Lembra lá atrás quando eu falei que o filme japonês Além dos 2 Minutos Infinitos era maravilhoso e que eu queria muito ver o que o diretor Junta Yamaguchi nos daria depois?
River, Rio, é a nova lindeza do diretor japonês que gosta só um pouquinho de brincar com o tempo e principalmente com o seu espectador.
Desta vez o filme se passa em uma pousada muito lindinha e fofa em Kibune, no interior de Kyoto, no comecinho de um inverninho.
Tudo tranquilo, poucos hóspedes, o povo da cozinha dando conta de tudo, o povo de serviço também, um cozinheiro pede para dr um cochilo antes do próximo turno, a gerente gente boa e Mikoto, parada ao lado do riozinho que corre no fundo da pousada é chamada para dentro.
Ela junto com seus companheiros começam a arrumar uma das salas onde sentem que já fizeram isso, no maior e mais vívido deja-vu possível.
Que dura 2 minutos.
E depois disso vemos de novo Mikoto ao lado do riozinho sendo chamada de novo para dentro.
E 2 minutos depois lá estará de Mikoto. Só que desta vez já com a consciência de que as coisas estão realmente se repetindo.
Ela descobre, conta para quem está por perto e de turminha eles vão até os hóspedes avisar que o tempo está se repetindo a cada 2 minutos, quando vemos que as pessoas não perceberam direito e achavam que o deja-vu seria eterno.
A gente já viu filmes de deja-vu, de repetição, mas geralmente as pessoas demoram muito tempo para perceberem ou aceitarem que estão em um loop temporal.
Aqui não.
Eles não só sabem que estão nesse looping como se lembram do que aconteceu em todos os 2 minutos passados.
Mas se eles acham que essa consciência prévia vai ajudá-los a resolver o problema e fazer com que tudo volte ao normal, acho que eles estão um pouco enganados.
River é divertido, com um senso de humor bem peculiar e bem inteligente, fazendo dessa ficção científica a prova de que o diretor Yamaguchi não era um cara esperto que deu certo com seu brilhante filme anterior de loop temporal em 2 minutos também hehehe
Desta vez Yamaguchi nos brinda com mais uma ideia incrível: todas as sequência de 2 minutos acontecem em plano-sequência, quando não há corte e a câmera acompanha tudo de uma vez.
Mais um filme pra lista de desejos de quando aparecer em algum streaming sim ou com certeza?
NOTA: 1/2