Slow é um drama estranhão (não no bom sentido) diretamente da Lituânia.
Sua diretora Marija Kavtaradzė venceu o prêmio de melhor direção no Festival de Sundance, onde o filme estreou.
Não sei como. Nem porque.
Slwo é o tipo de filminho feito a torto e a direito pelas cinematografias periféricas, como os europeus adoram nos chamar e que nos festivais eles colocam tudo no balaio de World Cinema.
O filme conta a história de Elena, uma bailarina de ao que parece ser dança contemporânea muito sensual com muito corpo quase nu.
Ela aos poucos começa a se apaixonar por Dovydas, o intérprete de libras de um grupo para o qual ela dá aulas de dança.
Ele é bem tímido, na dele, enquanto ela é o oposto, super festeira, adora beijar na boca, bem direta.
Logo ela descobre que Dovydas é assexuado. Bem no momento que ela se joga na cama de seu apartamento, esperando que ele se deite com ela.
E Elena a partir daí não sabe direito o que fazer com ele, com esse sentimento que vai aumentando entre os dois.
Esse é certamente o casal mais sem graça que eu vi em filmes esse anos e olha que eu vejo muita porcaria que eu nem posto aqui de tão ruim.
Até agora não entendi se a falta de graça vem do roteiro, dos atores, da direçnao ou se a Lituânia é um país sem graça e esse é o normal deles.
Tô brincando, sei que o país é foda demais e que aqui o problema está no roteiro e na direção que, lembre-se, venceu Sundance. No World Cinema.
Eu fiquei assistindo e tentando tirar leite de pedra na relação besta dos 2, não besta pela relação em si, que eu acho bem legal, inclusive, mas besta pela forma com que é tratada no filme.
E o ponto alto do nada é quando Elena vê escondida seu boy se masturbando no banheiro e fica morrendo de raiva e de ciúme: como assim você é assexuado e fica se masturbando pensando em alguém, porque se tá lá e porque tem alguém na cabeça.
Não adianta ele explicar porque ela se sente traída por uma masturbadinha de leve.
Esse é o climax, ops, o ponto alto do filme.
Assim sendo, vou até baixar a nota que eu daria porque durante esses textos eu tento ao máximo me fazer gostar dos filme.
Não rolou hoje.
NOTA: