspot.com 

[/spoiler][spoiler title=”MusiMid – Centro de Estudos em Música e Mídia (UNIP)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Heloísa de A. Duarte Valente (Doutora, PUC-SP), Raphael F. Lopes Faria (Doutor, UNIP)

 

Resumo: Ainda que não constitua uma linguagem universal, a música se encontra presente na imensa maioria das culturas, a música desempenha papel importante nas mais diversas sociedades. O surgimento das tecnologias que vieram a possibilitar a captação, fixação, amplificação e transmissão do som à distância mudou radicalmente os modos de pensar, ouvir e fazer música, além de tornar possível o armazenamento das obras no tempo e no espaço. A fonofixação fez potencializar o caráter comercial dos signos musicais, sob a forma de produtos. Poderoso pivô do centro do poder econômico, a música se fixa sobre os diversos meios materiais e tecnologias existentes. Os processos de nomadismo do signo musical –em particular, a canção – promovem a seleção das peças de repertório que permanecerão como memória cultural, no âmbito da cultura midiática. Dentre outros aspectos, as pesquisas se dedicam ao estudo dos processos de conservação e descarte; memória e esquecimento dos repertórios musicais, tendo em conta referenciais como hábitos de escuta, paisagem sonora, orientação estética. Há duas décadas o MusiMid vem estudando gêneros da música popular urbana, tendo em conta tais parâmetros. Nesta IV Jornada Internacional, o MusiMid apresenta o projeto “Sous le ciel de Paris”: a canção francesa, no Brasil”.

Palavras-chave: música; canção; audiovisual; memória midiática

 

Membros: Heloísa de A. Duarte Valente, Raphael F. Lopes Faria.

Website: www.musimid.mus.br

[/spoiler][spoiler title=”Cria_Ciber – Criação e Ciberarte (UFG)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Edgar Silveira Franco (Doutor, UFG)

 

Resumo: O grupo de pesquisa “Criação e Ciberarte” (CRIA_CIBER) é coordenado por Edgar Franco, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG. Ele envolve pesquisadores da Universidade Federal de Goiás e de outras instituições do país como Unesp, e UFSB. Entre os objetivos gerais do grupo estão a análise dos processos e procedimentos criativos envolvidos na geração de poéticas contemporâneas de base tecnológica e/ou transmidiática destacando os múltiplos processos de convergência midiática e suas implicações estéticas e poéticas; e o desenvolvimento prático de poéticas artísticas tecnológicas e/ou transmidiáticas. Também o estudo das relações entre o transumano, o pós-humano, a tecnognose e as artes, e das linguagens intermídia e narrativas transmídia, envolvendo a prática artística em linguagens múltiplas e suportes diversos como: HQtrônica, histórias em quadrinhos, HQforismo, animação, vídeo e animação interativa, gamearte, web arte, instalação interativa, música digital, cinema expandido, performance multimídia, arte robótica, arte computacional, arte telemática, artes das realidades virtuais, arte da telepresença, bioarte, vida artificial, e ficção científica.

Palavras-chave: Artes, Processos Criativos, Narrativas Transmídia, Ficção Científica, Histórias em Quadrinhos

 

Membros: Edgar Silveira Franco, Gazy Andraus, Fabio Oliveira Nunes, Rosa Maria Berardo, Luciana Hidemi Santana Nomura, Danielle Barros Silva Fortuna, Rachel Cosme Silva dos Santos, Rennan Pereira Queiroz, Luiz Carlos Ferreira da Silva, Léo Pimentel Souto.

Website: https://ciberpaje.blogspot.com/

[/spoiler][spoiler title=”CENA – Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (UFSCar)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Alessandra Meleiro (Doutora, UFSCar)

 

Resumo: Vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de maio de 2015, o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA) tornou-se um Grupo de Pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa pesquisar as indústrias audiovisuais no mundo, gerando atividades que auxiliem na reflexão do universo cinematográfico e audiovisual, nacional e internacional.

Sua criação, em maio de 2009 – quando esteve vinculado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e ao Instituto Iniciativa Cultural, foi motivada pela ausência de um observatório brasileiro que reunisse dados não só do setor no Brasil, mas em todos os continentes. Para isso, manteve intercâmbio com um grande número de organizações parceiras, organizações profissionais da indústria e uma larga rede de colaboradores, analistas, acadêmicos e gestores públicos – nacionais e estrangeiros – que atuam no mesmo segmento.

Com estudos, análises, artigos, reportagens, entrevistas, críticas, estatísticas,  agrega os diversos modelos de gestão de políticas para o audiovisual no mundo e um sistema de informações para o monitoramento das atividades da indústria cinematográfica em seus diversos meios de produção, distribuição, exibição, difusão e preservação.

Palavras-chave: Mercado audiovisual; Indústria Criativa; Economia do audiovisual

 

Membros: Alessandra Meleiro, Inês Maciel, Andrezza de Faria, Vania Cerri.

Website: www.cena.ufscar.br

[/spoiler][spoiler title=”GEA – Grupo de Estudos Audiovisuais (Unesp)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Ana Sílvia Lopes Davi Médola (Doutora, Unesp)

 

Resumo: Investigar os modos de produção, circulação e consumo de produtos audiovisuais em plataforma digital com ênfase nas interações sociais possibilitadas pela comunicação em redes interativas e colaborativas. A partir das contribuições das ciências da comunicação e da linguagem, desenvolver estudos sobre conteúdo e estética do audiovisual presentes em dispositivos caracterizados pela, interoperabilidade, portabilidade e mobilidade.

Palavras-chave: Comunicação, audiovisual, semiótica discursiva

 

Membros: Ana Sílvia Lopes Davi Médola, Bruno Jareta de Oliveira, Carlos Henrique Sabino Caldas, Levi Henrique Merenciano, Aline Aparecida dos Santos , Fabio Cardoso, Henrique da Silva Pereira, João Antonio Ribeiro Neto, Leonardo Nestor Costa, Monielly Barbosa.

Website: https://www.facebook.com/grupodeestudosaudiovisuais

[/spoiler][spoiler title=”CHAOS – Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (UFBA)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Juliana Gutmann (Doutora, UFBA)

 

Resumo: Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o GP CHAOS tem como tema central a cultura audiovisual e seus aspectos materiais, tecnológicos, sensíveis e históricos. Fundado em 2018, o Grupo reúne estudos sobre diferentes objetos e processos audiovisuais, meios e relações entre eles, privilegiando dinâmicas que possam envolver audiovisuais em redes sociais digitais, plataformas de streaming, televisão, cinema e fotografia em articulação com a cultura pop. O CHAOS tem investido em modelos teórico-metodológicos para análise de materialidades do audiovisual em redes, com ênfase em processos históricos, modos de percepção e relações com identidades a partir de duas vias de interesse que se entrelaçam: a)  materialidades do audiovisual em suas articulações com as plataformas, mas também com matrizes midiáticas, como o vlog e a televisão; b)   modos como tais forma expressivas constituem dinâmicas identitárias, seja na relação com o consumo de música, seja na relação com questões étnico raciais, identidades de gêneros etc.

Palavras-chave: Audiovisual; cultura pop; redes digitais; materialidades

 

Membros: Juliana Freire Gutmann; Alexandre Souza; Caio Amaral Cruz; Carlos Humberto de Albuquerque Spinelli; Caroline Vieira Sant’Anna; Edinaldo Araujo Mota Junior; Flávia Pereira Caraíbas; Janaína Oldani Casanova; João Bertonie; Kelven Igor de Souza Figueiredo

Website: https://www.chaos-ufba.com.br/

[/spoiler][spoiler title=”CCM – InterLab 21 :: Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (PUC -SP)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Lucia Leão (Doutora, PUC-SP)

 

Resumo: CCM – InterLab 21 :: Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias – CNPQ é vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. O CCM – InterLab 21 caracteriza-se por aglutinar pessoas com interesse em produzir pesquisas sobre audiovisualidades, processos de criação nas mídias, na comunicação e na cultura. Tem por objetivos: organização de Evento Científico; produção de pesquisa em grupo; organização de um portal na WWW. Atualmente suas atividades incluem: lista de discussão na WWW; realização de palestras com pesquisadores na área. Como produção bibliográfica do grupo, ver o livro: “Processos do Imaginário”.  Coordenação: Prof. Dra. Lucia Leão

Palavras-chave: teoria da mídia, teorias da cultura, teorias da imagem, epistemologia, processos de criação, cartografias do imaginário, semiótica

 

Membros: Alessandra De Castro Barros Marassi, Mirian Meliani, Vanessa Lopes, Ane Shyrlei de Araújo, Rogério de Almeida, Bernardo Queiroz de Siqueira Santos.

