Programação Apresentação de Trabalhos – https://geminisufscar.com.br/jig2021/programacao/trabalhos/
10h30 – 11h
Abertura da JIG 2021
11h – 13h
Conferência de Abertura – Plataformas e Produção Cultural
Ministrante: Thomas Poell (University of Amsterdam – Holanda)
Medicação: Naiá Sadi Câmara (UNAERP/Uni-FACEP) e André Fischer (UFSCar)
A adoção generalizada das plataformas digitais vem reconfigurando a produção cultural de formas profundas, complexas e assimétricas. Nessa conferência, Thomas Poell irá discutir sua nova obra Platforms and Cultural Production (Polity, ainda não publicado), em co-autoria com David Nieborg e Brook Erin Duffy, que examina tanto os processos quanto as implicações da plataformização nas indústrias culturais. Poell, Nieborg e Duffy identificam alterações importantes nos mercados, infraestruturas e governança em jogo nessa transformação, bem como mudanças fundamentais nas práticas de trabalho, criatividade e democracia.
Thomas Poell é Professor de Dados, Cultura & Instituições na Universidade de Amsterdam e diretor da Área de Pesquisa Prioritária em Culturas Digitais Globais. Sua pesquisa é focada nas consequências sociais dos avanços de plataformas digitais como o Facebook, Twitter, YouTube, Spotify, e WeChat. Publicou extensivamente sobre mídias sociais e protestos populares no Canada, Egito, Tunísia, Índia e China, bem como sobre o papel dessas mídias no desenvolvimento de novas formas de jornalismo. Atualmente, foca na digitalização de instituições culturais e indústrias à luz da proliferação de dados, a importância crescente da IA, e o avanço das grandes corporações de plataformas.
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19h30 – 21h30
Conferência – Originais SVOD: mudança e continuidade na produção de televisão
Ministrantes: Ramon Lobato (RMIT University – Austrália), Alexa Scarlata (RMIT University – Austrália)
Mediação: Claudia Erthal (UFSCar) e João Massarolo (UFSCar)
Esta apresentação oferece conceitos úteis para o entendimento da produção original em SVOD como fenômeno transnacional. Baseando-se em um projeto de pesquisa em andamento sobre serviços SVOD e mercados nacionais, será explorada a diversidade de serviços SVOD no atual mercado, suas limitações geográficas e modelos de negócio, bem como as estratégias de produção relevantes para diferentes tipos de serviço. As conclusões provisórias dos pesquisadores desafiam a suposição de que o modelo SVOD alterou de forma uniforme as normas de produção da televisão; ao invés disso, eles identificam um número de variáveis que modelam os produtos originais SVOD, incluindo a geografia da produção, parceiros de produção e estratégia de localização.
Ramon Lobato é um Professor Associado (Australian Research Council Future Fellow) na School of Media and Communication, RMIT University. Um pesquisador das “indústrias da tela” com um interesse especial em distribuição digital, ele é autor de Netflix Nations (NYU Press, 2019), The Informal Media Economy (Polity, 2015, com J Thomas) e Shadow Economies of Cinema (BFI, 2012).
Alexa Scarlata é assistente de pesquisa na RMIT University e candidata a PhD na School of Culture and Communication da University of Melbourne. Sua pesquisa reflete sobre as conquistas e restrições evidentes na história recente da televisão online da Austrália, particularmente no que se refere à produção e políticas do drama local. Alexa é editora do Journal of Digital Media and Policy e já publicou pela Critical Studies in Television, International Journal of Digital Television, Communications: The European Journal of Communication Research, Media International Australia e Continuum.
9h – 10h30
Conferência – Plataformização do Entretenimento
Ministrante: Lúcia Santaella (PUCSP)
Medicação: João Massarolo (UFSCar)
Lúcia Santaella apresentará sua abordagem sobre o atual processo de plataformização da vida, em especial do entretenimento, compreendendo suas diferenças dimensões para o campo da comunicação.
Lúcia Santaella é professora titular da PUC-SP e uma das principais divulgadoras da semiótica no Brasil, com mais de quarenta livros publicados. Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e Livre Docente em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Lúcia é uma das pesquisadoras brasileiras pioneiras na área de semiótica, cuja obra apresenta uma base teórica amplamente adotada nos cursos de comunicação do país. É considerada grande difusora do pensamento de Charles S. Peirce. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, entre muitos outros.
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11h – 13h
Mesa-redonda – Internacionalização do Conteúdo, Contratos e a Propriedade Intelectual
Debatedoras: Raquel Lemos (Lemos Consultoria), Luciana Ferri (LFS Entertainment Consulting)
Mediação: Fernanda Galera Daniel (Advogados/EAM-UFSCar/FGVLaw)
A presente mesa-redonda busca debater o cenário brasileiro do audiovisual relativo aos contratos de internacionalização e a propriedade intelectual de conteúdos através de diferentes plataformas.
Raquel Lemos é advogada pós-graduada em Direito Civil (2009) e Direito Digital e das Telecomunicações (2011) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é consultora especializada em contratos e estratégia negocial com experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Atua em Propriedade Intelectual e novos negócios, dedicada à assessoria de projetos nacionais e internacionais. Sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural, empresas voltadas ao acompanhamento do Produtor Executivo em projetos de entretenimento. Atualmente, é docente titular nos cursos de pós-graduação em Produção Audiovisual – Projeto e Negócio da FAAP e foi docente dos cursos de pós-graduação em Animação, Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – Branding: estratégias de marcas.
Luciana Ferri Sobrosa é sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural. Advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo” publicado em 2016 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e consultora convidada do “Objetiva Empreendedorismo em Foco” que é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV).
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19h30 – 21h30
Mesa-redonda – Produção Audiovisual da Periferia: diversidade cultural, modelos de negócio e entretenimento
Debatedoras: Kaique Alves (KondZilla), João Marchini (Love Funk)
Mediação: Guilherme Belarmino (UFSCar)
A mesa-redonda tratará do universo das narrativas de periferia e o funk nas plataformas digitais, o impacto da divulgação digital da música popular de origem periférica, monetização, a relação e importância da coerência entre a narrativa individual dos clipes, letras de música e a vida real nas favelas do Brasil, entre outros aspectos.
Kaique Alves é diretor da Kondzilla, maior canal do Brasil no Youtube, Kaique Alves ultrapassou a marca de 10 bilhões de views dirigindo artistas nacionais e internacionais. Pioneiro em videoclipes publicitários, trabalhou com marcas como Itaú, Coca-Cola, Spotify e Facebook. Formado pela New York Film Academy, atualmente, desenvolve seriados e documentários para Paramount+, Youtube Originals e Netflix.
João Victor Marchini é diretor da Love Funk, produtora audiovisual que agencia artistas e celebridades e desenvolve projetos em ambiente multiplataforma, como reality shows, podcasts e outros formatos. É idealizador e apresentador do Revelação na Favela, concurso que produz e divulga, em escala industrial, músicas e videoclipes de MCs iniciantes diariamente.
9h – 10h30
Conferência – Sad by Design: Enfrentando o Niilismo de Plataforma
Ministrante: Geert Lovink (Amsterdam University)
Medicação: Dario Mesquita (UFSCar)
Nessa palestra-performance, lidaremos com a ‘tristeza tecnológica’, o estado mental padrão dos bilhões online. “O que acontece quando nada mais pode te motivar, quando todas as técnicas de auto-otimização falham e você começa a cuidadosamente evitar esses tipos de análise emocional? Comparado aos outros, seu desempenho é ruim – e isso te deixa triste.” Geert Lovink irá discutir o lado obscuro da rede. O estado mental dos usuários da internet é trágico. Ao invés de empoderamento e auto-organização, o que nós mais vemos por aí é raiva e desespero. Como chegamos a isso? A palestra irá focar na generalização da tristeza produzida pelas plataformas dominantes de mídia social através de modificação de comportamento, que tem como objetivo manter os usuários sempre a voltar ao app. Ao invés de empoderamento e diversidade, testemunhamos um fenômeno de hiper conformismo, resultando em raiva, tristeza, depressão e solidão..
Geert Lovink é crítico de mídia e fundador do Institute of Network Cultures, teórico de mídia, crítico e autor de diversos livros, traduzidos em diversos países e línguas.
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11h – 13h
Conferência – 20 Anos da Ancine: os desafios do mercado audiovisual brasileiro
Ministrante: Marcelo Ikeda (UFC)
Mediação: João de Lima Gomes (UFPB)
Nessa apresentação, Marcelo Ikeda irá explorar os desafios do cinema brasileiro nas últimas duas décadas através da análise dos 20 anos da Ancine, que atualmente atravessa um momento de grave crise política e estagnação de suas atividades.
Marcelo Ikeda é Professor Adjunto do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Comunicação pela UFPE com sanduíche na Universidade de Reading (Inglaterra). Trabalhou na Ancine entre 2002 e 2010, ocupando diversas funções. Seu último livro, “Utopia da autossustentabilidade: impasses, desafios e conquistas da Ancine”, foi publicado em 2021 pela Editora Sulina.
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9h – 10h30
Conferência – MEDIOS, EVOLUCIÓN Y CULTURA SNACK. Una conversación entre João C. Massarolo y Carlos A. Scolari
Participantes: Carlos Scolari (Pompeu Fabra – Espanha) e João Massarolo (UFSCar)
À medida que a mídia se multiplicava, a quantidade de textos e formatos textuais em circulação também aumentava. A competição por atenção trouxe uma infinidade de pequenos trechos textuais que fazem parte da chamada cultura snack: clipes, tweets, memes, trailers, teasers, tiktok… A atenção dedicada do autor aos pequenos formatos de comunicação resultou em um florescimento que adora e glorifica a arte do briefing. Fragmentos de textos de várias épocas e correntes são tomados um a um para formar uma história orgânica que pode ser lida como sugere a sucessão de seus capítulos ou pode ser devorada em mordidas aleatórias.
Carlos Scolari é pesquisador e especialista em comunicação e mídias digitais, interfaces e ecologia da comunicação. Desde a década de noventa, ele tem se dedicado ao estudo das novas formas de comunicação crescentes com a expansão da internet. Formado em Comunicação Social pela Universidade de Rosário, Argentina e Ph.D. em Linguística Aplicada e Linguagens da Comunicação pela Universidade Católica de Milão, Itália.
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11h – 13h
Mesa-redonda: Festivais Online
Debatedores: Ana Arruda (Curta Brasília), Daniel Archangelo (RioWebFest /SpWebFest), Zita Carvalhosa (Kinoforum)
Mediação: André Fischer (Mix Brasil)
A mesa-redonda busca discutir como o processo de plataformização altera de forma permanente o modelo tradicional de distribuição e curadoria audiovisual dos festivais – que passam por uma operação de hibridização que permite o uso potencial de recursos participativos e de entrega online de conteúdos.
Ana Arruda é produtora, curadora e programadora, com experiência em mais de 50 Mostras e Festivais de cinema desde 2001. Idealizadora e diretora do Curta Brasília, Festival Internacional de Curta-metragem. Diretora da empresa Sétima Produções Culturais. Realiza, como curadora e diretora artística, projetos que unem cinema, artes, tecnologia e educação. Tem se dedicado a eventos de realidade virtual e laboratórios internacionais de narrativas imersivas. Sempre busca pautar e executar projetos que tenham a equidade de gênero e diversidade presente na equipe e na programação. Diretora de Economia Criativa do Instituto Illuminante de Tecnologia e Impacto Social. Integrante da Associação XRBR em pesquisas sobre inovação, tecnologia e novas linguagens.
Daniel Archangelo é ator, escritor, diretor teatral, produtor cultural e iluminador, somando 78 espetáculos de teatro em que ocupou as mais diversas funções. No cinema, como ator e produtor, fez 64 curtas metragens, 3 médias e 5 longas metragens. Na televisão, foram 44 obras, além de 6 webséries. É fundador do Rio WebFest, maior festival internacional de webséries do mundo.
Zita Carvalhosa é produtora cinematográfica formada em cinema pela Universidade Paris III (França), fundadora e diretora do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Desde 1983, está à frente da produtora Superfilmes, companhia cinematográfica produtora de longas e curtas-metragens.
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19h30 – 21h30
Conferência – Vídeo financiado por assinantes e distribuído pela Internet: descobertas preliminares
Ministrante: Amanda Lotz (Queensland University of Technology – Austrália)
Mediação: João Massarolo (UFSCar), Cláudia Erthal (UFSCar) e Dario Mesquita (UFSCar)
Nessa conferência, será traçada uma investigação de meia década sobre as dinâmicas industriais dos serviços de vídeo distribuídos digitalmente, financiados por assinatura. A pesquisa identificou três mudanças chave na indústria que apoiam a leitura desses serviços de vídeo como distintos da norma televisiva linear, apoiada por publicidade, ou as dinâmicas teatrais de distribuição e a estréia “em janela” característica dos filmes.
Amanda Lotz é estudiosa de mídia, professora e consultora da indústria. Sua área de expertise inclui indústrias de mídia, distribuição digital, o futuro da televisão, negócios de mídia e neutralidade de rede. Amanda lidera o projeto de pesquisa Transforming Media Industries no Centro de Pesquisa de Mídia Digital na Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália).
10h
Proposta de Criação da RedCom – Rede de Pesquisadores em Comunicação Audiovisual Multiplataforma
Apresentação: Gabriela Borges (UFJF)
A RedCom pretende ser uma plataforma de integração e de fortalecimento dos grupos de pesquisa da área, por meio de ações colaborativas para a promoção de parcerias institucionais, o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto e a cooperação na produção intelectual sobre temas comuns aos investigadores nacionais e internacionais.
Gabriela Borges é graduada em Publicidade e Propaganda pela UFMG e mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Vice-coordenadora do PPGCOM/UFJF e colaboradora do CIAC/UALG, Portugal. Coordenadora da equipe brasileira da Rede Alfamed (Rede Interuniversitária Euro-Americana de Investigação em Competências Midiáticas para a Cidadania). Editora da Revista Lumina.
10h30
Mesa de Debate RedCom – Universidade, Mercado e Impacto Social
Nessa mesa-redonda, líderes dos grupos de pesquisa membros da RedCom pretendem discutir sobre como no atual contexto a universidade pode se posicionar junto à sociedade, buscando ter maior impacto no dia-a-dia das pessoas e diálogo com o mercado profissional.