Se ninguém tivesse me vendido What Josiah Saw como um terror eu teria gostado ainda mais do filme.
E olha que pra mim é um #alertafilmão na certa.
Mas o filme é mais que um terrorzinho lançado nesse mar de filmes de gênero porcaria que virou Hollywood de 2022.
What Josiah Saw é um drama desgraçado, um horror da vida real sem pudor, um filme sem vergonha de ir lá no fundo de seus personagens e trazer o pior de cada um.
O que no final das contas foi o que fez com que 3 irmãos, Mary, Eli e Thomas se reencontrassem depois de muitos anos, muitos mesmo, para resolverem se vendem ou não a fazenda da família onde um deles ainda mora.
Só que antes disso tudo, o filme, que acontece em 3 tempos bem distintos e mal nos explica o porquê do Josiah ter visto o que viu, que é o título do filme.
O brilhante roteiro de Robert Alan Dilts encontrou na direção mais que perfeita de Vincent Grashaw a força necessária para não ser apenas o filme de horror que todo mundo quer que você acredite que seja What Josiah Saw.
O filme é um estudo bem aprofundado sobre personagens complicados, que são os melhores, e como esses personagens interagem com o mundo real, como o dia a dia, o que nunca dá certo.
Juntar personagens desgraçados e fazer com que isso funcione é o segredo do filme bom. Juntar os 3 irmãos que não se encontravam há muito tempo por uma razão óbvia, é a grande coisa do filme, quando a gente logo percebe que eles não se encontrarem era o que tinha que ser.
A fazenda do Josiah do título, o pai dos 3, é conhecida na região por ser assombrada pela mãe que se suicidou anos atrás. Ele e seu filho Thomas ainda moram no lugar e são vistos com receio, não, com medo pelo povo das redondezas. Inclusive Thomas só consegue ver seu filho de longe, já que a ex-esposa tem mandado de segurança contra o ex, obviamente, abusador.
Como um drama banal de uma família caipira estúpida e violenta se torna um filme de horror pesado de cair o queixo? Como Josiah parece mais um demônio que um pai? Como o loirinho com cara de anjo Thomas não pode chegar perto do filho? Como Eli e a irmã Mary tiram coragem não se sabe de onde para voltarem à sua casa de infância para onde nunca deveriam voltar, como sempre pretenderam?
Já falei que é #alertafilmão?
NOTA: 1/2