Website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0123760573081386

[/spoiler][spoiler title=”Lecotec – Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (Unesp)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Juliano Maurício de Carvalho (Doutor, Unesp), Antonio Francisco Magnoni (Doutor, Unesp)

 

Resumo: O Lecotec desenvolve pesquisas no cenário das tecnologias da informação e comunicação, criatividade, inovação, políticas públicas de comunicação, economia política da comunicação e educação digital. Estuda a capacitação acadêmica e profissional e o desenvolvimento de projetos de extensão universitária nas áreas de suas linhas de pesquisa: 

  1. Mídia, Criatividade e Cidadania –  Investigar os setores criativos (audiovisual, games, etc) e seus processos de inovação, sobretudo diante da apropriação tecnológica e no desenvolvimento e análise de produtos midiáticos. Compreender os efeitos sociais e econômicos das tecnologias midiáticas, estudando os novos desafios da cidadania e da diversidade neste contexto. Observar o papel da criatividade na produção midiática, envolvendo os processos, estruturação de saberes e construções narrativas. 
  2. Gestão, Informação, Comunicação e Cultura – Pesquisar os fluxos de gestão da mídia e da cultura e os processos de elaboração e implementação de políticas públicas de comunicação, informação e cultura voltadas ao desenvolvimento regional. Observar o contexto do capitalismo cognitivo, e os estudos sobre as relações de trabalho e a organização do capital simbólico no contexto das redes digitais; regulação dos direitos culturais e de propriedade intelectual; resgate e fomento à preservação da memória cultural.Projetos: Lecocast; Observatório de Inovação e Criatividade; Repórter Unesp

Palavras-chave: Comunicação, Mídia, Tecnologia, Criatividade, Inovação, Gestão, Políticas de Comunicação

 

Membros: Juliano Maurício de Carvalho, Antonio Francisco Magnoni, Angela Maria Grossi, Francisco Rolfsen Belda, Juarez Tadeu de Paula Xavier, Marcos Américo, Maria da Graça Mello Magnoni, Octavio Penna Pieranti, André Luis Lourenço, João Guilherme da Costa Franco.

Website: http://www.lecotec.net.br/

[/spoiler][spoiler title=”Tecnologias, processos e narrativas midiáticas (ESPM)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Maria Elisabete Antonioli (Doutora, ESPM)

 

Resumo: Estuda processos, práticas e produções no campo da comunicação midiática, levando-se em consideração a ambiência das tecnologias em constante mutação. Propõe análises e experimentações que possam contribuir com o ecossistema informativo e comunicacional.  

-Processos, práticas e produções jornalísticas

Estuda os desafios do jornalismo na era digital, tendo em vista as mudanças na rotina de trabalho do jornalista. Compreende os efeitos da participação da mídia na sociedade e o engajamento do público na produção midiática. Pesquisa a reorganização dos modos de trabalho jornalístico e novas práticas para o ensino e atuação do jornalismo.  

-Tecnicidades e configurações narrativas

Investiga as relações entre o fenômeno técnico e cibernético sobre as formas de comunicação na contemporaneidade, diante das interferências que as novas plataformas produzem nas práticas de linguagem. Analisa os processos de midiatização em uma cultura hiperconectada e suas derivações tanto sobre as narrativas jornalísticas quanto sobre as formas de expressão de indivíduos ou grupos organizados, com suas articulações no universo do sensível e/ou do civismo.

Palavras-chave: jornalismo, jornalista, rotinas produtivas, produção jornalística, narrativas jornalísticas, tecnologias

 

Membros: Maria Elisabete Antonioli, Heidy Vargas, Cicèlia Pincer, Edson Capoano, Claudia Bredadioli, Patrícia Gil.

Website: Não existente.

[/spoiler][spoiler title=”Comcult – Comunicação e Cultura em Televisualidades (UFMG)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Simone Maria Rocha (Doutora, UFMG)

 

Resumo: O grupo tem atualmente duas preocupações. A primeira está voltada para as características do modelo de negócio desenvolvido por serviços de streaming globais e regionais que atuam na América Latina, questões de mercado, as diferenciações, o alcance, dinâmicas de produção, oferta de programação/catálogo, dentre outros. Buscamos empreender uma análise sistemática das origens, recursos e impactos culturais de SVOD e outros serviços de streaming, repensar os aspectos da globalização dos meios de comunicação em um contexto de mudanças nas tecnologias de tela. A segunda está centrada nas mudanças no modo de construção das obras, incluindo não apenas sua dimensão audiovisual, mas também sua dimensão narrativa. Estas preocupações passam por temas como convergências entre dramaturgia e encenação, questões conceituais de estilo, análises concretas de materiais expressivos, atenção à qualidade dramatúrgica ou narrativa, de modo a avançar em relação à mera tematização dos produtos televisivos (uma atenção maior sobre a relação entre motivos dramáticos e temas). Existe também a preocupação em transformar os achados de pesquisa em práticas pedagógicas que efetivamente possam colaborar na formação de nossos estudantes de graduação e potenciais profissionais do setor. 

Palavras-chave: Televisão, América Latina, Televisualidades, Streaming

 

Membros: Simone Maria Rocha, Marcos Vinícius Meigre e Silva, Livia Maia Caldeira Arantes, Frederico Augusto dos Santos Ângelo, Mariana de Almeida Ferreira, Iara Lúcia Evangelista, Gabriela Arcas, Millena Ohana, Douglas Maia Colarés.

Website: facebook.com/grupocomcult

[/spoiler][spoiler title=”LIMIAR_Lab- Produção e Pesquisa em Arte Contemporânea (PUC-Campinas)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Paula Cristina Somenzari Almozara (Doutora, PUC-Campinas), Luisa Angélica Paraguai Donati (Doutora, PUC-Campinas)

 

Resumo: O grupo atua na linha de pesquisa “linguagens, poéticas e tecnologias” ligada à área de concentração do PPG-Limiar/PUC-Campinas que trata de processos e práticas em Linguagens, Mídia e Arte. Os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo abrangem questões de outros campos: Comunicação, Design, Filosofia, História, visando operacionalizar linguagens, sistemas e processos tecnológicos na instauração da Arte. O grupo integra a rede MediaLab/BR e atua no Limiar_Lab (Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea) constituído por meio de Auxílio à Pesquisa Fapesp concedido (17/17112-7 e 18/05363-8). A produção realizada pelo Grupo é evidenciada pelas participações em eventos qualificados acadêmicos, científicos e artísticos, nacionais e internacionais. Possui interações e colaborações com a ANPAP, FBAUP (Porto), FBAUL (Lisboa), IA-UFRGS. A formação de jovens pesquisadores também é ressaltada pelas orientações de IC e pós-graduação.

Palavras-chave: arte contemporânea, interdisciplinaridade, processos tecnológicos, poética visual

 

Membros: Paula Almozara, Luisa Paraguai, Tarcísio Torres.

Website: https://www.limiarlab.org/

[/spoiler][spoiler title=”GELiDis – Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (USP)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Maria Cristina Palma Mungioli (Doutora, USP)

 

Resumo: Criado em 2015, o grupo GELiDis reúne pesquisadoras e pesquisadores (docentes, estudantes de pós-graduação e de graduação) dedicados aos estudos de linguagem e discursos em diferentes suportes e modalidades. De caráter interdisciplinar, tem como objetivo o estudo sistemático da linguagem verbal e das narrativas ficcionais nos meios de comunicação, enfocando seus discursos, suas formas de estruturação, seus estilos e estéticas, bem como sua distribuição em diferentes plataformas e sua recepção em diferentes modalidades e suportes. O instrumental teórico-metodológico encontra-se nos estudos de linguagem e estética de Bakhtin, na Análise do Discurso (AD) e nos estudos de televisão a partir da vertente dos Estudos Culturais e dos estudos de Martín-Barbero. Mais especificamente destacam-se, entre seus focos de estudo: a produção de sentido por meio dos discursos veiculados nos meios de comunicação, os diferentes gêneros de ficção televisiva e suas especificidades de formato e estilo; os processos enunciativos considerados a partir da perspectiva verbal e verbo-visual. As origens históricas e a construção cultural da ficção nos meios de comunicação, em especial na televisão, também integram o escopo de estudos do grupo.

Palavras-chave: ficção televisiva, discurso, gêneros e formatos televisivos, estética televisiva, produção de sentidos identitários, séries brasileiras em streaming

 

Membros: Maria Cristina Palma Mungioli, Anderson Lopes da Silva, Daniela Jakubaszko, Helen Emy Nochi Suzuki, Lígia Maria Prezia Lemos, Tomaz A. Penner, Analú Bernasconi Arab, Ananda Radhika Meron Postiglione, Claudinei Lopes Junior, Flavia Suzue de Mesquita Ikeda.

