Eu, Fabiano, prometo que Holland (que deveria ser traduzido pra Holambra) é o último filme que assisto com a Nicole Kidman.
Obrigado.
De nada.
Não dá, Nicole. Você só escolhe porcaria desde… Moulin Rouge?
Tá, a Nicole fez filmes bons desde então tipo O Sacrifício do Cervo Sagrado ou How To Talk To Girls At Parties mas que não são filmes DA Nicole e sim filmes COM a Nicole.
Esse Holland tem uma única ideia muito boa e o resto do filme é uma colcha de retalhos tão bizarra que se a diretora Mimi Cave tivesse mais a manha o filme teria virado uma obra prima cult.
Mas não. Longe disso.
Holambra é a cidadezinha no meio do nada americano, criada por descendentes adivinha de onde, que Nicole mora com o marido e o filho, formando a família mais bunda mole possível do século XXI hollywoodiano.
Ela é um dona de casa que dá aula de prensad domésticas na escola. Ele é o oftalmologista da cidade (Matthew Macfadyen, o chato E feio que deu uma sorte incrível fazendo o mais idiota de todos em Succession).
Seu casamento dá sono só de pensar.
Até que um dia ela descobre uns envelopes bem suspeitos em meio à cidade em miniatura do marido onde ele brinca de trem de ferro e resolve investigar mais.
Ela do nada conta com a ajuda do professor mexicano que dá aula na mesma escola, um Gael Garcia Bernal também perfeito, porque pra mim é um dos atores mais bestas de todos.
E daí começa o que seria o filme interessante, onde a esposa tonta vira uma investigadora nível Clarice do Silêncio dos Inocentes, ajudada pelo cara que não tem mais nada pra fazer da vida, no que é vendido como um thriller psicológico (imagina eu caindo na gargalhada aqui).
Claro que a diretora Mimi consegue enfiar no meio do roteiro pautas importantes, como a não aceitação a imigrantes na Holanda caipira, já que lá só tem loiro bonzinho.
O que acabou de vez com o filme pra mim foi que a tal ideia genial, que claro que não vou contar mas vontade dá, ainda é perdida no meio de tanto diálogo sem propósito, que nem serve pra se explicar, como o roteiro tenta desesperadamente.
Que decepção.
E só pra terminar com O desagravo, aqui também tem cena da Nicole fazendo sexo e gente, que coisa horrorosa, como já tinha dito no filme do copo de leite.
NOTA: 1/2