No dia 27/04/22 (quarta-feira), às 17h, o Cineclube GEMInIS realizará uma aula debate sobre o filme “Morangos Silvestres” (1957, SE, 91min), considerado um dos maiores clássicos da História do Cinema. Dirigido pelo sueco Ingmar Bergman, o filme apresenta os momentos que antecedem a cerimônia de consagração pública de um professor cientista com idade já avançada. O trajeto entre a sua residência e a Universidade transforma-se metaforicamente numa linha do tempo, com a consequente revisão de vida.
Realizado em 1957, Morangos Silvestres possui as principais características do cinema de Ingmar Bergman. A precisão cirúrgica com que o diretor analisa a alma humana em sua extensa filmografia permitiu o seu reconhecimento internacional como um dos maiores artistas do Século XX.
A aula debate será ministrada pelo prof. Dr. Heitor Capuzzo (UFMG), pelo Google Meet.
Para participar da atividade, inscreva-se pelo link: https://bit.ly/3xgMAXz
Haverá emissão de certificado, e os participantes receberão um link para assistir ao filme antes da aula debate.
O Cineclube GEMInIS é uma atividade promovida pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), com o apoio do curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/USFCar) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSCar).
Sobre o Debatedor:
Heitor Capuzzo é professor aposentando da Escola de Belas Artes UFMG. Foi professor da School of Art, Design and Media, na Nanyang Techbological University (NTU), em Cingapura, e também lecionou na State University of New York. Leciona e pesquisa com foco na história do cinema e da animação, efeitos visuais e narrativas digitais. Mestre e Doutor em Artes pela ECA-USP com pós-doutorado em Cinema pela University of Southern California em Los Angeles.