Mais um convidado confirmado para Jornada Internacional GEMInIS: Marc Steinberg da Universidade Concórdia de Montreal! Confira o resumo:
A conferência “A experiência transmídia no Japão” examina as funções do varejo de mídia, lojas de conveniência, merchandising de franquias de mídia e transmedia (ou “media mixes”) no Japão. A mídia mix é uma das formas mais importantes de distribuição e seu principal suporte é a onipresente loja de conveniência. Da venda de alimentos frescos às mais novas revistas, aos volumes de mangás e aos brinquedos e alimentos derivados da franquia, a loja de conveniência é o verdadeiro ponto de venda (POP) no centro do mix de mídia do Japão. Estendendo-se por todo o país e mantendo a loja em sincronia com a mídia, essas lojas transmídia são como uma televisão nacional; uma emissora nacional de extensões de mídia – um ponto em que bens e pessoas se encontram diariamente, e uma transmissão ambiental do mix de mídia. Nesse novo quadro, o sistema de mix de mídia poderia ser reformulado como um produto da revolução logística que acompanha a ascensão da loja de conveniência.
Marc Steinberg é professor associado de Film Studies na Universidade Concordia de Montreal. Ele é autor do livro Anime’s Media Mix: Franchising Toys and Characters in Japan (University of Minnesota Press, 2012) e “Why is Japan a “Media Mixing Nation?” (Tokyo: KADOKAWA, 2015). Seu livro “What is a Platform? The Japanese Story” será lançado em 2019.
Deixe um comentário