Conversando com minha filha semana passada sobre Zona de Interesse, ela me perguntou: quantos mais filmes sobre a Segunda Guerra Mundial a gente ainda vão fazer?
Teve uma época, décadas atrás, que eu questionava isso mas sobre filmes americanos sobre a Guerra do Vietnã, o quanto eu não aguentava mais assistir praticamente o mesmo filme de novo e de novo.
Zona de Interesse, o maior de todos, meio que prova que apesar de parecer que todas as histórias sobre a II Guerra já terem sido contadas no cinema, quando um diretor ousa a partir de um livro que ousou demais, as histórias parecem infinitas.
Não é exatamente o caso deste One Life, que é um filme bem tradicionalista, careta até, mas é sobre uma história incrível de um homem chamado Nicholas Winton, que trabalhava com mercado de capitais e que no início da guerra visitou a Tchecoslováquia e mudou sua vida e de muita gente ao seu redor para conseguir salvar crianças judias do holocausto nazista.
Quando jovem, à época dessa história, Winton é vivido pelo quase bom Alex Sharp mas o filme me surpreendeu contando a história de Winton já nos seus melhores dias quando é vivido pelo maior de todos, e aqui maior ainda, Anthony Hopkins.
A história dele durante a guerra, de ter salvo as crianças, ficou meio que perdida até que décadas depois ele resolve tirar o seu livro de registros da época da gaveta e mostrar pra algumas pessoas que se interessam por sua história e só o que eu digo é que hoje ele é conhecido como o Schindler inglês.
Como disse o filme é bem careta, contando duas histórias ao mesmo tempo, co flashbacks que quase se perdem mas que são salvos por uma edição bem boa. Mas o que me deixou apaixonado foi Anthony Hopkins vivendo um homem quase simplório, com uma das histórias mais lindas possíveis e que fisicamente parece que carregou o peso desse (quase) segredo sozinho nas costas.
Hopkins por muitas vezes me fez não lembrar que era ela quem eu assistia mas sim um idoso fofo que entraria para a história inglesa como uma das pessoas mais incríveis e abnegadas de todas.
NOTA: