A I Jornada Internacional GEMInIS (JIG/2014) tem como tema central os processos da convergência midiática que transformam o “entretenimento transmídia” na base da economia criativa. O ‘entretenimento transmídia’ ocupa um lugar central na esfera da produção e consumo, porém, é uma noção que permanece relativamente inédita no campo acadêmico. Historicamente, entretenimento é um conceito que aparece associado ao que é ‘alegre, divertido, emocionante e prazeroso’.
Na I Jornada Internacional GEMInIS, pretende-se debater os processos de compartilhamento da propriedade intelectual e comercial das marcas, visando um maior entendimento sobre o modo como o conteúdo audiovisual é concebido e distribuído nas redes culturais e comunicacionais. A partir da discussão dessa temática, busca-se promover intercâmbios entre os produtores de ‘entretenimento transmídia’ e os pesquisadores oriundos da academia, visando estimular um amplo diálogo no campo da cultura midiática, marketing, design e artes. Configurando um ambiente de análise sobre os atuais desdobramentos desse tema nas plataformas de mídias audiovisuais (Cinema, TV, Internet, HQs, Videogames, Smartphones, entre outras), com o objetivo de estimular novas formas de produção de conteúdo para o audiovisual brasileiro.
Deste modo, a I Jornada Internacional GEMInIS (JIG/2014) procura debater as relações entre o mainstream e as culturas periféricas; as novas plataformas da produção audiovisual seriada e o caráter lúdico do conteúdo das TVs públicas, na busca de aglutinar e sistematizar os estudos acadêmicos nesta área; estabelecer um amplo diálogo sobre os novos paradigmas do entretenimento; estimular o desenvolvimento de novos formatos de entretenimento para o audiovisual brasileiro, envolvendo alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em cinema e audiovisual, publicidade, design e marketing, além de proporcionar o intercâmbio entre pesquisadores e empresas de conteúdo, tanto no âmbito nacional quanto internacional.