Lembra de Face/Off, filme de 1997 com o Nic Cage e o Travolta, dirigido pelo Mestre John Woo?
Se não, assista porque é a maravilhosa e fofa história de um policial que troca de rosto com um bandido desgraçado para conseguir se infiltrar na organização do mal e descobrir tudo lá de dentro já que nada funciona pelos meios usuais.
Sim, os caras fazem uma cirurgia plástica bizarra e trocam o rosto do Cage pelo do Travolta e a tonelada de merda é jogada delicadamente no ventilador.
Décadas depois o diretor coreano Kim Jae-hoon teve uma ideia tão boa quanto a de Face/Off só que mais radical em um filme violentaço e que vai explodir desgraçadamente o seu cérebro.
Em Devils, ao invés de fazer uma cirurgia plástica demorada e tal, um policial consegue, não se sabe como (ou se sabe?), trocar de corpo com o serial killer pedófilo mais desgraçado da história recente do cinema oriental.
Esse serial killer faz parte de uma turminha de 4 fiosdasputas desgraçados que matam, torturam, desmembram, fazem o diabo a quatro com crianças e ainda filmam e postam esses snuffs criando o caos pelo país.
O roteiro escrito pelo diretor Kim Jae-hoon é uma das coisas mais legais que vi ultimamente onde sem nenhuma pirotecnia de reviravolta nem nada parecido, me deixou totalmente perdidinho sem entender o que estava acontecendo além da porradaria e da crueldade do filme.
Eu fiquei totalmente absorto com a ideia da troca de corpos e de como as personagens iriam se comportar com essa ideia tão mirabolante. Mas principalmente de como o diretor explicaria suas ideias e seus “truques” para ter nos dado um filme tão fascinante quanto repugnante, tão violento quanto esperançoso.
Sim, esperançoso, juro.
NOTA: 1/2