Com o horror Herege a A24 fez o que sabe fazer melhor: transformar uma porcaria em um objeto de desejo.
Folgo em dizer que Herege é a decepção do ano. E mais uma vez, uma decepção trazida de bandeja pela produtora/distribuidora queridinha, que mais erra que acerta.
Aqui o tal herege do título é Mr Reed (Hugh Grant), um cara que mora em um casarão e é visitado por duas jovens pregadoras mórmom, com quem ele pretende ter uma conversa sobre religião e se elas tiverem sorte, ele se converterá a religião crente radica.
Eu só sabia disso do filme e já imaginei que ele ficando em casa sozinho com 2 toscas o bicho ia pegar, de tortura a abusos de todos os tipos, inclusive sexuais, já que Mr Reed estava sendo vendido como o grande vilão dos últimos anos.
Bem, amigos da rede globo, o cara fala muito, sabe muito, mas é daqueles que vivem teorias da conspiração e com seu charme inglês, sua esperteza maior ainda que sua inteligência, faz com que as 2 crentes não só entrem em sua casa mais as faz cientes que de lá elas só saem quando e se ele quiser, enquanto enfia na cabeça das meninas, que aos poucos se mostram não tão estúpidas assim, que a morte é algo a ser levado em consideração.
Herege pra mim não funcionou como horror logo de cara, especialmente porque o roteiro já vai entregando tudo sem sutilezas, sem prepara a audiência pra nada, nos trata como estúpidos até, como se também fôssemos menininhas crentes sem experiência de vida mas que mesmo assim conversam sobre filme pornô antes de sabermos de quem se trata.
Daí eu pensei que o filme seria na verdade um thriller, um suspense doido mas de loucura só teve muita cena do Hugh Grant sorrindo, o que é tipo inédito, mas que aqui serve para seu personagem canalha que se passa por bonzinho.
Daí a gente percebe que o filme não é nada de nada, é uma bobagem gigante onde a cena com maior tensão é quando as moças tentam puxar um tapete por baixo de uma porta sem que o vilão perceba.
E não, não vale falar do milhão de citações a filmes bons que chega uma hora que vira até piada de mau gosto.
Tosco demais. Mas a gente ainda cai nessas, né A24. Parabéns pelo marketing.
NOTA: