Acordei hoje com um resfriado do cão, tá bem difícil escrever mas não posso deixar de postar, afinal aqui é #1filmepordia.
Ontem a noite assisti na HBOMax o documentário incrível The Stroll – As Trabalhadoras da Rua 14, sobre as trabalhadoras do sexo de uma região do Meatpacking District em Ny até os anos 1980/90.
O bairro era cheio de galpões onde se negociavam carne e além disso tinha por lá clubes e boates de sexo e as trans e travestis que faziam a rua 24 horas por dia.
A maravilha deste filme é que ele é dirigido pela Kristen Lovell que lá atrás foi uma dessas trabalhadoras do sexo.
E com toda sua história jogada na nossa cara, com todo seu conhecimento e importância entre as mulheres que hoje estão vivas, ela conseguiu criar um filme único, poderoso e importantíssimo sobre como tão poucas sobreviveram.
As histórias são entrecortadas por reportagens de como a direita foi elegendo prefeitos na cidade e como eles “limparam” as ruas de NY chegando naquele canto que todo mundo tinha medo de ir onde hoje em dia é um bairro totalmente gentrificado.
Kristen Lovell mostra muita gente que se aproveitava daquela situação insalubre como por exemplo Ru Paul, que foi pra lá fazer uns vídeos no início dos anos 90 pagando de prostituta quando na verdade não era.
O filme acaba sendo uma grande homenagem àquelas que vieram antes, algo muito importante na história LGBT, para mostrar o quanto e em quem devemos nos apoiar, com quem devemos aprender e a quem devemos homenagear.
NOTA: