5 claquetes
Horror senegalês incrível, visto no Fantastic Fet e que pra nossa sorte estará em cartas na #MostraSP #45Mostra online.
Saloum é uma região árida e bem mística do Senegal onde as 3 hienas, 3 mercenários implacáveis, vão se esconder levando um traficante poderoso da Guiné Bisau e uma mala de ouro.
Eles pretendem ficar quietinhos por lá até que as notícias de sua fuga do outro país com o tal traficante seja esquecida e eles possam não s´ø usar o ouro que trouxeram mas também recuperar todo o resto de uma fortuna gigante roubada.
Um dos hienas foi criado nessa região em um lugar de acolhimento a jovens sem família, sobreviventes de guerras civis e é pra lá que ele vai com sua turma, o mesmo lugar onde cresceu.
Ele achava que se lembrava exatamente de tudo o que aconteceu por lá, onde ele também teve um tratamento bizarro e as coisas acabam se mostrando bem diferentes.
Inclusive o lado místico de Saloum surpreende todo mundo que por lá estava e quem chegou quando espíritos ancestrais crueis atacam todos de surpresa, entrando pelos ouvidos das pessoas e tomando suas almas.
Para isso eles usam fones de ouvido poderosos, a única chance de sobrevierem e por isso o povo da região usa também a linguagem de sinais, um dos detalhes mais lindos do roteiro.
Saloum é uma das surpresas do ano, um filme muito absurdo com um roteiro ótimo e uma direção perfeita.
Não é nada do que eu pensava que fosse pelo trailer e pelo que havia lido.
O filme é uma mistura de policial, gangsters assassinos, horror caipira e sangue, muito sangue jorrado.
Os 3 hienas são o trio mais bacana do ano: estilosos, super educados e cruéis, combinação perfeita.
Saloum é dirigido pelo ótimo Jean Luc Herbulot de quem eu já havia visto Dealer uns bons anos atrás e que ao que Saloum indicado, aprendeu muito o ofício nos últimos anos.
Com efeitos especiais incríveis para um filme não milionário, Saloum entrega um drama pesado de guerra com tortura, terror e desespero.
NOTA: