• Version 1
  • Download 0
  • Tamanho do Arquivo 1mb
  • Data de Criação 9 de dezembro de 2019

Julia Yuri Landim Goya, Dorival Campos Rossi

Resumo: Este artigo aborda questões relacionadas ao que poderia ser denominado de design de linguagem com foco no nos aplicativos para smartphones, celulares, tablets e variantes como ferramenta para descortinar o mundo tecnológico. Os aplicativos, principalmente em forma de jogos, vêm despontando como possibilidade lúdica para o ensino na interface homem-máquina. Os aplicativos são capazes de sistematizar a linguagem de forma com que se possa aprender brincando e tornando desta maneira a interface mais acessível e compreensível, em outras palavras, o brincar como elemento propulsor de novas possibilidades. E neste sentido, o designer tem um papel importante neste cenário contemporâneo repleto de multiplicidades e caminhos possíveis. Selecionamos como objeto de estudo os aplicativos produzidos pelos alunos do curso de graduação em design da UNESP campus Bauru na disciplina de Linguagens Contemporâneas, onde designers compõem o cenário para a produção destas linguagens. Estes materiais não foram efetivamente produzidos para funcionar em aparelhos como celulares ou smartphones e tablets, pois seria necessário a programação dos mesmos e alguns dos nossos alunos não tem o conhecimento necessário. Sendo assim, dentro da disciplina, o foco foi realizar um protótipo virtual, em forma de vídeo, o qual mostrasse como o jogo ou aplicativo funcionaria se realmente fosse existente, assim gerando discussões dentro da sala de aula e fora dela.
Palavras-chave: Aplicativos; Ludicidade; Jogos.