Website: https://sites.usp.br/gelidis/

[/spoiler][spoiler title=”GrAAu – Grupo de Análise Audiovisual (Unesp)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Leticia Passos Affini (Doutora, Unesp), Debora Burini (Doutora, UFSCar)

 

Resumo: GrAAu – Grupo de Análise Audiovisual – realiza atividades de pesquisa interdisciplinar, integrando as áreas da Comunicação, Tecnologia, Games, Audiovisual e Artes. Os integrantes do grupo são estudantes de graduação, mestrado e doutorado da FAAC – Unesp/Bauru. Para nossa participação na IV Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2021),  desenvolvemos um aplicativo que facilite a criação e produção audiovisual, estudamos narrativas com ênfase na ficção serial, elaboramos um manual que auxilie a criação de jogos digitais e analisamos a representação simbólica da mulher nas artes visuais contemporâneas.

Palavras-chave: Audiovisual, Narrativa, Jogo Digital, Ficção Serial, Aplicativo, Artes, Mulher

 

Membros: Letícia Passos Affini; Talita Maria Botelho Mantovani Parreira; Luana Cristina Gonçalves Simões; Antonio Henrique Garcia Vieira; Leticia Forti Bonatelli; Patricia Esteves Trindade; José Américo Neto.

Website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34386

[/spoiler][spoiler title=”Obted – Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica (USP)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Almir Antonio Rosa – Almir Almas (Doutor, USP), Deisy Fernanda Feitosa (Senac/USP)

 

Resumo: O Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica (Obted) parte de uma iniciativa do LabArteMídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais), e foi criado sob liderança do Prof. Dr. Almir Almas e da Profa. Dra. Deisy Fernanda Feitosa, com o objetivo de acompanhar o cenário de migração do sinal analógico para o sinal digital de TV e o switch off brasileiro, que deve ser concluído em 2023 – e, ao mesmo tempo, refletir sobre a televisão ambientada na era de produção digital em massa, com foco na identificação de aprimoramentos tecnológicos, nas novas possibilidades de fruição de conteúdos e em implicações sociais trazidas pelo sistema digital a esse veículo de comunicação, que ainda é o mais presente nos domicílios e o mais acompanhado por famílias brasileiras. Destaca-se que o observatório não se restringe a apenas olhar criticamente para a TV digital ou para os processos que a permeiam, mas ele nasce com uma natureza colaborativa, para também propor soluções, experimentar tecnologias e construir conhecimento em conjunto. Por isso, as pesquisas e ações do Obted são realizadas em colaboração com parceiros advindos de universidades, governos, fabricantes de equipamentos audiovisuais, radiodifusores e empresas de conteúdos sob demanda e de telecomunicações.

Palavras-chave: Televisão, Televisão Digital, Arte & Tecnologia, XR, VR, 360º, Ambiente Imersivo, Multitelas, Miltiplataformas, OTT, Streaming

 

Membros:Almir Almas;  Deisy Fernanda Feitosa;  Alexandre Shirmer Kieling; Fernanda Castilho; Fernando Carlos Moura; Francisco Machado Filho; Leire Mara Bevilaqua; Eduardo Acquarone.

 

Website: http://sites.usp.br/obted

[/spoiler][spoiler title=”LabArteMídia – Laboratório de Arte,Mídia e Tecnologias Digitais (USP)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Almir Antonio Rosa – Almir Almas (Doutor, USP)

 

Resumo: Grupo de pesquisa e inovação em poéticas e técnicas da criação, transmissão e exibição dos conteúdos audiovisuais e cinematográficos digitais, para interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, universo X-Reality e de estudos das linguagens de uso e de produção, com Coordenação Geral do Prof. Dr. Almir Almas e Vice-Coordenação do Prof. Dr. Luis Fernando Angerami Ramos, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de do Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O grupo de pesquisa foi formado em 2016, certificado pela ECA/USP e pelo CNPq. Nasce das pesquisas do Prof. Dr. Almir Almas, ligadas ao projeto de pesquisa “Criação de conteúdos audiovisuais digitais interativos em multitelas, multiplataformas e ambientes imersivos”. O grupo pesquisa linguagem na produção de conteúdos audiovisuais e cinematográficos, na criação de procedimentos técnicos, estéticos e poéticos e de inovação tecnológica, e de linguagem de uso e linguagem de produção, com o uso de sistemas computacionais, a partir tanto de obras artísticas coletivas do LabArteMídia, quanto de obras artísticas e estudos acadêmicos de seus membros, que são estudantes de doutorado, mestrado, graduação, pós-doutoramento e pesquisadores colaboradores, orientados e supervisionados por essa liderança.

Palavras-chave: Cinema, Televisão, Arte & Tecnologia, XR, VR, 360º, Ambiente Imersivo, Multitelas, Multiplataformas

 

Membros: Almir Almas; Luis Fernando Angerami Ramos; Fernando Pasquale Rocco Scavone; Joao Paulo Amaral Schlittler Silva; Joel La Laina Sene; Regis Rossi Alves Faria; Deisy Fernanda Feitosa.

Website: https://sites.usp.br/labartemidia/

[/spoiler][spoiler title=”Mídia e Sociedade (Unesp)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Danilo Rothberg (Doutor, Unesp), Carlo José Napolitano (Doutor, Unesp)

 

Resumo: Investiga a sociabilidade contemporânea e sua relação com a cultura midiática. Analisa as interrelações das linguagens na produção do sentido no ambiente midiático contemporâneo. Pesquisa conexões entre cidadania, direito à informação e direito à comunicação.

O grupo tem publicado artigos em periódicos de prestígio e reputação, nacionais e internacionais, além de livros e capítulos, de modo a contribuir para a fundamentação de pesquisas de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de apoiar a atuação profissional em consonância com referências éticas e deontológicas.

Palavras-chave: cidadania, direito à informação, direito à comunicação

 

Membros: Danilo Rothberg , Carlo José Napolitano.

Website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1764187818137062

[/spoiler][spoiler title=”ECOEM – Ecossistemas Comunicacionais e as tecnologias da Inteligência (UFSB)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líderes: Gilson Vieira Monteiro (Doutor, UFSB)

 

Resumo: Liderado pelo professor Gilson Monteiro, o agora Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecossistemas Comunicacionais e as Tecnologias da Inteligência (ECOEM), possui duas linhas de pesquisas. “Mídias digitais e ecossistemas comunicacionais”, que "Estuda os ambientes comunicacionais no espaço das organizações, os ambientes comunicacionais no espaço educacional e os ambientes comunicacionais no espaço artístico-cultural, bem como os efeitos e impactos da reconfiguração e da convergência multimídia nesses ambientes e como as organizações modificam seus produtos e processos ao mudarem para o suporte em mídias digitais" e “As tecnologias da inteligência”, que "ocupa-se em estudar como as tecnologias da inteligência, no âmbito digital ou não, ampliam a capacidade de armazenamento de informações e as formas de socialização da produção científica e o elo entre a lógica das mídias digitais e a sociedade. Busca compreender e analisar a ampliação da inteligência humana por meio das tecnologias que amplificam tanto os saberes tradicionais quantos os científicos.

Palavras-chave: ecossistemas comunicacionais, epistemologia ecossistêmica, mídias digitais, tecnologias da inteligência

 

Membros: Gilson Vieira Monteiro (líder), Dirceu Beninca (vice-líder), Leandro Gaffo, Roberta Scaramussa, Lilian Araújo, Maria Luíza Cardinale Baptista, Thayro Carvalho, Alessandra Rufino, Eliseu Alves. Colaborador da UFSB: Marco Antônio Amaral, Roberta Gonçalves.

Website: https://web.facebook.com/Ecoem.oficial/?_rdc=1&_rdr

[/spoiler][spoiler title=”Grupo de Pesquisa – História e Legislação da Ancine: reflexões pertinentes (UFRJ)” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” anchor_in_url=”yes” class=””]

Líder: Rachel Aguiar Estevam do Carmo (Doutora, UFRJ)

 

Resumo: O grupo de pesquisa História e Legislação da Ancine: reflexões pertinentes procura analisar a trajetória do cinema nacional na chamada Retomada após 1994 até a regulamentação da Ancine, recontando a partir dos estudos histórico-sociológicos de autores que compõem a temática da formação social brasileira o percurso dos trabalhadores do audiovisual nos mais variados grupos sociais, de gênero e etnia, apresentando complexas e limitadas formas de ingresso e permanência na cadeia produtiva do setor audiovisual. Procuraremos apontar limites e avanços nos marcos regulatórios das políticas públicas para o audiovisual, bem como apresentar propostas que dialoguem com a qualidade no citado setor, a fim de romper com o que denominamos de padrão dependente do cinema nacional.

Palavras-chave: ANCINE, padrão dependente do cinema nacional, indústria cinematográfica

 

Membros: Rachel Aguiar (coordenadora); Rodrigo Bouillet; Thiago Tavares; Ana Salmon; Daniel Leão; Fagner Souza.

Website: http://www.nepp-dh.ufrj.br/

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