Demorou mais de 30 anos, mas fizeram um primo irmão do Delicatessen e, quem diria, veio diretamente da Rússia: lindo, tosco e violento até o último fio de cabelo grudado numa televisão a válvula.
Why Don’t You Just Die é um absurdo de bom, uma comédia desgraçada de sarcástica, com os dois pés enfiados em poças de sangue de horror tudo isso sem se levar a sério demais.
O filme “cult” perfeito que começa com um cara tocando a campainha de um apartamento, com um martelo na mão esquerda para trás, meio que escondida e ao ser atendido por um careca grandalhão a gente nem imagina o que vem pela frente.
O grandão parece ser o pai da namorada do loirinho e já nos primeiros minutos do filme a gente descobre porque ele carrega o tal do martelo.
O título do filme em português seria Por Que Você Não Morre e é isso que acontece na próxima 1 hora e meia de filme, uma briga sem fim, violenta de dar dor nos dentes de assistir, com requintes explícitos de crueldade e humor, quase na mesma proporção.
E que apesar de toda a violência horrorosa, o povo não morre.
Ao comparar Por Que Você Não Morre com o clássico “estúpido” francês Delicatessen, quis dizer que a estética aparentemente pobre e tosca, os closes, os detalhes, os planos de câmera inesperados são praticamente os mesmos, revistos décadas depois.
Da camiseta do Batman as imagens sacras na parede.
Mas eu considero o filme, ou seu diretor, o estreante Kirill Sokolov, um filhote de Almodóvar com o anglicismo e a técnica apurada do Guy Ritchie e o humor dos dois bem misturado e escarrado.
E olha que o casamento é perfeito.
Por Que Você Não Morre é foda demais, com a ação toda de um personagem tentando matar o outro (e quem por ventura aparecer em suas frentes) dentro de um apartamento verde e vermelho e azul e amarelo (oi Almodóvar) extremamente bem dirigido.
Todo o engraçadão do filme vai te levando para um cantinho relax quando de repente todo o gore e sangue começam a explodir na tela e você não tem para onde fugir, porque o cantinho era uma armadilha de roteiro preciosa.
É o filme que nos primeiros 15 minutos você já sabe se vai conseguir assistir o resto ou não.
E esse é o melhor dos elogios.
NOTA: 1/2