Ah como eu amo aprender com os filmes e principalmente aprender um monte com os documentários.
Você sabia que o vinho “nasceu” na região do Irã, Armênia, e aqueles países “quistãos” da região?
Somm: Cup of Salvation é um filme sobre como um pai e uma filha que produzem vinho na Armênia nos dias de hoje, depois de décadas sem que o solo fosse manipulada, usando ainda pés de uvas que estão no terreno há pelo menos 1600 anos, uma das uvas mais antigas do mundo ainda produzidas.
A família armênia voltou ao território armênio e conseguiu garantir que toda a produção de uvas de uma reginao específica fosse vendida para eles. E quando o pai convenceu a filha trabalhar com ele, ela entrou de cabeça, criou sua própria “marca” e leva o negócio da família mais a sério do que seu pai e elea mesma poderiam prever.
Mas o legal da história ainda está por vir.
O pai, Vahe Keushguerian e sua filha Aimee Keushguerian tem uma brilhante e perigosa ideia.
Se o vinho nasceu no Irã, e desde que o país em 1979 virou um regime religioso e por lei local os muçulmanos são proibidos de beber, para onde vai a produção de uvas para vinhos?
Vahe resolve ir para o Irã comprar algumas toneladas de uva e tirá-las do país sem que ninguém saiba que ele pretende produzir vinho com aquelas frutas.
E depois de guerras, bombas, construção de bunker, terremotos, nevascas, Vahe tem que ser cirúrgico na operação “uvas iranianas” para não sair de lá preso. Quer dizer, pra não ficar lá preso, porque como ele mesmo diz várias vezes no filme, “eu não quero ser preso em lugar nenhum do mundo mas com certeza não quero ficar preso em uma prisão iraniana”.
Cup Of Salvation é o máximo, história de História com H maiúsculo, de família, cultura, tradição. É um filme sobre força, inventividade, coragem e principalmente sobre a vontade algo que há décadas não é produzido e que pode levar além da felicidade da bebida, o gosto da saudade.
NOTA: