O diretor francês Quentin Dupieux, meu preferido Mr. Oizo, é bem prolífico.
Desde Yannick, seu filme lançado em 2023, ele já lançou Daaaaalí!, uma biografia bem peculiar do gênio espanhol e seu mais novo petardo J’ai envie de me taire abre o Festival de Cannes deste ano.
Mas vamos a Yannick.
Dupieux é o máximo, sempre digo que ele tem um estilo bem Os Trapalhões de filmar. Só que feito por quem sabe fazer cinema.
Ele já fez filme sobre pneu assassino, sobre cigarros que fazem mal, ets doidos e colocou Marilyn Manson como um policial abestado em um filme.
O Yannick do título é um cara que vai ao cinema uma noite e fica tão puto com a porcaria de peça que está assistindo que resolve se levantar e reclamar com o elenco ali, ao vivo.
E ele pede pra falar com o diretor por ser o responsável por aquilo e quando descobre que ele não está no teatro, fala que ele é tipo gerente de loja, que deve estar sempre lá.
Só que Yannick é um vigia noturno, que trabalha todos os dias, mora longe, teve que pegar um trem de 45 minutos, mais 15 minutos andando pra assistir uma porcaria de peça.
Daí ele tem uma ideia: sob a mira de um revólver, ele manda todo mundo que está no teatro ficar quieto enquanto ele ali escreve uma nova peça que o elenco da primeira porcaria deve montar ali ao vivo.
Fim.
Mentira, tem um monte de coisa que acontece. Ou não.
Yannick parece uns filmes feitos na década de 1970 no Brasil, na Boca do Lixo, quando sobrava algum dinheiro das pornochanchadas e os diretores resolviam fazer “filmes sérios”.
Dupieux fez um filme sério, ao seu modo, com meia dúzia de Euros e não rolou.
Nem o final típico dele, que a gente já esperava, me animou.
A única coisa bem boa no filme é a direção, principalmente a direção de elenco, onde até o coadjuvante com uma só fala é incrível.
Mas isso não compensa um roteiro sem graça, principalmente em uma comédia.
Faltou o surreal, o estranhão.
Espero que seu Dali e seu novo de Cannes compensem este aqui, porque se ele estiver achando que já é o novo Buñuel, alguém avisa que nem é não.
NOTA: 1/2