No começo de 2017, a equipe Trends do Ventana Sur, realizou um esforço conjunto de mapeamento de projetos e iniciativas feitos para a publicidade, cinema, televisão, animação e games e agora apresenta o Primeiro Catálogo de Empresas Imersivas Argentinas. Agora essa mesma ação se expandiu para todos os países Ibero-Americano com intuito de conhecer seus êxitos e fracassos, promovendo assim uma cartografia rica do cenário de produção multiplaforma.
Para esse projeto, a equipe da Trends juntou esforços com a NEO Media Lab – UNTREF MEDIA – da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) para levar esta experiência a uma escala Ibero-americana. Durante 6 meses (outubro 2017–abril 2018) foram recolhidas e sistematizadas 704 “companhias, produtoras, startups, empreendedores e agências. Instituições, por sua vez, reúne universidades, organizações não governamentais, entes do Estado, laboratórios, associações e grupos de pesquisa que gerem conteúdos, ofereçam serviços ou desenvolvam pesquisas relacionadas ao Vídeo 360º, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista, Transmídia, 4D, Jogos de vídeo e Fulldome, entre outras práticas imersivas.”
De acordo com Gabriel Giandinoto, o Coordenador do Trends, “a disrupção proposta com esta publicação é que seja dinâmica, aberta e com o valor agregado de ter as primeiras cifras do mercado, mas com o espírito acadêmico que também não abunda neste tipo de relatórios. Convocamos a inovar com uma guia que é a primeira de seu estilo. A empreender uma viagem real por toda Ibero-América mapeando a criatividade e a divulgar o potente e o singular de nossas propostas para fazer parte da tendência internacional. “
O Grupo de Estudo em Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) e a Jornada Internacional GEMInIS orgulhosamente fazem parte desse catálogo junto com uma série de outras iniciativas Ibero-Americanas inovadoras!
Baixe o catálogo: http://neomedialab.net/trends/
Deixe um comentário