Já faz várias semanas que assisti The Farewell, mas estava esperando notícias de quando estrearia por aqui.
Absurdamente, até agora não achei nada sobre esse absurdo de filme lindo e sutil e poético sobre uma família chinesa que mora nos EUA e volta ao seu país natal para dar o adeus à matriarca da família que não sabe que está morrendo de câncer.
Só isso já seria motivo suficiente para um bom filme. Mas tem mais.
Billi, a jovem chinesa que já é a mais americana de toda família, vivida brilhantemente pela comediante e ótima atriz Awkwafina, é super apegada a sua avó. E a família tem medo que ela não consiga guardar o segredo, que é uma tradição chinesa, poupar os mais idosos de saberem que estão prestes a morrer.
A diretora e roteirista Lulu Wang nos entrega um filme que é uma homenagem a sua própria avó, com o roteiro tendo sido criado a partir de memórias reais.
The Farewell poderia cair na arapuca do dramão meloso facilmente, mas Lulu teve a sabedoria de usar de um bom humor tirado de situações as mais inesperadas para transformar os últimos momentos de vida de uma mulher tão amada em uma ode a esse amor que ela sempre dedicou a todos e que, com muita razão, todos lhe dedicam de volta.
Assistindo The Farewell entendemos nos primeiros momentos do filme na China do por quê a família ama tanto a avó Nai Nai.
Ela é fofa, dedicada, preocupada, atenciosa, tudo o que qualquer avó seria.
Mas ver um filme americano falado em chinês com uma protagonista de quase 80 anos de idade é para poucos.
Com certeza Lulu Wang só conseguiu levar seu projeto aos “finalmentes” depois do sucesso de Podres de Ricos, apesar de seu roteiro impecável.
Em um ano que um filme coreano é unanimidade como o melhor de todos, The Farewell confirma a onda dos filmes de língua não inglesa para um sucesso nos Oscars de 2020.
Eu aposto em indicações para roteiro, atriz para Awkwafina e se os votantes forem relativamente espertos, The Farewell é indicado a melhor filme com sérias chances de levar.
Sabe “comfort food”, aquela comida que abraça nosso corpo e alma? The Farewell é o melhor exemplo de comfort movie, daqueles que te tratam bem, te abraçam, te dão carinho, beijos na bochecha e no caso da avó Nai Nai, beijos na testa e cafunés enquanto nos deitamos em seu colo tão convidativo.
NOTA: