Eu AMO essas comediazinhas inglesas bem despretensiosas, com história incrível e elenco de cair o queixo.
Pequenas Cartas Obscenas é estrelado pela oscarizada e preferida Olivia Colman, pela minha inglesa preferida Jessie Buckley e pela estrelinha Alisha Weir, a vampirinha Abigail.
Precisa mais? Tem: o filme é baseado numa história real, conhecida como uma das maiores fofocas do Reino Unido.
Décadas atrás, num bairrozinho muito do calminho e sem graça, de repente os moradores começam a receber cartas os xingando muito, com muitas baixarias, que me fizeram rir bastante. De nervoso.
Quem mais recebe as cartas é Edith (Olivia), a solteirona puritana dona da casa onde moram a “doidona” Rose (Jessie) e sua filha já “doidinha” Nancy (Alisha).
Claro que Edith faz todo mundo acreditar que a autora das cartas é a mulher bacana, feliz, engraçada e de boca suja mas que não faria mal a uma mosca.
Mas décadas atrás, Inglaterra caretaça quando mulher não podia nem tocar violão, ter alguém que não estava nem aí pra essas convenções todas, seria óbvio ela ser uma troll que enviaria cartas pra todo mundo só pra encher o saco e desrespeitar as pessoas.
Obviamente ela nega isso tudo e se junta a algumas mulheres que também acreditam nela para provar sua inocência. E descobrir quem está realmente escrevendo as cartas.
Saber que a história é real deixa o filme mais interessante ainda, principalmente por entender como a caretice é uma coisa podre e perigosa. Desde sempre.
NOTA: