Vulcão: Uma História de Amor é um primor de filme.
Um dos melhores documentários do ano, produzido pela National Geographic, sobre a história de amor linda e trágica de um casal de vulcanólogos.
Quando Katia e Maurice se conheceram na universidade na década de 1960 em Paris, eles não imaginariam que suas vidas estariam ligadas para todo o sempre.
Katia diz no filme que a partir do momento que eles conversaram pela primeira vez eles nunca mais se separaram.
E uma das maiores razões foi seu amor por vulcões.
Katia e Maurice resolveram que não iriam se casar, não teriam filhos e que dedicariam suas vidas a estudarem profundamente vulcões, seu grande amor em comum.
E assim foi.
A grande oportunidade que a diretora Sara Dosa encontrou e a partir daí criou esta maravilha de documentário foi que o casal filmava todas as suas viagens de pesquisa.
Absolutamente tudo era muito bem registrado em filme, fotos e áudio para que não perdessem nenhum detalhe.
E eles foram muito famosos no mundo todos nas décadas em 1970 e 1980, participando de muitos programas de televisão onde contavam como o seu amor pelos vulcões os levaram a ser provavelmente o único casal de estudiosos da área.
E eles se arriscavam muito em suas viagens de estudos in loco.
Chegavam cada vez mais perto de crateras em atividade, assistiam todas as erupções possíveis, já que eram chamados dos 4 cantos do mundo assim que um bichão daqueles acordasse. E como disse, tudo muito bem documentado.
As imagens deles com suas roupas prateadas em erupções são de arrepiar.
Vulcão: Uma História de Amor só poderia ter um título brasileiro melhor.
O original é Fire Of Love, Fogo do Amor, o que seria ótimo, já que é uma deferência romântica à vida de riscos e descobertas desse casal intrépido.
O filme tem uma locução bem fofa da cineasta Miranda July que combina mais com o título original mais poético. Mas não se deixa enganar, assista esse filme, se emocione com o casal do início ao final apoteótico deste que é com certeza um dos 5 melhores documentários do ano.
NOTA: