Chocado estou que Os Delinquentes, a tão adorada comédia dramática argentina, o filme que vai tentar uma vaga ao Oscar 2024, o filme que já começa a aparecer em listas de melhores do ano, é uma porcaria.
O filme começa com a história de Morán, um funcionário de um banco que resolve roubar 370 mil dólares, o valor que ele receberia se trabalhasse no mesmo cargo até se aposentar.
Em seu plano ele rouba, esconde o dinheiro, confessa o crime, fica preso no máximo 3 anos e meio quando sai por bom comportamento, recupera o dinheiro e vive feliz para sempre.
Só que pra isso acontecer, ele pede ajuda a Román, seu colega de trabalho, que precisa tomar conta do dinheiro enquanto Morán estiver na cadeia e quando ele sair, dividem o soldo.
Claro que no meio do caminho um monte acontece para os 2 amigos.
Morán, sofre um monte na cadeia. Ele achava que era só entrar, ficar quieto, esperar e sair. Tadinho. Aos poucos vai aprendendo e apanhando, ou melhor, apanhando pra aprender.
Já Román tenta manter a calma mesmo tendo uma bolada em sua casa.
No banco ele é suspeito de ter alguma coisa a ver com o crime porque no dia ele não vai trabalhar por causa de uma consulta médica que já estava agendada.
Depois ele vai visitar o amigo na cadeia e a auditora do banco fica sabendo, o que aumenta mais ainda sua desconfiança.
Enquanto isso Román conhece Norma, uma mulher que vive no meio do nada, perto de onde ele foi enterrar o dinheiro, e logo começa um romance com ela, mesmo sendo casado em Buenos Aires.
Ou por isso mesmo.
Morán, Ramon e Norma acabam entremeados por uma rede inesperada que eu achei que fosse fazer toda a diferença do filme mas parece que o diretor Rodrigo Moreno estava mais interessado em fazer piada com o nome NAMOR, já que ele dá um super close em uma revista em quadrinhos do super herói e quase todo mundo no filme tem o nome derivado do nome do rei do mar, inclusive a Morna e o Ramón. Engraçadinho, né.
Os Delinquentes é “vendido” como uma comédia de roubo, de assalto e eu fiquei esperando as reviravoltas engraçadas que poderiam e deveriam ter acontecido no filme.
Mas Os Delinquentes (sim, vou repetir o nome do filme) acaba não sendo nem engraçado e nem eletrizante, muito pelo contrário.
O filme até seria fofo, até seria uma comédia romântica, até seria uma comédia de erros mas não é nem aquilo e nem isso.
Além de tudo o filme tem mais de 3 horas de duração que não se justificam de maneira nenhuma.
Se não fosse pelo ótimo elenco, mesmo com uma direção mediana, o filme seria um desastre maior que é.
E dizer que não entendo como um filme desses é indicado a vaga do Oscar é bobagem porque nem por os heermanos se salvam da politicagem.
NOTA: