O cinema de horror espanhol tem servido muito nos últimos anos.
Viejos é mais um grande filme, com um roteiro surpreendente de uma história inesperada, dirigido com maestria pelo duo Raúl Cerezo e Fernando González Gómez.
O filme começa com o suicídio de uma senhora bem idosa, deixando o marido, que estava por perto, sem entender direito (será) o porquê de sua esposa ter se atirado da janela.
Quem entende. menos ainda o que aconteceu é Mario, o filho do casal e Naia, sua filha, que convivem de perto com os parentes mais velhos e sabem que seria impossível a avó/mãe se jogar da janela e se estraçalhar no chão.
Eles tomam uma providência imediata que é a de levar Manuel, o viúvo, para morar com eles e com Lena, com quem Mario se casou depois da morte da mãe de Naia.
Só que Manuel não está no seu normal.
Óbvio, ninguém esperava diferente já que sua esposa se matou praticamente na sua frente, a mulher com quem ele passou a vida inteira.
Só que as atitudes de Manuel são muito estranhas, mais do que o normal, mais do que a família esperaria, principalmente por dizer que Rosa, a esposa, vai voltar logo.
Para piorar, a cidade onde tudo se passa está tomada por uma onda de calor absurda, pior do que a que estamos passando, com temperaturas chegando aos 50 graus, que a gente não só vê nos letreiros que os diretores nos mostram em tela mas principalmente na roupa que Mario usa: suas camisas estão cada dia que passa com mais marcas de suor.
Mas pior que o calor são os “velhos” do prédio e das redondezas onde Mario e a família moram que começam a agir de forma muito estranha, quase que sincronizada.
Viejos, eu diria, é um Cocoon ao contrário, dos infernos.
Não exatamente, mas essa é uma imagem boa pra se ter ideia do filme.
Todas as possibilidades possíveis pelas quais o comportamento do viúvo Manuel poderia ter mudado tão drasticamente são discutidas em Viejos, mas nada nos prepara para o que o roteiro nos entrega.
Além do ar totalmente gótico, soturno, da fotografia brilhante com a câmera sempre nos mostrando o que acontece de formas a acentuar as tensões e os desesperos, o elenco do filme não poderia estar melhor dirigido com cada personagem em um nível de entrega necessária para que o horror tome conta da tela o tempo inteiro.
NOTA: 1/2