Eu juro que queria escrever páginas e mais páginas sobre essa obra prima que é O Túnel dos Pombos.
Mas vou me recolher a minha insignificância e dizer que este documentário, escrito e dirigido pelo maior de todos Errol Morris, sobre um dos maiores de todos, o escritor inglês conhecido como John Le Carré, de grandes obras de espionagem, Túnel dos Pombos é O filme obrigatório a ser visto na Mostra de SP.
Ou senão, você também pode assistir na AppleTV+.
Morris é o documentarista da alma, o cara que faz com que a gente conheça seus documentados por inteiro, por dentro e por fora, por cima e por baixo.
E no caso de David John Moore Cornwell, o escritor conhecido como John Le Carré, que nos deu tantos livros incríveis de onde saíram tantos filmes também incríveis, a gente entende vários porquês de sua obra, de sua genialidade.
A importância de Errol Morris é imensurável, tanto que ele vai ganhar um prêmio especial na Mostra deste ano.
Dizer, como alguns, que ele repensa o documentário é ser reducionista demais.
Ele reinventou o documentário, mostrando que nem sempre você precisa seguir as regras mais rígidas para conseguir criar. E que muitas vezes essa rigidez toda acaba cerceando tal criação.
Ele repensando a frase (túnel dos pombos”, que tem um significado específico para Le Carré e dizendo o que ele acha que na verdade significa na vida do escritor é de uma lindeza ímpar.
Morris já ganhou tudo quanto é prêmio possível, inclusive o Oscar e este O Túnel dos Pombos, de novo, imperdível, é a prova que o homem só melhora.
Só. Melhora.
NOTA: