Pelo visto tá sobrando dinheiro porque fizeram um filme sobre o meteorologista escocês que previu que no dia 6 de junho, o Dia D, a tomada da Normandia, não choveria, um trégua na tempestade que havia começado no dia 5, o dia que teria sido o Dia D se não fosse por sua causa.
E o drama é esse, o chefão militar americano, que viria ser presidentes dos EUA anos depois desse dia, Dwight D. Eisenhower (vivido pelo Brendan Fraser), estava na Inglaterra com seu meteorologista de confiança que lhe disse que dia 5 seria ok invadir porque eles estavam vivendo dias de sol e porque comparado a outros dias 5 de junho de outros anos, não teria chuva.
Só que o meteorologista escocês (quantas vezes mais eu vou escrever meteorologista nesta resenha?), James Stagg (vivido pelo Andrew Scott), indicado pelo Churchill, a partir de cálculos específicos que eles não explicam no filme quais foram, diz que dia 5 está fora de cogitação que eles deveriam esperar até dia 18 de junho, o que seria impossível para os militares.
Pressão é um filme estupidamente nerd e sem graça, porque basicamente é a guerrinha entre o meteorologista americano (vivido pelo divo Chris Messina), subordinado a Einsenhower e o escocês, que quer que tudo termine logo porque sua mulher está para dar a luz seu primeiro nenê e ele quer estar por perto.
Além de ser um filme nerd e ter uma história sem graça, a forma como Scott vive o escocês é irritante, um cara frio, explosivo e bem cuzão, pra piorar tudo. Mas como disse o Churchill, era um cara genial, inteligentíssimo, pragmático, que acaba salvando o ataque, a invasão à França, e as vidas de muitos soldados.
Claro que esqueceram de avisar que em junho de 1945 o exército soviético já tinha tomado de volta metade da Europa e que só não foi pra França porque os ingleses e americanos ficaram com a rebarba de um exército nazista já praticamente derrotado.
O problema bom é que o filme é muito bem feito, bem escrito e bem resolvido ao ser filmado, o que faz de Pressão uma surpresa das melhores, principalmente pra você, leitor do Já Viu?, que sempre procura filmes fora do óbvio. Afinal, quem ia imaginar que a gente pudesse gostar de um filme sobre previsão do tempo.
NOTA: 

1/2
