Folk horror inglês? Sim, por favor.
The Severed Sun é o mais puro exemplo de folk horror raiz: o filme se passa no passado, em uma vila super religiosa governada com mão de ferro pelo Pastor (Toby Stephens).
Quando sua filha Magpie (Emma Appleton) fica literalmente cansada de ser mal tratada pelo pai, pelos irmãos e principalmente pelo marido, naquele sociedade super machista, ela mata o marido, para a fúria do Pastor que não sabe o que fazer com a própria filha mas ela também “libera” um monstro das entranhas da floresta que se alimenta com o sangue de homens abusivos.
E tudo muda.
O filme do diretor Dean Puckett tem um grande trunfo ao mostrar o bem e o mal de todos os seus personagens, de criar essas “pessoas normais” em uma história que poderia facilmente cair no óbvio do bonzinho versus malvado.
O grande problema do filme é deixar pelo caminho personagens menores e histórias que poderiam render muito, como um segredo que o assistente do Pastor carrega e que não se revela ao final. Esqueceram de mim parte folk horror.
Mas no geral o filme é muito bom, bem dirigido e com conceitos bem claros de horror e redenção, mas principalmente muito bem resolvido como cinema.
NOTA: