Bobi Wine: The People’s President é o último dos longa metragens que eu precisava assistir antes da entrega do Oscar domingo e que bom que consegui ver.
#alertafilmão este documentário da National Geographic sobre um cantor sensação em Uganda, Bob Wine, que decide se candidatar a presidência do país para concorrer com o atual presidente que está no poder desde 1986 e que conseguiu mudar a lei do país que proibia alguém com mais de 75 anos de idade de ser o mandatário máximo, já que ele está prestes a chegar a essa idade e não poderia mais concorrer ao cargo.
O que a gente vê nesse filme é um universo completamente diferente do nosso aqui no Brasil, mesmo que distante só por um oceano. Ao mesmo tempo o que vemos no jogo político e onde isso vai levar o novato Bobi Wine é algo tão possível de acontecer aqui no Brasil se as coisas lá em Brasília não tivessem mudado com nossa última eleição presidencial.
A ditadura disfarçada de democracia onde um presidente faz o que pode e se não pode, muda a lei do país para se manter no poder é um pesadelo que quase aconteceu por aqui e que nós presenciamos neste documentário com todos os detalhes sórdidos, já que tudo é absolutamente documentado por todas as mídias possíveis e principalmente ao vivo e em detalhes sórdidos por todos os envolvidos.
Assistir um filme desses me deixa tão inconfortável, hoje em dia se diz cheio de gatilhos, a ponto de eu ter que lembrar de respirar por alguns momentos, já que a tensão é oficial e real.
Não perca.
E o mais legal: o filme completo está aqui abaixo pra ser visto.
NOTA: 1/2