Eu achei que Pearl fosse ser o melhor filme da trilogia do Ti West com a Mia Goth estrela absoluta scream queen dos infernos.
Mas a cara de pau que é MaXXXine me deixou totalmente de quatro.
West é hoje o rei das referências. O que ele faz nesse filme, com um roteiro ok, é de se tirar o chapéu.
Ele escreveu uma infinidade de cenas baseadas em filmes e mais filmes dos anos 1980 e as recriou, algumas ele apenas copiou na cara dura, em um filme que para ser mais oitentista só faltou em algum momento um pouco de trilha meio Tangerine Dream.
Mas só por ter uma cena de boate tocando Frankie Goes To Hollywood emulando meu Deus Brian de Palma já valeu tudo.
MaXXXine vai de Dublê de Corpo para Chinatown em um corte, em um movimento de câmera mais brusco, para contar a história da assassina cruel que sai dos filmes anteriores para ser uma atriz pornô de sucesso aqui que acaba, olha lá, tentando virar uma estrela do horror B.
E se ela achava que seu passado no pornô seria problemático, não podia imaginar que seu passado mais sombrio também ressurgiria, já que é assim que funciona em Hollywood, como dizem no filme.
Tudo o que eu critiquei o diretor Ti West em X, eu aqui faço um mea culpa, que já tinha feito na minha resenha de Pearl, mas repito aqui: o cara é o maior truqueiro-esperto-super inteligente do cinema americano.
Ele copia, recria, refaz, se auto referencia e se algum idiota falar “ai, mas já vi isso tudo antes” ele joga na nossa cara que ele sabe disso, que faz de propósito.
MaXXXine é quase que um monstro, que é nada mais nada menos que uma colagem de cenas de filmes existentes que fazemos para mostrar o que pretendemos fazer em nosso filme que ainda vamos filmar.
Entendeu?
Tenho certeza que West escreveu o roteiro de MaXXXine já pensando em suas cenas preferidas dos horrores oitentistas. E fez bem. E refez essas cenas melhor ainda.
E pra fechar com chave de ouro, tem como estrela uma das melhores atrizes da nova geração de estrelas que estão por vir a ser.
Mia Goth já era Deusa, agora chegou a um nível único no Olimpo fílmico.
NOTA: