Eu acho que existem 2 tipos de documentários incríveis sobre bandas e gente que faz música.
O primeiro é quando o artista já morreu e o filme é contado por quem o sobreviveu e com todo tipo de gravações em áudio e vídeo da pessoa falecida, tipo o documentário da Amy Winehouse, maravilhoso, que só por esse filme o povo que fez a biopic dela deveria ter vergonha de ter lançado aquele filme lixo.
O segundo tipo é exatamente o que é Pet Shop Boys: Then and Now, documentário feito pela BBC para mostrar os últimos momentos do mais recente álbum do duo inglês, bastidores de ensaios e criação da turnê que acabou de passar pelo Brasil, tudo com os gênios da música eletrônica, Neil Tennant e Chris Lowe, os garotos da loja de animaizinhos, de frente para a câmera contando histórias incríveis.
E o mais maravilhoso deste filme.
Eles nos mostram um arquivo preciosíssimo de fitas K7 do início da carreira dos Pet Shop Boys que estão dizendo ser ‘o Santo Graal da música pop’, com fitas demo originais e reveladoras do duo.
Histórias não faltam, revelações aos montes e ver a dupla cantando, tocando e lendo suas músicas é um privilégio que nos leva para o universo dos Pet Shop Boys que desde sempre criaram seu mundo e suas próprias referências.
Imperdível.
NOTA: 1/2