A coisa mais legal de Dezesseis Facadas e só por isso eu espero que tenha uma continuação, foi ter visto a diva Julie Bowen lutando muito com um assassino mascarado.
Mas o filme é mais que isso e eu fiquei bem feliz, porque não estava botando muita fé.
Dezesseis Facadas é um slasher com os 2 pés na ficção científica e num humor bem peculiar.
O filme conta a história de que numa noite de Halloween, a mãe de Jamie (Kiernan Shipka, sempre ótima), é assassinada por um serial killer que reaparece na sua cidadezinha 35 anos depois dele ter feito uma rapa exatamente numa noite de Halloween.
A mãe de Jamie lá atrás se livrou mas ele deixou um bilhetinho dizendo “você não me escapa, não importa quando”. E lá veio o malvadão cumprir sua promessa anos depois.
O ponto de virada é que a melhor amiga de Jamie, Amelia, está construindo uma máquina do tempo (sim!) e Jamie finalmente consegue que a máquina funcione e ela volta os 35 anos para tentar parar o assassino lá atrás.
A inteligência do roteiro começa pelo flerte com vários gêneros e não para no flerte fazendo com que a gente acredite por vezes que o filme é uma paródia de horror, depois descobre que pode ser uma ficção científica de viagem no tempo, depois que pode ser um slasher desgraçado e por aí vai.
Além disso, a cereja do bolo é como a adolescente de 2023 fica chocada com o mundo dos anos 1980 onde seus pais eram adolescentes e onde os valores de hoje em dia, de sororidade a educação politicamente correta não existiam e nem passavam perto de serem considerados.
Muito engraçado Jamie se sentindo bem mal ao ter que usar termos canceladíssimos hoje em dia. E as citações dela no passado sobre o que ainda vai acontecer são hilárias.
A única coisa que não me pegou no filme foi a construção do serial killer: pra mim faltaram ideias boas e por isso eu não consegui me atrair pelo vilão.
Mas a direção do filme é meio que surpreendente.
Dezesseis Facadas tem cara de filme sem dinheiro nenhum feito pra tv ou pro VOD mas ao mesmo tempo tem uma finésse de filmes grandes, com uma decupagem muito boa e o melhor, com direção de elenco incrível.
A gente consegue distinguir todas as personagens do filme o tempo inteiro, tanto em 2023 quanto 35 anos antes.
Pedida ótima pro mês do Halloween, disponível na Prime Video.
NOTA: