Um Ensaio sobre a Baianidade em Ó Paí, ó: do cinema para a televisão! | de Lira Bezerra | Revista GEMInIS

[ad_1] Confira o artigo “UM ENSAIO SOBRE A BAIANIDADE EM Ó PAÍ, Ó: DO CINEMA PARA A TELEVISÃO” publicado pela Revista Geminis e realizado por Bárbara de Lira Bezerra. RESUMO: Este trabalho visa comentar aspectos da baianidade e as críticas sociais abordadas por meio dos personagens, considerando as características da serialidade encontradas entre o filme…

Veja mais

A exacerbação do dilema “forma versus conteúdo”: técnica, ideologia e etnicidade em 24 Horas | Caleiro | Revista GEMInIS

[ad_1] Confira o artigo “A EXACERBAÇÃO DO DILEMA “FORMA VERSUS CONTEÚDO”: TÉCNICA, IDEOLOGIA E ETNICIDADE EM 24 HORAS” publicado pela Revista Geminis e realizado por Maurício Caleiro. RESUMO: Este artigo analisa os principais fatores que fazem da série 24 Horas um exemplo extremo da problematização do dilema “forma versus conteúdo”, por conta da contraposição que…

Veja mais

Revista GEMINIS v. 8, n. 2 (2017) – Vídeo Sob Demanda – novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro – Parte 2

É com grande satisfação que apresentamos mais um novo número da Revista GEMInIS. Nesta edição, apresentamos a segunda parte da temática Vídeo Sob Demanda – novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro, que discute aspectos da distribuição audiovisual online no contexto brasileiro, por suas dimensões econômicas, culturais e produtivas. Os cinco artigos presentes nessa…

Veja mais

A palestra “Tendências em Telejornalismo”, ministrada pela jornalista Mônica Pin…

[ad_1] A palestra “Tendências em Telejornalismo”, ministrada pela jornalista Mônica Pinheiro (TV Globo), pretende discutir as particularidades e urgências da produção de reportagem para TV na atualidade, com foco em especial nas mudanças que o padrão Globo de telejornalismo tem sofrido no presente contexto de convergência de mídias e do consumo multitelas. O evento ocorrerá…

Veja mais

A Obra Cinematográfica como Formadora de Sentidos: uma análise do filme Memórias de uma Gueixa | Maria Perufo | Revista GEMInIS

[ad_1] Confira o artigo “A OBRA CINEMATOGRÁFICA COMO FORMADORA DE SENTIDOS: UMA ANÁLISE DO FILME MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA” publicado pela Revista Geminis e realizado por Dangela Maria Perufo e Vanessa Cavalli. RESUMO: O estudo tem como objetivo verificar o papel da Direção de Arte como formadora de sentidos em imagens e sons, dentro do…

Veja mais

Tipos de Ativismo Digital e Ativismo Preguiçoso no Mapa Cultural | Bezerra Lima | Revista GEMInIS

[ad_1] Confira o artigo “TIPOS DE ATIVISMO DIGITAL E ATIVISMO PREGUIÇOSO NO MAPA CULTURAL” publicado pela Revista Geminis e realizado por Gabriela Bezerra Lima. RESUMO: Este artigo se propõe a elencar os tipos de ativismo digital desenvolvidos por instituições e indivíduos e que estimulam o compartilhamento de suas mensagens nas redes sociais digitais. A partir…

Veja mais

Promovendo a Inclusão no Ativismo Digital Através do Cinema | Forato de Camargo | Revista GEMInIS

[ad_1] Confira o artigo “PROMOVENDO A INCLUSÃO NO ATIVISMO DIGITAL ATRAVÉS DO CINEMA” publicado pela Revista Geminis e realizado por Sílvia Forato de Camargo e Fabio Nauras Akhras. RESUMO: Este artigo apresenta uma metodologia que vem sendo utilizada para promover a inclusão de jovens de comunidades carentes no ativismo digital. O ponto de partida da…

Veja mais

Pessoas Conectadas Podem Mudar o Mundo? Uma abordagem sistêmica baseada na Teoria das Redes para a modelagem de ações coletivas | Carneiro dos Santos | Revista GEMInIS

[ad_1] Confira o artigo “PESSOAS CONECTADAS PODEM MUDAR O MUNDO? UMA ABORDAGEM SINTÊMICA BASEADA NA TEORIA DAS REDES PARA A MODELAGEM DE AÇÕES COLETIVAS” publicado pela Revista Geminis e realizado por Márcio Carneiro dos Santos. RESUMO: O presente artigo pretende explorar a relação entre os efeitos da internet e da estrutura das relações sociais, vistas…

Veja mais

Estratégias de Comunicação na Cultura Digital: publicidade e entretenimento aliados | Braga Bezerra | Revista GEMInIS

[ad_1] Confira o artigo “ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NA CULTURA DIGITAL: PUBLICIDADE E ENTRETENIMENTO ALIADOS” publicado pela Revista Geminis e realizado por Beatriz Braga Bezerra e Rogério Covaleski RESUMO: O consumidor contemporâneo – em sua maioria – não é passivo, deixou para trás a identidade da submissão; é agora, sim, ativo, projeta-se à participação e à…

Veja mais