Está disponível no Prime Video um dos grandes documentários de 2024, tão bom que está no short list dos indicados ao Oscar 2025.
Frida conta a história de Frida Kahlo, a artista plástica mexicana que com seus quadros, sua vida e suas histórias, transcendeu o mundo das artes plásticas e hoje é um ícone feminista e da cultura pop.
Pela primeira vez eu vejo em um vídeo a vida inteira de Frida contada em seus mínimos detalhes e com foco na própria Frida Kahlo, já que ela sempre é mostrada como ex esposa do muralista mexicano Diego Rivera e então nos contam quem ela foi.
Aqui a coisa é diferente, a gente de cara entende como foi a Frida criança, como começou sua paixão pelos pinceis, sua mãe, seu pai, seus amigos e sua vida ousada desde sempre, quebrando barreiras e aparecendo de maneiras nada usuais.
Daí entra a história com Rivera, que já era o maior nome das artes mexicanas, que se encanta com Frida ao mesmo tempo que ela se encanta com ele. E se encanta tanto que ao se casarem, Frida dedica sua vida a ser a esposa, foca seu trabalho em uma influência direta do marido Rivera e claro, começa a perceber que ela não nasceu pra ser só a esposa de ninguém.
O filme da diretora Carla Gutierrez é todo baseado nos diários, nos escritos e em pesquisas pesadas da vida de Frida, com todas as histórias contadas no filme sendo o enredo do filme.
Também no roteiro estão “depoimentos” das principais pessoas que viveram perto de Frida, desde Rivera, passando pelas principais amizades da pintora e mais interessante ainda, com depoimentos de seus principais amantes, sendo o mais famoso de todos o revolucionário russo Leon Trotsky, que quando se mudou com a esposa para a cidade do México, foi Frida que os recepcionou e os ajudou e se “assentarem” no novo país. De cara Trotsky se apaixonou por Frida, que era casada com Rivera e que correspondeu a paixão.
Um parêntese: uma das coisas mais legais de se fazer na cidade do México, é visitar as casas de Frida Kahlo, Diego Rivera e do Trotsky, onde percebemos a ligação desses 3 nomes importantes da história do século XX.
Tudo o que vemos de Frida Kahlo nos dias de hoje em camisetas, posters, canecas, suas imagens, suas frases, todo o imaginário criado em torno da vida dessa mulher maravilhosa, tudo fica claro neste documentário, tudo é lindamente explicado, ou melhor, tudo é nos contado como se fôssemos colocados dentro das anotações e dos quadros de Frida que colorem e ilustram nossas vidas, mesmo sem a gente querer.
NOTA: