Estou chocado porque ninguém falou de Colheita Sombria desde que o filme foi lançado.
Eu mesmo descobri por acaso e agora estou honrado em poder divulgar a palavra do mal.
O filme é somente dirigido pelo inglês David Slade, que amamos muito, o cara que dirigiu Menina Má, 30 Dias de Noite e um dos episódios mais legais de Black Mirror: Bandersnatch.
Aqui, Slade conta uma história de horror que se passa em uma cidadezinha do interior tosco americano nos anos 1960. Imagina Riverdale. Só que a parte dos pobres e desgramados de Riverdale.
Todo ano no dia das bruxas acontece a “corrida do Halloween”, onde os jovens meninos da cidade precisam matar uma criatura conhecida como Jack Dentes de Serra, um morto vivo desgraçado, antes que ele consiga entrar na igreja.
Quase que um sacrifício anual. Só que ao contrário.
Além desta corrida fazer um serviço de utilidade pública com a morte do monstro que se entrar na igreja tomará conta da cidade, os pais do menino herói/assassino ganham um cheque de 25 mil dólares (em 1962, olha o valor) e o jovem ganha um Corvette zerinho.
E o que todo vencedor do prêmio faz? Vai embora da cidade com seu carro novo e eventualmente manda um cartão postal para a família avisando onde está e que tudo vai bem.
O último herói matador de monstros foi Jim Sheppard, que hoje vive nas praias da Califórnia feliz da vida, como diz no postal que seu irmão Richie recebeu.
Richie é o típico bad boy da época, de perfecto de couro, calça justa, cabelo parafinado, bonito, com a namorada mais gata e o terror dos atletas da escola.
Richie vai fazer de tudo para matar o Dentes de Serra este ano, mesmo sendo proibido de participar da corrida porque seu irmão venceu ano passado.
Mas os dias que precedem o evento, e o Halloween em si, são muito tensos na cidadezinha inteira com os meninos se preparando, as famílias sonhando com o cheque do prêmio e o xerife escroto fazendo com que tudo funcione como se deve.
Tudo o que não vimos quando Jim, 1 anos atrás, matou o monstro, vamos ver de camarote em em close up porque Richie, o irmão mais novo, é o personagem mais interessante e mais inteligente da história toda.
Ver tudo em close vai ser o grande “problema” para nós espectadores porque o que aparece na nossa frente é algo que eu não esperava nem de longe.
E com a surpresa vem o susto e a esperteza toda do roteiro muito bem realizado pelo diretor Slade que mais uma vez nos entrega não só um filme de horror com um ritmo de uma ação regada a muita adrenalina sintética mas não deixando de lado, muito pelo contrário, da estética absurdamente linda do filme.
A fotografia de Colheita Sombria é linda e inteligente, ajudando muito a contar a história de uma tradição muito do mal na noite mais terrível do ano com adolescentes cheios de testosterona querendo matar e trucidar e o melhor, comer os doces que estão dentro do Dentes de Serra.
Um “filminho” perdido na Prime Video entrou para a lista dos meus preferidos de horror do ano.
Assista e me diz depois se não concorda comigo.
NOTA: 1/2