O pintor holandês Vermeer virou mesmo popstar nestes últimos tempos.
O cara pintou 37 quadros que estão espalhados por museus pelo mundo, 1 está em coleção particular e 1 foi roubado e está sumido.
O Rijksmuseum em Amsterdam fez a maior exposição de Vermeer, tentando mostrar todos os quadros disponíveis.
E quase conseguiram.
Close To Vermeer é um documentário que acompanha muito de perto a criação, produção e abertura desta exposição onde a gente aprende mais um pouco sobre o mestre holandês e aprende um pouco como funciona, além de outras coisas, pedir emprestado um quadro de um museu.
O mais legal é que eu aprendi a amar o Vermeer por outro documentário que vi sobre um quadro dele que estavam tentando confirmar como sendo do pintor.
E aqui neste Close To Vermeer eu descobri uns detalhes mais incríveis ainda de alguns de seus quadros, detalhes esses que são pontos fortes para provar a genialidade do holandês, quando nos mostram como ele pintava tecidos, como ele usava verde nas sombras de suas mulheres, o que mais ninguém fazia, como ele lidava com entrada de luz nas suas telas e muito mais.
Acompanhar os bastidores de uma exposição gigantesca como essas é incrível e como eu disse, entender como um quadro é emprestado e o que o museu que empresta pode ganhar em troca em um papo, é muito legal.
NOTA: