From Ground Zero é o filme representante da Palestina que concorreu a uma vaga ao Oscar de filme internacional, vencido pelo brasileiro Ainda Estou Aqui.
From Ground Zero ficou na short list dos 15 melhores inscritos e eu acho que, sinceramente, não merecia.
O filme é o máximo.
É um projeto do cineasta palestino Rashid Masharawi que depois do início da invasão israelense à Palestina, criou um fundo para financiar jovens cineastas de seu país, principalmente de Gaza, a contarem suas histórias.
Dali saíram 22 filmes, 22 curtas, que Masharawi produziu, finalizou e nos apresenta como este From Ground Zero.
O mais legal do projeto, além dos pontos de vista mais variados e peculiares sobre a Guerra Israel X Hamas, é mostrar o povo palestino fazendo o que pode para sobreviver em filmes que não poderiam ser os mais diversos: dramas, comédias, animações, documentários, experimentais, tudo para contar as histórias deste período trágico e doloroso.
From Ground Zero é um documento essencial do que a força de um povo é capaz mesmo com bombas e mísseis caindo sobre suas cabeças, mesmo com tropas militares e para militares invadindo suas terras, suas casas e suas famílias.
O poder do cinema é posto à prova e passa facilmente no teste a que se propõe, de mostra que a arte, a cultura, são maiores que tudo. Que um povo sobrevive contando histórias, mesmo com a tentativa dos “malvados” tentando aniquilar esse povo.
Quanto mais a gente lê o quanto israel e seus parceiros vem tentando dizimar o povo palestino, suas crenças, sua cultura, suas histórias, literalmente sua terra para construírem um resort para os ricos europeus, como o presidente americano disse, um homem como Rashid Masharawi faz das tripas coração para que seu povo, sua história, não suma, não morra.
Quando eu disse que From Ground Zero não merecia estar entre os finalistas do Oscar de filme internacional é porque eu acho que esta obra de arte palestina merecia ganhar um prêmio especial de Hollywood, de Cannes (onde foi recusado por ser político demais) e de todos os outros festivais pelo mundo que se consideram minimamente relevantes.
Rashid Masharawi é um herói do cinema atual e seu From Ground Zero é um dos maiores feitos do século XXI, é a prova de que a arte nasce em qualquer lugar, em qualquer circustância, mesmo em meio a uma guerra injusta.
NOTA: 1/2