Prorrogado para o dia 15 de outubro o prazo de submissão de trabalhos para o dossiê “Narrativas de IA: tendências da produção audiovisual”.
Esse dossiê busca reunir trabalhos que ampliem a compreensão sobre as implicações éticas, estéticas, produtivas e culturais da interseção entre a criatividade e narrativas de IA. São debatidas pesquisas e práticas que estão forjando novas fronteiras da comunicação e artes, com o uso potencial das imagens e narrativas de IA, em todas as áreas do audiovisual, sem distinção.
São convidados artigos que abordem uma ampla variedade de tópicos relacionados, incluindo, mas não se limitando a quatro eixos temáticos de interesse:
- Ética e Autoria: Questões relacionadas ao uso ético da IA nos processos de criação; direitos autorais e a redefinição da noção de autor e autoria; o impacto da IA no campo da comunicação e jornalismo; sustentabilidade ambiental, representatividade e diversidade na produção audiovisual na era da IA;
- Criação de filmes e séries com IA: Investigações sobre as capacidades narrativas, estéticas e criativas do cinema, televisão, jogos e música com IA; novas funções na produção audiovisual; plataformas de criação artística com IA; desenvolvimento de ferramentas de criação; aplicação de recursos de IA na curadoria de eventos; o futuro da indústria cinematográfica.
- Criatividade não-humana: novos formatos e aplicativos para a criação artística; colaboração homem-máquina na realização de obras experimentais; IA em artes e tecnologia: agência transmídia; modelos conceituais e abordagens metodológicos sobre a interação entre humanos e IA; tecnologias de linguagem e comunidades criativas; projetos alternativos e de código aberto para IA;
- IA & plataformas de entretenimento: desafios para os produtores de conteúdo multiplataformas; plataformização da cultura – modelos de negócio, audiência e experiência do usuário; sistemas de recomendação e personalização de conteúdo; experiências imersivas e realidades estendidas – IA gerativa em mídias interativas.
Os trabalhos podem ser baseados em pesquisa teórica, estudos de caso ou práticas profissionais, reflexões sobre autoria e criatividade em narrativas geradas por algoritmos, contribuindo para a compreensão desse campo em constante evolução.
A submissão deve ser realizada pelo website da revista. O texto tem que estar nos idiomas português, espanhol ou inglês, em formato DOC, conter no mínimo 07 páginas (próximo de 2.500 palavras), e no máximo 25 páginas (aproximadamente 11.300 palavras). A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor (NBR 06023). Mais informações e template da revista: http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/about/submissions
É dada a preferência à publicação de trabalhos em que pelo menos um dos autores seja doutorando ou tenha titulação mínima de doutor. Além de aceitar trabalhos relacionados à temática da chamada, o periódico também recebe artigos acadêmicos em fluxo contínuo, que abordem outros assuntos ligados à área da comunicação e do audiovisual, assim como ensaios, entrevistas e resenhas de livros publicados recentemente no Brasil e no exterior.
Sobre a Revista GEMInIS
Revista GEMInIS foi criada em 2010, quando o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som da UFSCar, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo, completava seu terceiro ano de criação. A revista é online, gratuita e com periodicidade quadrimensal. Ela tem como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da convergência midiática e da produção audiovisual nas multiplaformas transmidiáticas. A publicação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, e possui a classificação Qualis B1 pela Capes. Website: www.revistageminis.ufscar.br.