O formato de apresentação por Grupo de Pesquisa tem o intuito de divulgar os trabalhos desenvolvidos por equipes de pesquisadores, certificadas ou não pelo CNPq, de diferentes níveis de formação, que queiram estabelecer um diálogo entre diferentes grupos da área da audiovisual e da comunicação, com seus variados objetos, referenciais teóricos e metodologias de análise.
O grupo deve caracterizar-se pela pesquisa que desenvolve em conjunto, e não necessariamente precisa abordar pesquisar relacionadas a temática do evento, ou ser vinculado a uma instituição de Ensino. Não é obrigatório que o coordenador do grupo tenha a titulação de doutorado.
Envio de Resumos
Cabe exclusivamente ao Coordenador (ou coordenadores) a responsabilidade de inscrever o Grupo de Pesquisa através do sistema de submissão do evento. Deve ser enviado um arquivo em formado Word (.doc, .docx), contendo o resumo de apresentação do grupo de pesquisa e, separadamente em arquivos independentes, as propostas de trabalho individuais dos membros do grupo que participarão do evento. Os resumos devem ser formatados e nomeados conforme ‘Normas para Formatação’.
Cabe ao COORDENADOR (ou coordenadores) de cada grupo de pesquisa:
1) Decidir quantos e quais são os trabalhos mais relevantes a serem apresentados no tempo máximo de 40 (quarenta) minutos, com previsão de 5 (cinco) a 10 (dez) minutos para perguntas.
2) Deliberar sobre a forma de apresentação dos participantes de seu grupo, considerando o tempo da apresentação total do grupo.
Limite de participantes por grupo: Não há um limite para o número de participantes de cada grupo. Cabe ao Coordenador do grupo decidir quantos e quais membros devem participar da apresentação, tendo em vista o tempo de 40 minutos de que o grupo dispõe para isso.
Inscrição em mais de um grupo de pesquisa: Caso o pesquisador atue em mais de um grupo de pesquisa, é possível se inscrever em até dois grupos. Neste caso, não é necessário fazer o pagamento de duas inscrições.
Participação de alunos de graduação: Alunos de graduação com pesquisa de iniciação científica que desejem apresentar trabalho, podem se inscrever para apresentação tanto na modalidade Grupo de Pesquisa (contanto que integre um) quanto na modalidade Painel.
Após recebimento da carta de aceite, os membros do grupo devem efetuar a inscrição separadamente. A apresentação dos trabalhos aprovados ocorrerá mediante a comprovação de pagamento da taxa de inscrição do evento.
Após o evento, os participantes terão que enviar o artigo completo da submissão, conforme prazo estabelecido pelo evento, seguindo as normas de formatação para publicação em anais eletrônicos da Jornada.